sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Construir

Bom dia!!!

Hoje falarei de uma palavra que tem feito parte da minha vida esses últimos dias: CONSTRUIR.

"Construir" me faz lembrar o que Jesus falou a nós em uma parábola (ilustração) em Mateus 7.24-27:

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. 

Ao longo da vida construímos relacionamentos, carreiras, famílias, patrimônios. Uns de maneira sadia, outros por meios tortuosos, mas constroem. Se observarmos, tudo o que temos na vida foi fruto de algo construído anteriormente. Umas construções permanecem, outras desmoronam, e não entendemos o porquê.

Não é diferente com a comunhão com Deus. Quando reconhecemos que Cristo é nosso Senhor e Salvador, estamos começando a construir um relacionamento com quem morreu na cruz por nossos pecados. Se não construímos um relacionamento sadio com Cristo, estamos fadados ao fracasso. A frase "Se somos fracos em nossa comunhão com Deus, somos fracos em tudo!" (via Facebook) expressa o que foi dito anteriormente.

Se, por esforço próprio, não procurarmos edificar nossas vidas em Cristo, ou seja, edificar sobre a rocha, estaremos sujeitos a uma vida cheia de incertezas, inseguranças e medos. Não falo de ser sempre vitorioso, mas de adquirir forças para estar em comunhão com o Senhor e com o próximo, exercendo os princípios do amor, descrito em I Coríntios 13:

AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 

Usamos os versículos desse livro para falar mais do amor eros (homem + mulher). Mas lembremos que isso é só uma fatia do que realmente é o amor!!!

Enfim, tudo o que fazemos na vida é preciso uma base sólida para que seja construído. Se nossa base for Cristo Jesus, com certeza tudo o que venhamos a construir vai nos trazer a certeza de que Deus está no controle de tudo. Sabemos o que nos mantém em comunhão... O que falta pra mantém essa comunhão??? Isso vai depender exclusivamente de nós!!!

Mas, aí você me diz: "Já tentei construir algo, e nunca deu certo... O que faço?" Entregue nas mãos de Deus!!! Claro que Ele não vai te dar nada de graça, você tem que lutar por isso. Deus no dá os meios para lutar, só precisamos sair da zona de conforto e batalhar!

Enquanto isso, descansemos no Senhor (não é ser preguiçoso!), e entreguemos nossos segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, nas Suas mãos. Ele nos orientará e abrirá nossos olhos pra muito além do que  sonhamos ou planejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário