sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ser como criança

Vivemos em um mundo cercado de maldades, mentiras e falsidades. Mundo esse em que se vive de enganos e traições. Pessoas que, para crescerem na vida, prejudicam o próximo e finge ser "amigo" para tirar vantagens. Seres que não se toleram e afirmam "suas verdades" sem ao menos compreender o semelhante e se colocar no lugar dele. Humanos adultos corruptíveis que esquecem que um dia já foram crianças. Crianças sem malícias, sem todo o "sistema" cobrando delas a serem pessoas gananciosas, avarentas, que amam tudo o que é mal e que esquecem de Deus.

Ao imaginar como seria essa postagem, relembrei de dois versículos da Bíblia em que Jesus fala o seguinte:

  • "... e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças de modo algum entrareis no Reino do céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus." - Mateus 18:3-4.
Por que será que Jesus afirmou isso? Por que as crianças tem mais probabilidade de estar junto a Ele no Reino dos céus? Descobriremos isso agora...

Ao ler a postagem do pastor Émerson Garcia Dutra em seu blog*, ele destaca algumas qualidades que uma criança possui (mesmo tendo nascido em pecado), e que perdemos ao longo do tempo: humildade, perdão, alegria e pureza. Quando um adulto possui todas essas qualidades, é tachado de "bobão", "ingênuo", "idiota", dentre outros adjetivos. E aí vai-se tudo... Seu mundo desaba por conta de pessoas ditas "normais", que destroem o que tem de mais precioso: seu caráter. Se torna uma pessoa altamente desconfiada, com o coração duro, deprimida e cheia de maldades. Não é à toa que existam pessoas com baixa estima, depressivas e com tantas doenças psicológicas. E pra resgatar cada uma dessas qualidades, é um longo processo dolorido e árduo.

Para que agradar um mundo em que exige de você ser alguém que não agrada a Deus? Sim... Quem agrada ao mundo, não agrada a Deus! E quem agrada a Deus não agrada o mundo. Não falo de religiosidade, falo de sermos o que Ele nos ordena ser. Do que Jesus foi conosco, e que precisamos ser como Ele. O livre arbítrio existe, mas não será mais sensato agradar a quem nos criou e nos deu o fôlego de vida???

Não é aceitar tudo o que nos dizem (há amigos e "amigos"), é avaliar tudo o que absorvemos no cotidiano e ver o que te edifica e o que te destrói. Não é se fazer de bobo, mas readquirir a pureza uma vez foi perdida por vários motivos. É saber se posicionar quando solicitado a isso. É usar palavas brandas para que não venha a machucar o próximo, sem esquecer que você é um ser que tem opinião e de pode concordar ou discordar. É não ter medo de ser o que é, mas procurar sempre ter um coração limpo e puro diante de Deus e do próximo, mesmo que a maldade venha querer atrapalhar.

Usando uma referência de outro blog, com a postagem "Voltar a ser criança" (de Antonio de Andrade)**, achei esse seguinte trecho:
  • "O planeta Terra precisa urgentemente de seres humanos novos que renovem suas características saudáveis que estão esquecidas lá na época de suas infâncias. É preciso que cada adulto, eu e você inclusive, faça um esforço para voltar a enxergar o mundo, e as pessoas em especial, com os olhos naturais, sem barreiras e com curiosidade, das crianças, resgatando lá do passado, aquelas características naturais, aprendendo de novo a ser "gente de qualidade", como as crianças são, convivendo com genuíno calor humano. Essa mudança para uma vida como ser humano mais feliz e natural irá depender da ação real de cada um."
Precisamos urgentemente ser com criança, ir na contramão do sistema, ser com Deus quer que sejamos... Ele sempre sabe o que é melhor pra nós!!!

Ao terminar essa postagem, peçamos a Deus que trabalhe em nosso caráter diariamente, pois sempre estaremos sendo bombardeados a sermos seres inseguros e maliciosos. Se for pra nos decepcionar, que sejam por motivos nobres... O Senhor permite que várias situações aconteçam em nossas vidas para que não venhamos perder a criança que precisa existir em nós.

*http://www.iprb.org.br/artigos/textos/art151_199/art182.htm
**http://www.editora-opcao.com.br/ada31.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário