terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Gordura: eis a questão!!!

Boa noite!!!

Aqui estou em mais uma postagem... E o tema que quero desenvolver tem influenciado toda uma geração de mulheres acima do peso, mas que tentam ser (e são!) felizes e realizadas por sua inteligência, e não por seu corpo. Recomendo que os homens também prestem bem atenção a essa postagem, pois isso também deve interessar a vocês. Dentro do que irei falar, também irei expor algumas experiências que passei e passo por estar acima do peso. E pasmem... vai ter Bíblia aqui, ok?!

Então... antes de mais nada, quero contar algo que passei recentemente. Estava eu em uma determinada igreja, com um grupo de amigos. Ao terminar a programação dos jovens, uma pessoa chega a mim, olha pra mim e uma amiga, e pergunta se sou "mãe" dela... minha amiga nem deu atenção ao que a pessoa falou, mas eu fiquei um pouco chocada. Aí respondi com outra pergunta: - Não, não sou... Mas porque você acha que sou mãe dela??? Respondeu a pessoa: - Porque você é gordinha!!! Senti a pancada, mas respirei fundo pra não ser rude e grosseira. Outra situação que passei, um pouco antes dessa, foi mais constrangedora: uma pessoa chega a mim, depois de uma Escola Bíblica Dominical, e pergunta o porquê de estar acima do peso. Exponho minha situação... e depois disso, ela me disse: - Posso te dar um conselho? Pare de comer!!! Não coma a noite... Homens não gostam de mulheres gordas... Elas transmitem desleixo e falta de cuidado!!! Também fiz como na situação anterior: segurei a língua pra não ser grosseira e ofender a pessoa.

Ao ver o comentário que está exposto no Facebook - o caso de preconceito a uma garota acima do peso em um determinado evento da minha cidade por um "babaca" que se classifica como homem -, me veio a necessidade de comentar sobre moças acima do peso que, infelizmente, sofrem represálias até dentro de suas igrejas (congregações). Seria bom ter mais exemplos além do meu, pra ser mais abrangente a minha postagem, mas acho que o que passei serve também pra ajudar garotas a superarem suas inseguranças e medos.

Mas voltando às minhas experiências, lembro que quando eu tinha o corpinho de uma boneca, era muito paquerada... Sim, eu ERA!!! E não tenho temores e vergonha em falar disso... Quando tive uma série de problemas que me fizeram engordar, foram desaparecendo do mapa. Só queriam minha amizade, nada mais... Não que seja ruim ser amiga, mas e porquê não ser namorada??? Infelizmente existe uma certa padronização em relação ao biotipo que os rapazes almejam em relação às moças: esbeltas, loiras, cabelo liso e rostinho de boneca. Também não quero generalizar... mas que culpa tenho eu e mais um grupo grande de garotas que sejam acima do peso, morenas, cabelo cacheado (ou pichain) e rostos mais comuns??? Será que toda nossa geração só se liga nisso??? Aparência acima de tudo??? Claro que sempre devemos andar apresentáveis, cheirosas e arrumadas (isso vale pra o garotos também)... Mas, e a conversa, o cortejo, a ganhar o interesse e o amor da pessoa paquerada???

Retornando ao tema principal, por muito tempo fiquei nesse conflito. Pensei (e ainda penso, mas com menos frequência... lutando com a minha insegurança!!!) que o problema era comigo, que eu afastava os rapazes  em que me aproximava (o que não acontecia quando fiz o Ensino Médio, onde meu círculo de amizade era composto por 90% de rapazes!!!)... Falo quando a amizade se transformava em interesse (gostar além da amizade). E sempre a questão "aparência" aparecia, principalmente relacionado ao meu peso... Meus leitores, não saí do foco no tema e nem transformei a postagem em "o querido diário de Cibele"... mas tudo isso faz parte de todo um universo de preconceitos e barreiras que, nós, garotas, enfrentamos dentro ou fora de nossas igrejas e círculos de amizade. Muitas garotas inteligentíssimas, que estudam muito, se cuidam e tem estabilidade em sua vida, são sozinhas (mesmo rodeada de amigos e amigas)... Só porque são gordas!!!

E acharam que eu terminaria a postagem sem alguns versículos bíblicos??? Claro que não!!! Como já tenho afirmado aqui, a Bíblia (pra quem crer realmente em Deus) é meu manual, meu guia e é a palavra de Deus... E como estou falando de aparência - o fato de ser gorda -, porque não lembrar quando Deus escolheu Davi como o novo rei de Israel, e não a Eliabe e seus irmãos???

"Porém disse o Senhor a Samuel: não atentes para a sua aparência, nem para sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."
I Samuel 16:7

Tem também outros versículos no Novo Testamento que falam sobre aparência, que vocês poderão fazer a leitura em casa: I Coríntios 7: 31 e Gálatas 2: 6,7.

Se você só se ligar nisso, e esquecer do que realmente é pra ser feito - amar a Deus acima de tudo e o próximo como a si mesmo -, então precisa rever seu conceito de seguidor de Cristo. Falo agora de maneira abrangente... de não discriminarmos uma pessoa, seja homem ou mulher - só porque está acima do peso. Claro que sempre devemos nos cuidar, mas só em não colocar as pessoas acima do peso mais pra baixo e controlar sua língua para que não se transforme em serpente venenosa, já está ajudando a fazer essas pessoas mais felizes e confiantes!!! Jesus nunca falou que os gordos não são merecedores de respeito e que não irão morar no céu... então, porque vamos fazer justamente o contrário??? Saúde é fundamental, mas estar em paz com Deus e nosso semelhante é também muito bom!!! Pensem nisso com muito carinho...

Abraços a todos e até a próxima postagem!!!