segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gentileza

Boa madrugada!!!

Tô de volta ao meu velho e querido blog... E com mais um tema para pensar e analisar. Dessa vez, quero falar sobre um tema que tá em falta em nosso meio social (convivência): a GENTILEZA. Como ela está tão rara esses últimos tempos, hein?! Gosto muito de uma frase que sempre aparece em algum mural de amigos do Facebook (e até tem uma página no face só sobre isso): "Gentileza gera Gentileza". Mas, será que ela é realmente praticada no nosso cotidiano? Mas antes de chegar nas indagações, quero compartilhar com vocês como cheguei até esse tema. Olhem essa imagem:


De primeiro, iria falar sobre "a língua e suas proezas", mas aí pensei em pegar mais leve e falar de "gentileza". A gentileza tem uma conexão muito grande com o modo de falar (a língua em ação). E como minha linha de raciocínio será em relação a trato com pessoas de diferentes personalidades, então a palavra "gentileza" se encaixou direitinho ao que pretendo falar. Calma, gente, parei de tagarelar!!! Indo direto ao ponto: porque é tão difícil ser gentil??? Porque é tão sofrido dizer "obrigado", "com licença", "bom dia/tarde/noite", "por favor"??? Mais difícil ainda é escutar um elogio sem malícia, sem segundas (e terceiras, quartas, quintas...) intenções...

A Bíblia (sim, a palavra de Deus!!!) retrata que, quem é gentil, está agradando a Deus. Não o "gentio" relacionado aos "dominadores" do povo de Israel em tempos de guerra e exílio (o livro de Salmos está cheio de referências sobre os "gentios" como inimigos do povo de Israel), mas do "gentil" como as atitudes de uma pessoa sem malícias. Vejam esse versículo que fala a respeito de Davi, quando na escolha de Deus à sua pessoa como sucessor de Saul no trono de Israel:

"Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele."
I Samuel 16:18 

Davi era uma pessoa agradável, "prudente em palavras, e de gentil presença"!!! O futuro rei de Israel era uma pessoa altamente polida no quesito "língua abrandada"... Se não fosse, como ele conseguiria governar um reino tão grande? E ainda mais... Como iria governar sua própria família??? E porque essa mesma gentileza não é válida pra os dias de hoje???

Acredito eu que ser "gentil" também implica em perdoar e saber pedir perdão, em refrear a língua pra não dizer uma palavra que venha machucar o próximo, em deixar Deus dominar e purificar nossa natureza humana e pecaminosa. "Ser gentil" é agradar Àquele que foi tão gentil e misericordioso conosco, a ponto de dar seu filho Jesus para remissão de nossos pecados. Dominar a mente de pensamentos maldosos e a língua de indiretas e venenosas palavras não é tarefa fácil!!! Mas se fizermos o básico (vigiar, orar e ler a Bíblia), estaremos mais fortes para lutar contra tudo isso... Faça da gentileza seu referencial de caráter cristão, e com certeza seremos segundo o coração de Deus!!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

MPC Teresina - Escola da Vida na U.E. Didácio Silva

Boa tarde!!! \o/


Antes de começar essa postagem, queria que dessem uma olhada na foto acima... Ela resume uma semana cheia de correrias, suor, sacrifício, renuncia; para que víssemos a alegria estampada nos rostos desses adolescentes e jovens!!!

A sensação de dever cumprido e de satisfação para nós - que estávamos envolvidos diretamente com a Escola da Vida - é imensa... A responsabilidade da equipe da MPC Teresina em dar assistência aos alunos, de levar até eles palestras com temas (muitas vezes polêmicos) que fazem parte do cotidiano deles e de arrancar (a palavra é essa mesmo!) um sorriso sincero dentro daqueles corações cheios de dilemas e conflitos do dia-a-dia, é muito grande!!!

Também é uma grande responsabilidade para mim, como uma das voluntárias da MPC Teresina, em relatar o que aconteceu com a gente durante essa semana. Não sei quais mudanças aconteceram com meus colegas e amigos voluntários, mas posso dizer que comigo aconteceram várias mudanças boas e que vou levar pra o resto da vida... Minha alegria em servir ao próximo é muito grande, que até hoje sinto um renovo muito grande em meu ser!!! Esqueci até que tinha problemas e lutas, só para estar ali servindo a Deus e àqueles seres humanos em formação que precisavam ter um contato conosoco.

Minhas palavras são de gratidão a Deus... Sem Ele em nossas vidas, não seríamos e nem estaríamos fazendo esse trabalho tão lindo em prol de nossos adolescentes e jovens que precisam conhecer a amor de Deus!!! E que venha mais uma Escola da Vida para estarmos novamente juntos trabalhando para o Senhor... ;-)

Agora, pra fechar a postagem de hoje, umas palavrinhas sobre a EDV por Diego Malta:

Um coração agradecido

Eu queria ter feito esse agradecimento ainda na sexta-feira, mas como não foi possível. Estou fazendo hoje. Na última semana estivemos todas as manhãs acordando bem cedo, carregando cadeiras, montando equipamentos, recepcionando com um sorriso no rosto pela felicidade em estar investindo nosso tempo na missão de levar as boas novas para os alunos do Didácio Silva. E no último dia dizer, “Ufa, conseguimos! Até aqui nos ajudou o Senhor”. Com um coração agradecido eu fiquei pensando, como conseguir forças para realizar tudo isso se não fosse o Senhor. Fiquei agradecido pela confiança do Chefe Lucas (valeu “mesti"), pelo investimento de nossos mantenedores, pela oração das mães do Desperta Débora, pelo total apoio do Pr. Isaias (IB Ressurreição) que sem aquelas cadeiras tudo ficaria muito difícil, Agradecido a Deus pela permissão da diretoria da U.E Didácio Silva que permitiu que estivéssemos ali durante uma semana. Agradecido a turma que me ajudou no pré - EDV (Estevão e Samantha), que fizeram as vistas comigo e produziram o material. Ao Charles que tem colocado sua vida em tempo integral para estar perto desses estudantes, e que nos levou até essa escola. Ai vem o agradecimento todo especial para nossa equipe, e que equipe! Vocês foram especiais demais, pela disponibilidade e carinho que tiveram em se colocar como instrumentos nas mãos de Deus. Muiiiiiiiiiiito obrigado! Foi emocionante ver o olhar atendo dos alunos, as lágrimas, os depoimentos, os abraços, os momentos em que eles só queriam estar perto da nossa equipe.

Tenho um coração pela vida de todos. 
Diego Malta – Coordenador do Escola da Vida – MPC Teresina 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Para Cibele - por Aurélio Ferry

Boa noite!!!

Tava em casa dando uma arrumada em uns papéis antigos, e encontrei uma poesia feita pra mim por meu amigo de muitos anos, Aurélio Ferry. Ele fez essa poesia quando estávamos no pré-vestibular, e guardo até hoje com muito carinho essa demonstração de amizade sincera. Deus é tão lindo, que nos reencontramos no mesmo curso (só que em períodos diferentes), quando paguei uma matéria que eu devia na turma do 5o período (que era a turma dele). Compartilho com meus leitores essa linda poesia:


Para Cibele

Toca toca violão,
Lata velha que mania,
Sinto falta de seu pão.
Saia fora minha filha,
Que lá vem o avião!

Quanto mais a bem dizer,
Posso linda encenar,
Se minha vida é dizer,
Bora-bora alto lá.
Quanto mais eu escrever,
Nunca mais eu vou parar!

Choca choca a galinha,
Seu ovinho no verão,
Nasce mais uma pequenina,
Que ilumina o coração
Da minha vida inha inha,
Cibele linda de montão!

Porto Velho Araújo,
Senta lá e me escuta,
Conversando com marujo,
Veja só que maravilha,
Nada mais vou dizer.

Veja só o caramujo,
Que rasteja lento lento,
Conquistando o mar e o mundo,
Mas só Cibele pode ver.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entre a fé e a razão

Boa tarde!!!

A postagem de hoje é sobre dois temas que nos seguem sempre em nossa caminhada cristã: Fé e Razão. Antes de mais nada, vamos as definições dos mesmos segundo o dicionário Aurélio:

- s.f. Confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro.

RAZÃO - s.f. Mente ou uma função usada para pensar. Faculdade que permite o processo para se chegar a uma decisão ou conclusão, o raciocínio.

A pessoa que sabe controlar suas emoções e impulsos é tratada como racional. E muitas vezes a fé é tratado como um momento de fragilidade emocional, de impotência em realizar algo. Não tem como falar de fé e razão, sem falar da emoção. Essas são observações rotineiras que são feitas a respeito da fé, razão e emoção...

Algumas referências sobre fé:

"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." (Mateus 17 : 20)

"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Romanos 1 : 17)

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (I João 5 : 4)

A razão tratada na Bíblia é totalmente diferente de como a tratamos no cotidiano. Usamos a razão pra agir friamente, sufocar sentimentos e para justificar os medos e temores. Já a fé, a tratamos com algo totalmente emocional, carregado de impulsos e desejos, e não é isso!!! Todos nós precisamos aprender a usar, tanto a fé como a razão, de maneira correta...

Sabemos que sem fé, é impossível agradar a Deus. Quem tem uma vida de leitura diária da Bíblia e sempre busca estar mais perto Dele em oração e consagração, tem 100% de chances de exercer sua fé corretamente, e certamente sua racionalidade estará voltada para fazer o que agrada ao Senhor, e não o que agrada seu ego (muitas vezes doentio). Claro que devemos sempre apresentar a Deus os desejos do nosso coração, mas é bem mais interessante submeter nossos sonhos e projetos de vida à vontade de Deus!!!

Lembro de um slogan de uma agência missionária (ABU-Teresina): "Fé que pensa, razão que crê". Se deixamos nossa racionalidade ser dominada por temores, medos e inseguranças, nossa fé será doentia e cheia de pessimismos. Agora, se nossa racionalidade está baseada em Deus, a fé suplantará tudo o que achamos impossível aos nossos olhos, e o Senhor nos surpreenderá com seus feitos em nossas vidas!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

FELICIDADE

Boa tarde, meus leitores!!!

A postagem de hoje vai ser bem diferente. Como já disse em uma ou duas postagens anteriores, de vez em quando vem aquela inspiração pra escrever alguma coisa, ainda mais quando se tem no DNA da família um avô e um pai poetas!!! Eu não domino muito as métricas da poesia, mas consigo me expressar melhor escrevendo do que falando... Então, sem mais rodeios, irei tentar descrever em versos, o que é a felicidade pra mim.

Felicidade...
Essa palavra tão bela
que contagia a todos
e que é bem procurada
por todos os cantos da Terra

Ela é tão preciosa
que temos a leve ilusão
que só a encontramos
em gestos nobres
ou declarações de amor

Mas o que é mais nobre
do que gestos simples, mas sinceros
em declarações disfarçadas,
mas sem malícias?
Falamos tanto de amor
Que esquecemos dos outros amores
Mas, o que a felicidade
tem a ver com os amores?
Tudo a ver!!!

Amor de pai, mãe, irmãos, amigos...
O que somos nós sem eles???
Eu não sei dizer... Porque sem amigos,
família e amor (pra quem tem!!!)
não saberia dizer o que seria felicidade

Claro que nem todos tem
a totalidade desses amores
Mas também sabem o que é felicidade
Porque amam intensamente
A cada pessoa de sua vida
Como uma pérola preciosa

E quem nos dá força pra vencer
as maldades e as crueldades existentes
nesse mundo tão perverso???
Quem nos dá equilíbrio
para dominar as emoções e os sentimentos
destrutivos e vingativos???
Essa resposta você vai dar pra si mesmo
Porque a minha eu sei
desde que me entendo por gente...

Minha felicidade está em ver
o bem vencer o mal
a bondade destruir a maldade
a simplicidade prevalecer sobre a arrogância
o humilde dar exemplo de vida ao orgulhoso

De sermos um, mas respeitando as diferenças
De saber perdoar e pedir perdão
De amar sem esperar ser amado
(isso não é platonismo!)
De ajudar sem esperar nada em troca
Dos que deixam a pureza se sobrepor
às malícias do coração

Essa sim é a minha real felicidade!!!

Cibele Cristina

domingo, 25 de março de 2012

Sonhar (por Diego Gonzaga)

Boa tarde!!!

Em mais uma edição extraordinária do blog "Pensando em..." (2o post do dia!), quero compartilhar com meus leitores um pequeno texto. Com a autorização devida do autor do mesmo - Diego Gonzaga -, ele expressou de maneira simples os sentimentos em que o "sonhar" causa em nossas vidas. Vejamos o texto (com algumas alterações):

Sonhar é bom, faz bem...
Contudo, às vezes, é doloroso
quando as asas começam a crescer.
Quando abrimos as asas pra voar
começamos a nos distanciar
daquele que era o nosso porto seguro,
o aconchego do velho ninho
e até mesmo da velha rotina...

Quando a realidade do sonho vem à tona
percebemos que passa a ser platônica
a realidade almejada
(de ter os amigos sempre próximos,
familiares bem presentes)
quando acordados, as peças
que se encaixavam em sonho,
se desmantelam e, como se cheias de vida,
se poem onde podem nos incomodar
e causar desconforto...

Começamos então a ver distantes
os "amigos próximos".
As pessoas amadas,
como que desaparecem num horizonte distante
levadas pela certeza de seus sonhos... 
E seguem também
em desencontros, frustrações
e também em vitórias e alegrias.

Porém de lá longe,
bem do horizonte distante
de onde nem podemos ver,
também podemos ter a certeza
de que assim como qualquer um de nós,
"eles" também se poem a sonhar em um reencontro
e na volta aos bons momentos 
do velho aconchego!!!

Viver é bom, dói
mas a gente também aprende...
e muito!!!

Ao ler esse texto, lembrei de uma canção muito linda do poeta e cantor Sérgio Lopes que fala exatamente dos sonhos... Então, fechando esse post, com vocês, a música "Sonhos":


Motivação

Bom dia...

Hoje acordei com essa palavra martelando na cabeça: MOTIVAÇÃO. E resolvi tratar um pouco sobre isso... Vamos ao costumeiro significado da palavra, segundo o dicionário Aurélio:

s.f. Ato ou efeito de motivar. &151; Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento, tal como expresso na frase "todo comportamento é motivado".

O que nos motiva a viver, amar e tomar atitudes boas e/ou ruins perante a sociedade (falo do conjunto de pessoas que convivemos)??? E vou ainda mais além... O que nos motiva a viver por Cristo??? Por quê estamos naquele determinado lugar??? Pra conquistar alguém, só por oba-oba ou por um compromisso sério com Deus???

Nessa postagem não irei colocar minha vida como exemplo, mas tenho pensado muito a respeito disso... Se minhas escolhas são realmente para honrar e glorificar ao Senhor... Se elas tem mudado minha vida, tem melhorado meu caráter como cristã e me tem feito uma pessoas mais amável com meu próximo (família, amigos, etc)... Se as pessoas que escolhi pra conviver estão me trazendo maturidade (em todos os sentidos) e me fazendo a pessoa mais amada do mundo... Enfim, aparece aí os famosos "ses" da vida!!! E eles, muitas vezes, me tiram do sério... rs

Temos tantas motivações: de mudar de um lugar pra outro, de fazer o melhor que podemos ser em determinada área (seja por vocação e/ou dom), de amar sem ser amado (falo de maneira abrangente: quando amamos nossos inimigos e/ou quando não somos correspondidos em determinadas expectativas), de alcançar objetivos impossíveis aos nossos olhos, etc e tals. Mas será de dentro dessas motivações habita a vontade de Deus??? Deixamos o Senhor, com seu Santo Espírito, estar à frente de nossas motivações??? Ele (Deus) tem sido a motivação de nossas vidas??? São tantas perguntas a serem respondidas... Mas não há melhor resposta que a Bíblia:

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2 : 20)

Procuremos deixar o Senhor ser o centro de nossas motivações... Ameniza a dor, cura as feridas, restaura e realiza sonhos, e traz de volta a alegria e a pureza de servimos a Deus com todo nosso corpo, alma e espírito!!!