segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gentileza

Boa madrugada!!!

Tô de volta ao meu velho e querido blog... E com mais um tema para pensar e analisar. Dessa vez, quero falar sobre um tema que tá em falta em nosso meio social (convivência): a GENTILEZA. Como ela está tão rara esses últimos tempos, hein?! Gosto muito de uma frase que sempre aparece em algum mural de amigos do Facebook (e até tem uma página no face só sobre isso): "Gentileza gera Gentileza". Mas, será que ela é realmente praticada no nosso cotidiano? Mas antes de chegar nas indagações, quero compartilhar com vocês como cheguei até esse tema. Olhem essa imagem:


De primeiro, iria falar sobre "a língua e suas proezas", mas aí pensei em pegar mais leve e falar de "gentileza". A gentileza tem uma conexão muito grande com o modo de falar (a língua em ação). E como minha linha de raciocínio será em relação a trato com pessoas de diferentes personalidades, então a palavra "gentileza" se encaixou direitinho ao que pretendo falar. Calma, gente, parei de tagarelar!!! Indo direto ao ponto: porque é tão difícil ser gentil??? Porque é tão sofrido dizer "obrigado", "com licença", "bom dia/tarde/noite", "por favor"??? Mais difícil ainda é escutar um elogio sem malícia, sem segundas (e terceiras, quartas, quintas...) intenções...

A Bíblia (sim, a palavra de Deus!!!) retrata que, quem é gentil, está agradando a Deus. Não o "gentio" relacionado aos "dominadores" do povo de Israel em tempos de guerra e exílio (o livro de Salmos está cheio de referências sobre os "gentios" como inimigos do povo de Israel), mas do "gentil" como as atitudes de uma pessoa sem malícias. Vejam esse versículo que fala a respeito de Davi, quando na escolha de Deus à sua pessoa como sucessor de Saul no trono de Israel:

"Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele."
I Samuel 16:18 

Davi era uma pessoa agradável, "prudente em palavras, e de gentil presença"!!! O futuro rei de Israel era uma pessoa altamente polida no quesito "língua abrandada"... Se não fosse, como ele conseguiria governar um reino tão grande? E ainda mais... Como iria governar sua própria família??? E porque essa mesma gentileza não é válida pra os dias de hoje???

Acredito eu que ser "gentil" também implica em perdoar e saber pedir perdão, em refrear a língua pra não dizer uma palavra que venha machucar o próximo, em deixar Deus dominar e purificar nossa natureza humana e pecaminosa. "Ser gentil" é agradar Àquele que foi tão gentil e misericordioso conosco, a ponto de dar seu filho Jesus para remissão de nossos pecados. Dominar a mente de pensamentos maldosos e a língua de indiretas e venenosas palavras não é tarefa fácil!!! Mas se fizermos o básico (vigiar, orar e ler a Bíblia), estaremos mais fortes para lutar contra tudo isso... Faça da gentileza seu referencial de caráter cristão, e com certeza seremos segundo o coração de Deus!!!

Um comentário:

  1. Gostei! Parabéns!
    e por Gentileza....continue escrevendo!!! rsrsrssr
    Raquel

    ResponderExcluir