segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Revolução divina - A canção de Maria

Boa noite!!!

Em meio às novas tecnologias que tomam conta do nosso cotidiano, muitas vezes perdemos o hábito de ler bons livros, principalmente a Bíblia. Semana trassada comprei 2 livros para retomar minhas leituras...
Uns dos livros em que estou lendo fala sobre histórias de mulheres na Bíblia que foram mães tardiamente, líderes políticas e religiosas em suas épocas, etc; mas que dependiam única e exclusivamente da vontade de Deus pra suas vidas. Um dos trechos esse livro que me chamou bastante atenção hoje foi a parte da história de Maria, mãe de Jesus Cristo, que se chama "Revolução divina - A canção de Maria" (págs. 47, 48):

É bem provável que a história mais conhecida de toda a Bíblia seja a história do primeiro Natal, no Novo Testamento. A história do nascimento de Jesus numa estrebaria - com direito a animais, manjedoura, pastores (de ovelhas) e anjos - nos dias de hoje é encarado com certa visão romântica ou sentimental demais. Na nossa realidade, sentados no conforto do nosso lar, de onde podemos desfrutar da nossa prosperidade, mal podemos imaginar as reais circunstâncias do nascimento de Jesus, naquele tempo, especialmente pensando nos pais daquele menino. Por isso, o evangelista Lucas relaciona o acontecimento do nascimento de Jesus não com a cena "romântica" do presépio, mas com sua firme mensagem politica: com essa criança, Deus inicia a sua revolução divina. As relações de poder da humanidade são colocadas de cabeça para baixo e isso não tem nenhuma conotação romântica!  E é Maria, a mãe do Salvador recém-nascido, quem pronuncia essa mensagem política, por meio de sua canção que se tornou célebre: o "Magnificat" (assim chamado por causa da primeira palavra da sua tradução para o latim). A própria Maria, como mulher - e ainda mais grávida e solteira - pertence ao grupo dos fracos, mas ela é a primeira a compreender que, com essa criança, Deus se coloca totalmente ao lado dos fracos e oprimidos, proporcionando-lhes a sua justiça. A revolução divina traz consigo a justiça - sem fazer uso de força dou de armas. (Lucas 1: 46-55)
"Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos irão me chamar de mulher abençoada,
porque o Deus poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos como todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que tem fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou ao povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre."