quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Meditando no livro de Salmos - Parte 5

Bom dia!!! Aqui estou eu de volta no blog... Graças ao bom Deus estou bem atarefada, mas sentindo falta de escrever por aqui. Mas, continuando meu estudo específico sobre o livro de Salmos, esse salmo que irei comentar hoje me chamou bastante atenção pelos momentos em que já passei e passo (e acredito que muitos de vocês já passaram ou estão passando), em que usamos palavras semelhantes à de Davi.

O Salmo 22 é repleto de perguntas e questionamentos que Davi fez diante de Deus. Davi vivia um momento em que tinha a impressão que Deus não ouvia seu clamor e, por isso, se sentia abandonado e desolado.

“Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro? Meu Deus, durante o dia eu te chamo, mas tu não respondes. Eu te chamo de noite, mas não consigo descansar” (v. 1,2)

Ao mesmo tempo que Davi questiona a Deus, também começa a adorá-lo pelo que fez ao seus antepassados e pela sua glória e domínio sobre a Terra:

“Tu, porém, és santo e, sentado no Teu trono, recebes os louvores do povo de Israel. Os nossos antepassados puseram a sua confiança em ti; eles confiaram em ti, e tu os salvaste. Eles te pediram ajuda e escaparam do perigo; confiaram em ti e não ficaram desiludidos.” (v. 3-5)

Nos versículos seguintes, Davi se humilha na presença de Deus, reconhecendo sua pequenez diante daquilo que está tentando alcançar diante do Todo-Poderoso. Os inimigos se manifestam para tentar derrubar a esperança e a fé de Davi, lançando perguntas do qual poderia levá-lo a duvidar do poder de Deus:

“Eu não sou mais que um ser humano, sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam. Todos os que me veem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça. Eles dizem: ‘Você confiou em Deus, o Senhor, então porque ele não o salva? Se ele gosta de você, porque não o ajuda?’”(v. 6-8)

Então Davi novamente clama ao Senhor, pedindo socorro e amparo em seus braços de amor e justiça:

“Não te afastes de mim, pois o sofrimento está perto, e não há ninguém para me ajudar. (...) Já não tenho mais forças; sou como água derramada no chão (...)” (v. 11, 14a)

E, fechando o Salmo 22, novamente Davi glorifica e exalta ao Senhor pelos seus feitos:

“Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei, dizendo: ‘Louvem a Deus, o Senhor, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adorem ao Senhor! (...) Na reunião de todo o povo, ó Senhor, eu te louvarei pelo que tens feito. (...)’” (v. 22, 24, 25a)

Sabemos que o contexto que Davi vivia é totalmente diferente do que vivemos hoje. Mas as batalhas a serem vencidas no dia-a-dia são várias: ter mais comunhão com Deus, ver sua família alcançada pela palavra do Senhor, crescer em seu local de trabalho ou/e estudo, conseguir um companheiro(a) para compartilhar sua vida e formar uma família, etc.

Nós, como cristãos que somos, devemos apresentar sempre nossos desejos e anseios diante de Deus. Sempre vai aparecer as costumeiras barreiras no meio da nossa caminhada aqui na Terra, mas devemos apresentar nosso clamor, assim como Davi fez, diante daquele que faz do impossível, possível. É muito fácil para as pessoas dizerem que não vai acontecer algo em nossas vidas porque as circunstâncias estão desfavoráveis e não há outra saída senão desistir. Somos tendenciosos a desanimar, mas não devemos nos abater... Confiar em Deus é a melhor solução pra quebrar barreiras e vencermos batalhas.

Graças a Deus, tenho sido muito abençoada... Mas ainda há muitas barreiras a serem quebradas na minha vida!!! Eu só confio naquele que fará por mim o que eu não consigo fazer... E você???