quinta-feira, 28 de março de 2013

Sobre namoro e princípios bíblicos para garotas (postado no Facebook e modificado)

O que chamamos hoje de "namoro" é nada mais e nada menos de que um relacionamento mais próximo com o sexo oposto, um vínculo maior com alguém que você estime mais no seu círculo social. Antigamente isso era chamado de "fazer a corte", "cortejar". Até as expressões "namoro" e "paquera" ficaram ultrapassadas nos últimos anos. Agora o que tá na moda é o "ficar" e o "pegar". O namoro banalizou-se, e agora é tratado literalmente com um pré-matrimônio e o morar juntos, vivendo como um casal.

Sabemos bem que a palavra "namoro" não está na Bíblia, e nem a própria Bíblia fala sobre tal tema, mas existe uma outra palavra que se relaciona com "namoro": "compromisso". Na realidade, a expressão mais correta a ser utilizada por nós, cristãos, é "compromisso". Há vários exemplos na Bíblia de pessoas comprometidas com outras antes mesmo de se casarem. Uns tinham pouco conhecimento da pessoa com quem iria casar, outros conheciam por relatos de parentes. Exemplos: Isaque e Rebeca, Rute e Boaz, Maria (mãe de Jesus) e José, etc.

É evidente que nos tempos atuais a situação é bem diferente dos tempos em que foi escrita a Bíblia, mas os princípios de Deus nunca mudam, pois é o melhor pras nossas vidas. Também é claro que hoje temos maior liberdade para escolher com quem vamos ter um relacionamento. Mas essa liberdade tem desnorteado, e muitas vezes tirado, o vigor da adolescência e da juventude de muitas garotas. Perdem a melhor fase de suas vidas se preocupando se irão ter alguém ou vão ficar "pra titia". Em vez de produzirmos algo para o Reino, estão se iludindo com algo passageiro e perdendo o foco de tudo o que nos rodeia. Namorar é muito bom, desde que seja com um rapaz que as respeitem, as valorizem e não não exijam que mudem. E isso tem que ser recíproco!!! Tudo acontecerá naturalmente, sem forçar a barra e no tempo certo.

Não tornem isso um martírio pra suas vidas. Há tanta coisa pra ser vivida além disso! Vivam para a glória de Deus, fazendo o Seu querer. Na hora certa, irá aparecer um cara bacana, que queria um compromisso sério. Não se atirem no primeiro que aparecer... Se valorizem! Orem muito antes de tudo!!! Namoro não é diversão, até porque vocês não pretendem brincar com os sentimentos dos rapazes (eles também tem coração e sentimentos, saibam disso!), e nem eles fazerem o mesmo com vocês... Se está querendo namorar, é porque quer casar!!! Se preparem para essa fase da vida, mas não deixem de viver por causa de um relacionamento... Ter um namorado não é só pra ficar de bitoca e carícias (olha o comportamento! rs), é pra ser o pacote completo: amigo, confidente, conselheiro, irmão, companheiro. E que vocês, garotas, sejam também amigas, confidentes, conselheiras, irmãs, companheiras!!!

O amor tudo...

Bom dia;

Esse trecho da Bíblia conhecido tem me chamado bastante atenção, vindo à minha mente constantemente nessas 2 útimas semanas:

"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." - 1 Coríntios 13:7

E me vem à cabeça: quando amamos ao próximo, adquirimos muitas qualidades que outrora não faziam parte de nossas vidas: paciência, mansidão, tolerância, etc. Esse trecho é muito usado em músicas românticas, mas ele é totalmente aplicável em nosso cotidiano:
 
Como sofremos ao ver um parente doente;
Como cremos em que nossas famílias sejam mais unidas e respeitosas;
Como esperamos em Deus que o impossível se realize ou um milagre aconteça;
Como suportamos pessoas para ter uma melhor convivência e produzir paz.
 
Vemos também esse versíclo totalmente aplicável na vida de Jesus Cristo:
 
Ele sofreu por nós na cruz, para perdão de nossos pecados;
Ele creu no propósito de Seu Pai para a humanidade, e se entregou pela mesma;
Ele esperou que o povo judeu o reconhecesse como Rei, mas a resposta maios veio dos "gentios". E Ele espera que nós o reconheçamos como nosso Senhor e Salvador;
Ele suportou todo o sofrimento da cruz por amor a todos os homens da Terra.
 
Já no âmbito amoroso, a questão do sofrer, crer, esperar e suportar está ligado à perseverar e lutar por algo que você acredita sentir que realmente está amando alguém. Muitos dizem que o que produz sofrimento é a paixão; mas, e como fica esse trecho da Bíblia, que afirma que o amor "tudo sofre"? O "sofrer" de uma pessoa apaixonada é um sofrer que deixa marcas e feridas profundas e cria um coração rancoroso e revoltado. O "sofrer" de uma pessoa que está amando traz crescimento e amadurecimento, criando uma esperança de que um dia tudo vai dar certo.
 
Ai vem o "crer". Crer que Deus tem uma pessoa especial preparada para nós. Não, não é um princípe encantado e nem uma bonequinha de porcelana!!! É uma pessoa falha, cheia de manias e defeitos, mas que você irá sentir um amor especial a ponto de planejar uma convivência harmoniosa com ela em um futuro próximo. Crer que um dia você ganhará o coração dele(a) por sua atenticidade e amor próprio. Do crer, vem a espera... Esperar pelo tempo de Deus para nossas vidas, o tempo em que desapegamos de nossas famílias para formar uma nova família. Tempo de espera que pode ser muito rápido ou pode ser de muitos anos. Suportando assim as adversidades que podem ocorrer ao longo dessa espera, mas que não deixará seu amor próprio abalado, mas que te tratá prudência, crescimento e amadurecimento.

Enfim, vemos que um trecho minúsculo da Bíblia pode nos proporcionar ua visão bem ampliada do que vem a ser o amor e suas vertentes. Meu desejo nessa manhã é que venhamos ter a visão de que podemos passar por momentos díficeis, mas sabendo que o amor pode nos dar uma leveza e aliviar o peso na hora da dor. Quando amamos, tudo sofremos, tudo cremos, tudo esperamos e tudo suportamos!!!