sábado, 17 de março de 2012

Insônia

Boa noite, quase bom dia... rs

Sabe aqueles dias em que você demora a pegar no sono... São dias em que está com a cabeça cheia de preocupações e temores ou porque realmente não consegue dormir cedo!!! Você procura o que fazer dentro de casa: assistir TV, acessar a net, ler, procurar algo pra comer... Mas já parou pra pensar que poderia utilizar esse tempo de insônia pra estar mais pertinho de Deus??? Não que possamos buscar a Deus só na madrugada, como diz uma música erroneamente: "A fila é menor, de madrugada, irmão, a fila é menor...". Como a fila pode ser menor, se nosso Pai deseja que o busquemos a toda hora de nossas vidas??? E se é madrugada no Brasil, já é dia na Espanha e quase noite na China!!!

O que quero dizer é que, quando se está sem sono, é um momento de fragilidade do ser humano... Um momento em que se avalia melhor o que fez durante o dia; em que se checa se estamos bem com Deus, com a família e com as pessoas que convivemos; o que pode melhorar ou "deixar como está" na vida... É o momento em que, como cristão e ser humano dependente de Deus que é, podemos ser bem mais francos e diretos com Ele, sem meias palavras e indiretas. A madrugada é solitária... E solidão pode ser bastante cruel pra quem não tem estrutura pra suportá-la!!! É nessa hora que se reconhece a soberania de Deus sobre tudo em nós (tentei não usar o "nós" na postagem, mas como faço parte dessa estatística, acabei indo no automático mesmo!!! rs)...

Lembro-me que, há 11 anos atrás, quando ficava com insônia, pegava minha Bíblia Anotada e lia até sentir sono. Tinha a cia de uma ou duas belas laranjas para comer enquanto lia... A Bíblia tem as manchas de laranja até hoje pra comprovar. Mas lembro também que eram momentos em que me sentia mais aberta pra conversar com Deus, em que ninguém me exigia ser crente... Era só eu e meu Pai, em uma comunhão plena!!! E passaram-se muitos anos depois, e relembro desses momentos com uma saudade imensa... Hoje tanta coisa tem sugado nosso tempo com Deus, que nem quando estamos com dificuldades para dormir, procuramos outros meios de sanar esse distúrbio biológico, que não a Palavra do Senhor.

Minhas madrugadas foram substituídas por elaborar provas, planejar aulas, estudar (professor também tem que estudar - e muito - e se atualizar...), jogar no notebook ou ficar navegando no Facebook... Leio a Bíblia, mas não com a mesma frequência que lia antes. Passava de 2 a 3 horas direito me alimentando da Palavra de Deus, e hoje nem passo 15 min!!! Acredito que isso também aconteça com meus leitores... o problema é que demoramos a admitir o que tá acontecendo com nossa vida espiritual, e dificilmente conseguimos mudar algo em nossa vida se não reconhecemos nossas faltas.

Desde que criei esse blog, as postagens em que escrevo - geralmente de madrugada, sem sono ou atarefada com obrigações do trabalho - tem me ajudado muito. Cada um tem sua maneira de aliviar suas agonias, anseios e correrias da vida. A minha é escrever sobre temas em que sei que irei ajudar quem está passando por algo semelhante... não esquecendo do meu guia absoluto: a Bíblia Sagrada. Produzo bem mais na madrugada, mas preciso resgatar minha sede de ler mais a Bíblia... Ela nos dá uma força incrível pra enfrentar nossos medos e inseguranças e aumenta nossa confiança Naquele que nos deu a vida!!!

Então... se tá com insônia, vai orar e ler a Bíblia!!! Isso também serve pra mim... rs É tão bom sentir Deus pertinho da gente... Ele alivia nossas tensões, nos dá novas esperanças e renova o que estava quase morto e enterrado em nossos corações. Pode até deixar o Face conectado ou sua TV ligada (e não... é até melhor pra nos concentrarmos na leitura e na oração!), mas procuremos ter uma intimidade maior com nosso Pai... Assim nos livramos de tudo o que nos faz mal e nos guardamos das armadilhas do coração e do mal!!! Amém?!

E pra encerrar a postagem, nada melhor que um versículo da Bíblia:

"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." - Isaías 55,6

Um comentário:

  1. Lindo texto para reflexão. Para lembrarmo-nos que sempre é hora para o encontro com nosso Senhor seja dia ou noite. Tenho tido noites sem sono e tenho buscado Deus em cada noite dessas com muito mais forças e muitas vezes não tenho certeza se da maneira correta. Só sei que sinto a presença Dele ao meu lado e isso basta.

    ResponderExcluir