terça-feira, 10 de abril de 2012

Para Cibele - por Aurélio Ferry

Boa noite!!!

Tava em casa dando uma arrumada em uns papéis antigos, e encontrei uma poesia feita pra mim por meu amigo de muitos anos, Aurélio Ferry. Ele fez essa poesia quando estávamos no pré-vestibular, e guardo até hoje com muito carinho essa demonstração de amizade sincera. Deus é tão lindo, que nos reencontramos no mesmo curso (só que em períodos diferentes), quando paguei uma matéria que eu devia na turma do 5o período (que era a turma dele). Compartilho com meus leitores essa linda poesia:


Para Cibele

Toca toca violão,
Lata velha que mania,
Sinto falta de seu pão.
Saia fora minha filha,
Que lá vem o avião!

Quanto mais a bem dizer,
Posso linda encenar,
Se minha vida é dizer,
Bora-bora alto lá.
Quanto mais eu escrever,
Nunca mais eu vou parar!

Choca choca a galinha,
Seu ovinho no verão,
Nasce mais uma pequenina,
Que ilumina o coração
Da minha vida inha inha,
Cibele linda de montão!

Porto Velho Araújo,
Senta lá e me escuta,
Conversando com marujo,
Veja só que maravilha,
Nada mais vou dizer.

Veja só o caramujo,
Que rasteja lento lento,
Conquistando o mar e o mundo,
Mas só Cibele pode ver.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entre a fé e a razão

Boa tarde!!!

A postagem de hoje é sobre dois temas que nos seguem sempre em nossa caminhada cristã: Fé e Razão. Antes de mais nada, vamos as definições dos mesmos segundo o dicionário Aurélio:

- s.f. Confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro.

RAZÃO - s.f. Mente ou uma função usada para pensar. Faculdade que permite o processo para se chegar a uma decisão ou conclusão, o raciocínio.

A pessoa que sabe controlar suas emoções e impulsos é tratada como racional. E muitas vezes a fé é tratado como um momento de fragilidade emocional, de impotência em realizar algo. Não tem como falar de fé e razão, sem falar da emoção. Essas são observações rotineiras que são feitas a respeito da fé, razão e emoção...

Algumas referências sobre fé:

"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." (Mateus 17 : 20)

"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Romanos 1 : 17)

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (I João 5 : 4)

A razão tratada na Bíblia é totalmente diferente de como a tratamos no cotidiano. Usamos a razão pra agir friamente, sufocar sentimentos e para justificar os medos e temores. Já a fé, a tratamos com algo totalmente emocional, carregado de impulsos e desejos, e não é isso!!! Todos nós precisamos aprender a usar, tanto a fé como a razão, de maneira correta...

Sabemos que sem fé, é impossível agradar a Deus. Quem tem uma vida de leitura diária da Bíblia e sempre busca estar mais perto Dele em oração e consagração, tem 100% de chances de exercer sua fé corretamente, e certamente sua racionalidade estará voltada para fazer o que agrada ao Senhor, e não o que agrada seu ego (muitas vezes doentio). Claro que devemos sempre apresentar a Deus os desejos do nosso coração, mas é bem mais interessante submeter nossos sonhos e projetos de vida à vontade de Deus!!!

Lembro de um slogan de uma agência missionária (ABU-Teresina): "Fé que pensa, razão que crê". Se deixamos nossa racionalidade ser dominada por temores, medos e inseguranças, nossa fé será doentia e cheia de pessimismos. Agora, se nossa racionalidade está baseada em Deus, a fé suplantará tudo o que achamos impossível aos nossos olhos, e o Senhor nos surpreenderá com seus feitos em nossas vidas!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

FELICIDADE

Boa tarde, meus leitores!!!

A postagem de hoje vai ser bem diferente. Como já disse em uma ou duas postagens anteriores, de vez em quando vem aquela inspiração pra escrever alguma coisa, ainda mais quando se tem no DNA da família um avô e um pai poetas!!! Eu não domino muito as métricas da poesia, mas consigo me expressar melhor escrevendo do que falando... Então, sem mais rodeios, irei tentar descrever em versos, o que é a felicidade pra mim.

Felicidade...
Essa palavra tão bela
que contagia a todos
e que é bem procurada
por todos os cantos da Terra

Ela é tão preciosa
que temos a leve ilusão
que só a encontramos
em gestos nobres
ou declarações de amor

Mas o que é mais nobre
do que gestos simples, mas sinceros
em declarações disfarçadas,
mas sem malícias?
Falamos tanto de amor
Que esquecemos dos outros amores
Mas, o que a felicidade
tem a ver com os amores?
Tudo a ver!!!

Amor de pai, mãe, irmãos, amigos...
O que somos nós sem eles???
Eu não sei dizer... Porque sem amigos,
família e amor (pra quem tem!!!)
não saberia dizer o que seria felicidade

Claro que nem todos tem
a totalidade desses amores
Mas também sabem o que é felicidade
Porque amam intensamente
A cada pessoa de sua vida
Como uma pérola preciosa

E quem nos dá força pra vencer
as maldades e as crueldades existentes
nesse mundo tão perverso???
Quem nos dá equilíbrio
para dominar as emoções e os sentimentos
destrutivos e vingativos???
Essa resposta você vai dar pra si mesmo
Porque a minha eu sei
desde que me entendo por gente...

Minha felicidade está em ver
o bem vencer o mal
a bondade destruir a maldade
a simplicidade prevalecer sobre a arrogância
o humilde dar exemplo de vida ao orgulhoso

De sermos um, mas respeitando as diferenças
De saber perdoar e pedir perdão
De amar sem esperar ser amado
(isso não é platonismo!)
De ajudar sem esperar nada em troca
Dos que deixam a pureza se sobrepor
às malícias do coração

Essa sim é a minha real felicidade!!!

Cibele Cristina

domingo, 25 de março de 2012

Sonhar (por Diego Gonzaga)

Boa tarde!!!

Em mais uma edição extraordinária do blog "Pensando em..." (2o post do dia!), quero compartilhar com meus leitores um pequeno texto. Com a autorização devida do autor do mesmo - Diego Gonzaga -, ele expressou de maneira simples os sentimentos em que o "sonhar" causa em nossas vidas. Vejamos o texto (com algumas alterações):

Sonhar é bom, faz bem...
Contudo, às vezes, é doloroso
quando as asas começam a crescer.
Quando abrimos as asas pra voar
começamos a nos distanciar
daquele que era o nosso porto seguro,
o aconchego do velho ninho
e até mesmo da velha rotina...

Quando a realidade do sonho vem à tona
percebemos que passa a ser platônica
a realidade almejada
(de ter os amigos sempre próximos,
familiares bem presentes)
quando acordados, as peças
que se encaixavam em sonho,
se desmantelam e, como se cheias de vida,
se poem onde podem nos incomodar
e causar desconforto...

Começamos então a ver distantes
os "amigos próximos".
As pessoas amadas,
como que desaparecem num horizonte distante
levadas pela certeza de seus sonhos... 
E seguem também
em desencontros, frustrações
e também em vitórias e alegrias.

Porém de lá longe,
bem do horizonte distante
de onde nem podemos ver,
também podemos ter a certeza
de que assim como qualquer um de nós,
"eles" também se poem a sonhar em um reencontro
e na volta aos bons momentos 
do velho aconchego!!!

Viver é bom, dói
mas a gente também aprende...
e muito!!!

Ao ler esse texto, lembrei de uma canção muito linda do poeta e cantor Sérgio Lopes que fala exatamente dos sonhos... Então, fechando esse post, com vocês, a música "Sonhos":


Motivação

Bom dia...

Hoje acordei com essa palavra martelando na cabeça: MOTIVAÇÃO. E resolvi tratar um pouco sobre isso... Vamos ao costumeiro significado da palavra, segundo o dicionário Aurélio:

s.f. Ato ou efeito de motivar. &151; Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento, tal como expresso na frase "todo comportamento é motivado".

O que nos motiva a viver, amar e tomar atitudes boas e/ou ruins perante a sociedade (falo do conjunto de pessoas que convivemos)??? E vou ainda mais além... O que nos motiva a viver por Cristo??? Por quê estamos naquele determinado lugar??? Pra conquistar alguém, só por oba-oba ou por um compromisso sério com Deus???

Nessa postagem não irei colocar minha vida como exemplo, mas tenho pensado muito a respeito disso... Se minhas escolhas são realmente para honrar e glorificar ao Senhor... Se elas tem mudado minha vida, tem melhorado meu caráter como cristã e me tem feito uma pessoas mais amável com meu próximo (família, amigos, etc)... Se as pessoas que escolhi pra conviver estão me trazendo maturidade (em todos os sentidos) e me fazendo a pessoa mais amada do mundo... Enfim, aparece aí os famosos "ses" da vida!!! E eles, muitas vezes, me tiram do sério... rs

Temos tantas motivações: de mudar de um lugar pra outro, de fazer o melhor que podemos ser em determinada área (seja por vocação e/ou dom), de amar sem ser amado (falo de maneira abrangente: quando amamos nossos inimigos e/ou quando não somos correspondidos em determinadas expectativas), de alcançar objetivos impossíveis aos nossos olhos, etc e tals. Mas será de dentro dessas motivações habita a vontade de Deus??? Deixamos o Senhor, com seu Santo Espírito, estar à frente de nossas motivações??? Ele (Deus) tem sido a motivação de nossas vidas??? São tantas perguntas a serem respondidas... Mas não há melhor resposta que a Bíblia:

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2 : 20)

Procuremos deixar o Senhor ser o centro de nossas motivações... Ameniza a dor, cura as feridas, restaura e realiza sonhos, e traz de volta a alegria e a pureza de servimos a Deus com todo nosso corpo, alma e espírito!!!

sábado, 17 de março de 2012

Insônia

Boa noite, quase bom dia... rs

Sabe aqueles dias em que você demora a pegar no sono... São dias em que está com a cabeça cheia de preocupações e temores ou porque realmente não consegue dormir cedo!!! Você procura o que fazer dentro de casa: assistir TV, acessar a net, ler, procurar algo pra comer... Mas já parou pra pensar que poderia utilizar esse tempo de insônia pra estar mais pertinho de Deus??? Não que possamos buscar a Deus só na madrugada, como diz uma música erroneamente: "A fila é menor, de madrugada, irmão, a fila é menor...". Como a fila pode ser menor, se nosso Pai deseja que o busquemos a toda hora de nossas vidas??? E se é madrugada no Brasil, já é dia na Espanha e quase noite na China!!!

O que quero dizer é que, quando se está sem sono, é um momento de fragilidade do ser humano... Um momento em que se avalia melhor o que fez durante o dia; em que se checa se estamos bem com Deus, com a família e com as pessoas que convivemos; o que pode melhorar ou "deixar como está" na vida... É o momento em que, como cristão e ser humano dependente de Deus que é, podemos ser bem mais francos e diretos com Ele, sem meias palavras e indiretas. A madrugada é solitária... E solidão pode ser bastante cruel pra quem não tem estrutura pra suportá-la!!! É nessa hora que se reconhece a soberania de Deus sobre tudo em nós (tentei não usar o "nós" na postagem, mas como faço parte dessa estatística, acabei indo no automático mesmo!!! rs)...

Lembro-me que, há 11 anos atrás, quando ficava com insônia, pegava minha Bíblia Anotada e lia até sentir sono. Tinha a cia de uma ou duas belas laranjas para comer enquanto lia... A Bíblia tem as manchas de laranja até hoje pra comprovar. Mas lembro também que eram momentos em que me sentia mais aberta pra conversar com Deus, em que ninguém me exigia ser crente... Era só eu e meu Pai, em uma comunhão plena!!! E passaram-se muitos anos depois, e relembro desses momentos com uma saudade imensa... Hoje tanta coisa tem sugado nosso tempo com Deus, que nem quando estamos com dificuldades para dormir, procuramos outros meios de sanar esse distúrbio biológico, que não a Palavra do Senhor.

Minhas madrugadas foram substituídas por elaborar provas, planejar aulas, estudar (professor também tem que estudar - e muito - e se atualizar...), jogar no notebook ou ficar navegando no Facebook... Leio a Bíblia, mas não com a mesma frequência que lia antes. Passava de 2 a 3 horas direito me alimentando da Palavra de Deus, e hoje nem passo 15 min!!! Acredito que isso também aconteça com meus leitores... o problema é que demoramos a admitir o que tá acontecendo com nossa vida espiritual, e dificilmente conseguimos mudar algo em nossa vida se não reconhecemos nossas faltas.

Desde que criei esse blog, as postagens em que escrevo - geralmente de madrugada, sem sono ou atarefada com obrigações do trabalho - tem me ajudado muito. Cada um tem sua maneira de aliviar suas agonias, anseios e correrias da vida. A minha é escrever sobre temas em que sei que irei ajudar quem está passando por algo semelhante... não esquecendo do meu guia absoluto: a Bíblia Sagrada. Produzo bem mais na madrugada, mas preciso resgatar minha sede de ler mais a Bíblia... Ela nos dá uma força incrível pra enfrentar nossos medos e inseguranças e aumenta nossa confiança Naquele que nos deu a vida!!!

Então... se tá com insônia, vai orar e ler a Bíblia!!! Isso também serve pra mim... rs É tão bom sentir Deus pertinho da gente... Ele alivia nossas tensões, nos dá novas esperanças e renova o que estava quase morto e enterrado em nossos corações. Pode até deixar o Face conectado ou sua TV ligada (e não... é até melhor pra nos concentrarmos na leitura e na oração!), mas procuremos ter uma intimidade maior com nosso Pai... Assim nos livramos de tudo o que nos faz mal e nos guardamos das armadilhas do coração e do mal!!! Amém?!

E pra encerrar a postagem, nada melhor que um versículo da Bíblia:

"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." - Isaías 55,6

segunda-feira, 12 de março de 2012

Meditando no livro de Salmos - Parte 6

Depois de várias e várias postagens falando de diversos assuntos e de um bom tempo de interrupção da leitura do livro de Salmos, volto com a série "Meditando no livro de Salmos". Hoje quero focar no Salmo 34... mas antes da análise de tal salmo, quero compartilhar com meus leitores um pequeno texto que encontrei na edição com notas para jovens em minha Bíblia:

Você é especial para ele. Sl 34:9
Você já se sentiu como se fosse apenas mais um garoto (ou apenas mais uma garota)? Você sabe, você estuda na mesma escola que seus amigos estudam, frequenta os mesmo lugares, gosta das mesmas baladas, veste o mesmo estilo de roupas, assiste aos mesmos filmes, joga os mesmo esportes, tem o mesmo tênis... Talvez você tenha os mesmos cabelos ruivos e seus amigos tenham cabelos castanhos, mas, na maioria dos casos, vocês são todos iguais: garotos normais.
O Senhor não o vê como "um dos garotos". Ele diz que você é especial - não de uma maneira inferior, mas da mesma maneira que um tesouro é especial. Você é raro, único-de-uma-espécie. Quando ele olha pra você, ele diz: Uau!
Ele se sente assim com a você durante todo o tempo, não apenas como você ora ou adora. Esta é uma das maneiras pelas quais ele honra você. o Salmo 34:9 convida você a honrá-lo também. Você não tem de ser todo pomposo ou religiosos para honrar a Deus. Você o honra ao meditar na sua Palavra, ao orar, ao cantar, ao estudar, ao trabalhar com honestidade, ao se divertir de maneira cristã. Agradeça ao fato de ele ter feito de você o seu tesouro especial e de você sentir o mesmo em relação a ele - que ele é o seu tesouro. Uma das maneiras de honrá-lo é olhar para ele e dizer: Uau!"

O contexto em que este salmo foi escrito foi bem peculiar: Davi fingiu-se de louco diante do rei Abimeleque para poder ir embora. Só por esse fato, Davi rendeu graças ao Senhor pela sua bondade e fidelidade em sua vida. Uma situação tão cômica, mas mesmo assim Davi não deixou de honrar o dono de seu existir!!!

Muitas vezes, passamos por situações tão banais, que nem lembramos de agradecer a Deus por sua bondade até nesses momentos!!! O Salmo 34 nos dá uma lição de que, assim como Davi foi, nós podemos ser gratos a Deus em TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS de nossa vida. Mas de todas mesmo... dos maravilhosos "micos" do dia, dos nossos tropeços, das nossas fragilidades... Porque é aí que vemos a grandiosidade de Deus em nosso ser tão teimoso, medroso e fraco!!! Nosso único dever é confiar Nele...

Encerro esta postagem com alguns versículos deste salmo:

"Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que Ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. (...) Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. (...) O Senhor Deus salva a vida dos seus servos; aqueles que procuram a sua proteção não serão condenados." - Salmos 34: 1, 2, 18 e 22