domingo, 25 de março de 2012

Sonhar (por Diego Gonzaga)

Boa tarde!!!

Em mais uma edição extraordinária do blog "Pensando em..." (2o post do dia!), quero compartilhar com meus leitores um pequeno texto. Com a autorização devida do autor do mesmo - Diego Gonzaga -, ele expressou de maneira simples os sentimentos em que o "sonhar" causa em nossas vidas. Vejamos o texto (com algumas alterações):

Sonhar é bom, faz bem...
Contudo, às vezes, é doloroso
quando as asas começam a crescer.
Quando abrimos as asas pra voar
começamos a nos distanciar
daquele que era o nosso porto seguro,
o aconchego do velho ninho
e até mesmo da velha rotina...

Quando a realidade do sonho vem à tona
percebemos que passa a ser platônica
a realidade almejada
(de ter os amigos sempre próximos,
familiares bem presentes)
quando acordados, as peças
que se encaixavam em sonho,
se desmantelam e, como se cheias de vida,
se poem onde podem nos incomodar
e causar desconforto...

Começamos então a ver distantes
os "amigos próximos".
As pessoas amadas,
como que desaparecem num horizonte distante
levadas pela certeza de seus sonhos... 
E seguem também
em desencontros, frustrações
e também em vitórias e alegrias.

Porém de lá longe,
bem do horizonte distante
de onde nem podemos ver,
também podemos ter a certeza
de que assim como qualquer um de nós,
"eles" também se poem a sonhar em um reencontro
e na volta aos bons momentos 
do velho aconchego!!!

Viver é bom, dói
mas a gente também aprende...
e muito!!!

Ao ler esse texto, lembrei de uma canção muito linda do poeta e cantor Sérgio Lopes que fala exatamente dos sonhos... Então, fechando esse post, com vocês, a música "Sonhos":


Motivação

Bom dia...

Hoje acordei com essa palavra martelando na cabeça: MOTIVAÇÃO. E resolvi tratar um pouco sobre isso... Vamos ao costumeiro significado da palavra, segundo o dicionário Aurélio:

s.f. Ato ou efeito de motivar. &151; Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento, tal como expresso na frase "todo comportamento é motivado".

O que nos motiva a viver, amar e tomar atitudes boas e/ou ruins perante a sociedade (falo do conjunto de pessoas que convivemos)??? E vou ainda mais além... O que nos motiva a viver por Cristo??? Por quê estamos naquele determinado lugar??? Pra conquistar alguém, só por oba-oba ou por um compromisso sério com Deus???

Nessa postagem não irei colocar minha vida como exemplo, mas tenho pensado muito a respeito disso... Se minhas escolhas são realmente para honrar e glorificar ao Senhor... Se elas tem mudado minha vida, tem melhorado meu caráter como cristã e me tem feito uma pessoas mais amável com meu próximo (família, amigos, etc)... Se as pessoas que escolhi pra conviver estão me trazendo maturidade (em todos os sentidos) e me fazendo a pessoa mais amada do mundo... Enfim, aparece aí os famosos "ses" da vida!!! E eles, muitas vezes, me tiram do sério... rs

Temos tantas motivações: de mudar de um lugar pra outro, de fazer o melhor que podemos ser em determinada área (seja por vocação e/ou dom), de amar sem ser amado (falo de maneira abrangente: quando amamos nossos inimigos e/ou quando não somos correspondidos em determinadas expectativas), de alcançar objetivos impossíveis aos nossos olhos, etc e tals. Mas será de dentro dessas motivações habita a vontade de Deus??? Deixamos o Senhor, com seu Santo Espírito, estar à frente de nossas motivações??? Ele (Deus) tem sido a motivação de nossas vidas??? São tantas perguntas a serem respondidas... Mas não há melhor resposta que a Bíblia:

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2 : 20)

Procuremos deixar o Senhor ser o centro de nossas motivações... Ameniza a dor, cura as feridas, restaura e realiza sonhos, e traz de volta a alegria e a pureza de servimos a Deus com todo nosso corpo, alma e espírito!!!