segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entre a fé e a razão

Boa tarde!!!

A postagem de hoje é sobre dois temas que nos seguem sempre em nossa caminhada cristã: Fé e Razão. Antes de mais nada, vamos as definições dos mesmos segundo o dicionário Aurélio:

- s.f. Confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro.

RAZÃO - s.f. Mente ou uma função usada para pensar. Faculdade que permite o processo para se chegar a uma decisão ou conclusão, o raciocínio.

A pessoa que sabe controlar suas emoções e impulsos é tratada como racional. E muitas vezes a fé é tratado como um momento de fragilidade emocional, de impotência em realizar algo. Não tem como falar de fé e razão, sem falar da emoção. Essas são observações rotineiras que são feitas a respeito da fé, razão e emoção...

Algumas referências sobre fé:

"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." (Mateus 17 : 20)

"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Romanos 1 : 17)

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (I João 5 : 4)

A razão tratada na Bíblia é totalmente diferente de como a tratamos no cotidiano. Usamos a razão pra agir friamente, sufocar sentimentos e para justificar os medos e temores. Já a fé, a tratamos com algo totalmente emocional, carregado de impulsos e desejos, e não é isso!!! Todos nós precisamos aprender a usar, tanto a fé como a razão, de maneira correta...

Sabemos que sem fé, é impossível agradar a Deus. Quem tem uma vida de leitura diária da Bíblia e sempre busca estar mais perto Dele em oração e consagração, tem 100% de chances de exercer sua fé corretamente, e certamente sua racionalidade estará voltada para fazer o que agrada ao Senhor, e não o que agrada seu ego (muitas vezes doentio). Claro que devemos sempre apresentar a Deus os desejos do nosso coração, mas é bem mais interessante submeter nossos sonhos e projetos de vida à vontade de Deus!!!

Lembro de um slogan de uma agência missionária (ABU-Teresina): "Fé que pensa, razão que crê". Se deixamos nossa racionalidade ser dominada por temores, medos e inseguranças, nossa fé será doentia e cheia de pessimismos. Agora, se nossa racionalidade está baseada em Deus, a fé suplantará tudo o que achamos impossível aos nossos olhos, e o Senhor nos surpreenderá com seus feitos em nossas vidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário