domingo, 17 de março de 2013

Amar ao próximo: Sensibilidade

Bom dia, quase boa tarde!!!

Hoje quero tratar de um assunto que tem me incomodado bastante esse últimos dias... Como o próprio título da postagem já diz, falarei sobre a sensibilidade, que infelizmente nos falta nessas últimas décadas.

Tenho observado que até entre nós - os ditos "crentes" -, ao seguir os passos de Jesus, nos tornamos insensíveis ao longo da caminhada. Sim! Infelizmente acontece o contrário... Em vez de estendermos à mão a uma pessoa que está passando por momentos difíceis, o ignoramos. Quando vemos um irmão saindo do caminho, o criticamos a ponto de colaborar pela derrocada dele. Dissemos que tudo isso não passa de meninice e de birra. Não tratamos de agir como verdadeiros cristãos que somos: amar ao próximo como a nós mesmos! Já pensou se fosse você nesse lugar? O que você desejaria ter nesse momento??? Solidão ou companhias para te ajudar na caminhada? Você se classificaria como uma criança birrenta, pedindo por socorro, ou ficaria na sua, morrendo por dentro?

Na desculpa de que nos falta tempo para cultivar um relacionamento (amizade, namoro, família, etc) ou de que não temos dado abertura para pessoas que tentam interagir conosco, perdemos amizades e afetos. Ao deixarmos de dar atenção a alguém que precise de nosso carinho e companhia, deixamos de ser o suporte e ombro amigo. Não temos mais paciência de escutar o lamento das pessoas! Falamos palavras duras que machucam e ferem como uma facada para a morte.

Não quero dizer com isso que deixemos de falar a verdade para quem precisa escutá-la... A verdade é curadora e liberta a mais prisioneira das almas!!! Jamais a verdade machuca, ela é um alento pra quem está em momentos complicados da vida. E se somos seguidores de Cristo, a verdade é a nossa prioridade de vivência diária.

Quando ansiamos estar à frente de qualquer função na igreja (seja um porteiro, líder de jovens, pastor, missionário, etc), precisamos carregar conosco, como um dos fundamentos prioritários, a sensibilidade. Sem ela, como podemos exercer e praticar o que professamos ser: seguidores de Cristo???

Jesus, quando veio ao mundo, foi extremamente sensível ao sofrimento do povo naquela época, principalmente aos mais desfavoráveis. Ele também enxergou pessoas da alta sociedade, que tinha posses, mas eram vazias em sua essência. Cristo foi próximo às pessoas que precisavam do alento dele, serviu sem ser servido!!!

Que nessa tarde (já é mais de meio dia!) venhamos repensar como temos agido com o nosso próximo. Será que estamos sendo verdadeiros cristãos? Ou estamos aí só de fachada? Servimos esperando ser servidos posteriormente, ou estamos verdadeiramente servindo sem ser servido? Claro que é muito bom ser recompensado ao servir, mas lembremos que Jesus não teve esse privilégio... Ele serviu a vida toda à humaninda, e poucos o tem servido!!!

Ser sensível não é ser bobo... Dar um oi, perguntar como está, procurar saber detalhes de como foi o dia da pessoa é ser acessível, é abrir uma porta pra um relacionamento basado em Cristo! Sei que não é fácil ser assim, até porque nossa natureza, mesmo ao sermos regenerados em Jesus, é pecaminosa. Mas a vida cristã é essa mesma: tentar ser o que outrora não fomos e somos!!! É lutar contra essa natureza má que tenta nos tirar do foco, mas que não conseguirá. Existirão pessoas que não gostarão muito das suas iniciativas e até te chamarão de ingênuas, antipáticas e chatas... Mas depois veremos que as barreiras serão quebradas, e aquela pessoa que não ia com sua cara, te respeitará e te amará, assim como você a amou!!!

Sejamos luz nesse mundo de insensibilidade!
Sejamos sempre sensíveis!
Sejamos cristãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário