segunda-feira, 12 de março de 2012

Meditando no livro de Salmos - Parte 6

Depois de várias e várias postagens falando de diversos assuntos e de um bom tempo de interrupção da leitura do livro de Salmos, volto com a série "Meditando no livro de Salmos". Hoje quero focar no Salmo 34... mas antes da análise de tal salmo, quero compartilhar com meus leitores um pequeno texto que encontrei na edição com notas para jovens em minha Bíblia:

Você é especial para ele. Sl 34:9
Você já se sentiu como se fosse apenas mais um garoto (ou apenas mais uma garota)? Você sabe, você estuda na mesma escola que seus amigos estudam, frequenta os mesmo lugares, gosta das mesmas baladas, veste o mesmo estilo de roupas, assiste aos mesmos filmes, joga os mesmo esportes, tem o mesmo tênis... Talvez você tenha os mesmos cabelos ruivos e seus amigos tenham cabelos castanhos, mas, na maioria dos casos, vocês são todos iguais: garotos normais.
O Senhor não o vê como "um dos garotos". Ele diz que você é especial - não de uma maneira inferior, mas da mesma maneira que um tesouro é especial. Você é raro, único-de-uma-espécie. Quando ele olha pra você, ele diz: Uau!
Ele se sente assim com a você durante todo o tempo, não apenas como você ora ou adora. Esta é uma das maneiras pelas quais ele honra você. o Salmo 34:9 convida você a honrá-lo também. Você não tem de ser todo pomposo ou religiosos para honrar a Deus. Você o honra ao meditar na sua Palavra, ao orar, ao cantar, ao estudar, ao trabalhar com honestidade, ao se divertir de maneira cristã. Agradeça ao fato de ele ter feito de você o seu tesouro especial e de você sentir o mesmo em relação a ele - que ele é o seu tesouro. Uma das maneiras de honrá-lo é olhar para ele e dizer: Uau!"

O contexto em que este salmo foi escrito foi bem peculiar: Davi fingiu-se de louco diante do rei Abimeleque para poder ir embora. Só por esse fato, Davi rendeu graças ao Senhor pela sua bondade e fidelidade em sua vida. Uma situação tão cômica, mas mesmo assim Davi não deixou de honrar o dono de seu existir!!!

Muitas vezes, passamos por situações tão banais, que nem lembramos de agradecer a Deus por sua bondade até nesses momentos!!! O Salmo 34 nos dá uma lição de que, assim como Davi foi, nós podemos ser gratos a Deus em TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS de nossa vida. Mas de todas mesmo... dos maravilhosos "micos" do dia, dos nossos tropeços, das nossas fragilidades... Porque é aí que vemos a grandiosidade de Deus em nosso ser tão teimoso, medroso e fraco!!! Nosso único dever é confiar Nele...

Encerro esta postagem com alguns versículos deste salmo:

"Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que Ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. (...) Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. (...) O Senhor Deus salva a vida dos seus servos; aqueles que procuram a sua proteção não serão condenados." - Salmos 34: 1, 2, 18 e 22

NADA

Hoje eu não quero NADA, mas NADA mesmo!!!
NADA que me faça entristecer, 
NADA que tire o foco dos meus sonhos,
NADA que possa machucar meu próximo,
NADA que me tire da comunhão com Deus,
NADA de ilusões,
NADA que me torne pessimista e insegura,
NADA de nada...

Que a cada manhã as misericórdias do Senhor se renovam em nós, nos dando domínio próprio de nossos impulsos, atitudes e emoções; paciência para esperar Nele e muito amor para exalar por esse mundão de meu Deus!!!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Solidão... Ninguém merece!!!

Bom dia!!!!!

Lá vou eu em mais uma postagem... essa postagem específica eu planejava há um bom tempo, mas hoje ela sai!!!

Há uma frase bastante falada entre pessoas solteiras (e até eu mesma já falei!), e que, de início faz um pouco de sentido: "Antes só, do que mal acompanhado(a)". Acho que deu pra perceber do que irei tratar hoje, certo?! Então vamos adiante...

Falar de amor homem+mulher é sempre uma temática bem complicada e complexa, até porque nós complicamos tudo e até colocamos outros departamentos da nossa vida a perder por esse pequeno detalhe técnico. Todo tempo é tempo de tratar sobre isso, independente se estamos "afim" de alguém, altamente apaixonados, revoltado com esse departamento, não gostando de ninguém, com o coração em pedaços ou sarando as feridas feitas por terceiros!!! É um assunto em que podemos conversar francamente, assim como qualquer outro assunto rotineiro, como os estudos, trabalhos, etc.

Voltando à frase que citei a pouco, perceberam a intensidade que ela transmite??? Antes SÓ do que MAL ACOMPANHADO(A)... Será??? Deus nos fez para sermos pessoas solitárias??? Como procuro sempre relacionar minhas postagens com a Palavra de Deus, vamos ver o que a Bíblia diz sobre essa frase:
  • "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja  diante dele." Gênesis 2:18 (Almeida Revista e Corrigida);
  • "Depois disse o Senhor: Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade." Gênesis 2:18 (Nova Tradução da Linguagem de Hoje);
  • "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus." I Coríntios 11 : 11-12 (Almeida Revisada e Corrigida).
Só esses dois versículos já expressam que NÃO FOMOS FEITOS para estarmos e sermos solitários. A solidão, segundo o dicionário Aurélio, significa: s.f. Estado de quem está só, retirado do mundo; isolamento: os encantos da solidão. / Ermo, lugar despovoado e não frequentado pelas pessoas: retirar-se na solidão. / Isolamento moral, interiorização: a solidão do espírito. Há casos de personagens da Bíblia que não formaram uma família, mas Deus é muito específico em sua Palavra: Não é bom que o homem viva sozinho!!!

Por mais que tenhamos família, amigos e colegas ao nosso redor, nada disso vai ter a proeza de preencher o vazio que só pode ser completado com a outra metade!!! Por isso há uma busca incessante por alguém que venha somar ao que está faltando em nós... Alguns são mais tranquilos e resolvidos, outros mais explosivos e impulsivos, mas estão à procura da mesma coisa: seu amado (sua amada). Quem já tem o seu (a sua), é privilegiado(a) sim!!! Sempre fico com uma pontinha de admiração (inveja não... porque isso não é bom!) quando vejo um casal (de amigos meus) que transbordam carinho, respeito e amor. Oro para que todas as moças que esperam em Deus também sejam presenteadas com rapazes que as amam por sua inteligência, caráter, admiração, e porque não, beleza??? Muitas vezes rejeitamos pessoas por não terem o padrão que ansiamos... e lá se vai mais uma benção pra nossa vida!!!

Minha oração hoje é que, nesse Dia Internacional da Mulher, as moças solteiras (eu me incluo nisso... hehehe) tenham esperanças em Deus, e guardem seus sentimentos Nele... Contem pra Ele suas aflições!!! Também procurem uma pessoa confiável pra conversar, que não as recrimine, que dê conselhos e que ore com e por você... Só não deixem isso interferir em seu cotidiano, principalmente na comunhão com Deus!!! E rapazes, essa é pra vocês: sejam menos exigentes e não tenham vergonha de expressar seus sentimentos. Olhem à volta... quem sabe seu par está na sua frente, e você não a enxerga e a trata somente como uma "amiga"... E quando se descobre afim dela, já é tarde demais. Mudem o foco!!! Paixão é passageira, amor é construído e permanente, se bem cultivado... Isso sim é coisa de homem com H!!!

Feliz Dia Internacional das Mulher pra nós!!!!!!!!!!!

domingo, 4 de março de 2012

Entre o viver e o morrer

Boa noite!!!

Estou aqui em uma sessão extraordinária... quer dizer, em uma postagem de última hora!!! Queria ser engraçada no que falei a pouco, mas o que vou tratar daqui por diante é bem sério...

Ontem perdi uma pessoa muito querida, que foi minha mentora na EBD do departamento infantil, na classe dos Primários. Uma mulher guerreira, que lutou até o último segundo da vida dela pela cura do câncer. Mas enquanto ela ansiava pela cura, não parou de fazer a obra do Senhor por conta da enfermidade. Sempre foi muito ativa na igreja, dava o melhor de si para que as crianças tivessem pleno conhecimento da Palavra de Deus. Sempre muito criativa e com o sorriso estampado em seu rosto. Nunca mostrou sinal de desânimo e nem esmoreceu. Quando a vi pela última vez, foi a aproximadamente 2 meses atrás... Me falou que o médico dela disse que o CA tinha regredido, e que as chances de cura estavam bem altas. Quando soube de sua internação e morte, fiquei atônita. Foi um choque e tanto... Mas o que eu quero tratar nessa postagem, é que nada, nem mesmo a doença, abalou e fez desistir Maria Luisa de atender o Ide de Jesus!!! A morte dela foi lucro, pois está diante de Deus, e brevemente nos veremos novamente num lugar maravilhoso. Entre a dúvida de que iria ser curada (viver) ou partir muito breve da Terra (morrer), ela preferiu ter Deus em sua vida, independente do que iria acontecer com seu viver.

Quantas vezes perdemos nosso tempo com fofocas, intrigas, indiretas, brigas, raivas, ciúmes e tudo de ruim que nos tira da comunhão com o Senhor e com nosso semelhante, e não damos o devido valor à obra Dele??? E perdemos amores por medos, inseguranças, receios, etc e tal. O quanto perdemos tanto tempo em nos lamentar e murmurar??? Ainda assim achamos de vez em quando que somos imortais e brincamos com nossa vida!!! E tem um porém: a vida nem é nossa, é emprestada e devemos dar conta dela depois pra Deus...

Isso é bem complicado de argumentar... Mas desse exemplo de vida de Maria Luisa tirei uma lição muito importante, e acredito que também será uma lição pra os meus leitores: "Entre o viver e o morrer, o melhor a se fazer é estar intensamente envolvido na obra e na vontade de Deus pra nós, não desprezando o que Ele tem pra nos oferecer: a salvação". Simples assim... Só nós, seres humanos cabeças duras e cegos, que complicamos o que é tão óbvio e descomplicado!!!

Não percamos tempo esperando que algo caia do céu... Só há 3 coisas que caíram do céu: Lúcifer (o "diabo"), chuva (em todas as suas formas) e satélite (colocado pelos homens na orbita da Terra)!!! Faça tudo o que está ao seu alcance. Use e abuse de seus dons pra quem realmente merece. Viva a vida que Deus te deu intensamente, superando as barreiras do pecado e alcançando a graça do Senhor. Quando você pensar em vacilar, louve a Deus, e Ele te dará forças para prosseguir. Leia a Bíblia e ore. Se for algo que só Ele pode fazer por você, clame-o. Se não, faça... mas faça com alegria e com amor ao Senhor, sem sair do foco!!! Tente manter um relacionamento saudável com sua família, amigos e cônguje. Se tá sentindo que há barreiras entre você e seu semelhante, quebre-as. Não deixe mal entendidos no ar... resolva-os Se tá querendo criar coragem pra se aproximar de alguém, se aproxime... O que não pode acontecer é deixarmos de viver o quanto podemos!!!

Tudo o que postei aqui também serve pra mim... Jamais devemos deixar as frustrações tomarem  de conta de nosso ser... E se quiserem tomar de conta, dá um "chega pra lá" neles!!! Deus é que é nossa essência... é a Ele, e somente Ele, que precisamos servir e adorar!!! As alegrias e realizações são consequências desse servir a Cristo Jesus...

E para encerrar essa postagem, um versículo da Palavra de Deus para nós:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
Não deixe chegar a uma situação crítica de sua vida pra se dedicar à Deus. Dediquemos-nos agora, já, enquanto há tempo!!!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Deus acima de tudo

Boa noite!!!

Estava eu aqui pensando com meu botões... E analisando a seguinte situação: o quanto somos tão movidos a conveniências!!! Quando estamos em momentos difíceis, corremos aos braços do Pai pra pedirmos ajuda, consolo e socorro. E nos momentos bons, nos esquecemos que ele também é o Deus que rege nossas vidas. Isso é da natureza humana, bem sabemos, mas de uma natureza descompromissada com quem nos criou, de uma natureza pecaminosa...

Temos alguns exemplos básicos quando nos aproximamos mais de Deus: quando queremos passar em um vestibular e/ou concurso público, quando queremos uma vida financeira estável, quando queremos um(a) namorado(a), etc e tals... Mas quando estamos na bonança, esquecemos de sua grande benevolência em nos abençoar sem ao menos merecermos tamanhas bençãos!!! E o mais chocante é que, quando "perdemos" ou "não conseguimos" tais coisas, ainda queremos ter o direito de nos revoltarmos contra Deus!!! Só mesmo a misericórdia Dele mesmo pra aguentar tamanhas atitudes grotescas da nossa parte...

Falo isso porque já passei por vários momentos assim, e aprendi que devemos lembrar que nosso Deus é Deus em todos os momentos de nossas vidas, e sempre devemos dar honra e glória àquele que nos deu a vida para sermos sal e luz pra outras vidas nesse mundo tão cheio de desamor, ódio e fúria.

Existem infinitas maneiras de agradecer a Deus por tudo o que tem feito a nós. Minha forma de agradecer a Ele é compartilhando minhas experiências de vida com vocês nesse blog, por exemplo. Que tal começarmos a agradecer a Deus na hora das lutas e da dor??? Tenho experimentado isso na minha vida, e é muito sentir o Pai pertinho de mim... É como transbordar de alegria, mesmo sentindo aquela angústia ou sofrimento por dentro!!! Sim... porque tenho a certeza de que Ele faz o que eu não posso fazer: o impossível.

Deus é Deus, e ele está acima de toda a sua criação!!! Deixe que o amor, a graça e a paz Dele inunde seu ser... Sentirá o mover de Deus em todos os aspectos de sua vida!!! ;-)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Gordura: eis a questão!!!

Boa noite!!!

Aqui estou em mais uma postagem... E o tema que quero desenvolver tem influenciado toda uma geração de mulheres acima do peso, mas que tentam ser (e são!) felizes e realizadas por sua inteligência, e não por seu corpo. Recomendo que os homens também prestem bem atenção a essa postagem, pois isso também deve interessar a vocês. Dentro do que irei falar, também irei expor algumas experiências que passei e passo por estar acima do peso. E pasmem... vai ter Bíblia aqui, ok?!

Então... antes de mais nada, quero contar algo que passei recentemente. Estava eu em uma determinada igreja, com um grupo de amigos. Ao terminar a programação dos jovens, uma pessoa chega a mim, olha pra mim e uma amiga, e pergunta se sou "mãe" dela... minha amiga nem deu atenção ao que a pessoa falou, mas eu fiquei um pouco chocada. Aí respondi com outra pergunta: - Não, não sou... Mas porque você acha que sou mãe dela??? Respondeu a pessoa: - Porque você é gordinha!!! Senti a pancada, mas respirei fundo pra não ser rude e grosseira. Outra situação que passei, um pouco antes dessa, foi mais constrangedora: uma pessoa chega a mim, depois de uma Escola Bíblica Dominical, e pergunta o porquê de estar acima do peso. Exponho minha situação... e depois disso, ela me disse: - Posso te dar um conselho? Pare de comer!!! Não coma a noite... Homens não gostam de mulheres gordas... Elas transmitem desleixo e falta de cuidado!!! Também fiz como na situação anterior: segurei a língua pra não ser grosseira e ofender a pessoa.

Ao ver o comentário que está exposto no Facebook - o caso de preconceito a uma garota acima do peso em um determinado evento da minha cidade por um "babaca" que se classifica como homem -, me veio a necessidade de comentar sobre moças acima do peso que, infelizmente, sofrem represálias até dentro de suas igrejas (congregações). Seria bom ter mais exemplos além do meu, pra ser mais abrangente a minha postagem, mas acho que o que passei serve também pra ajudar garotas a superarem suas inseguranças e medos.

Mas voltando às minhas experiências, lembro que quando eu tinha o corpinho de uma boneca, era muito paquerada... Sim, eu ERA!!! E não tenho temores e vergonha em falar disso... Quando tive uma série de problemas que me fizeram engordar, foram desaparecendo do mapa. Só queriam minha amizade, nada mais... Não que seja ruim ser amiga, mas e porquê não ser namorada??? Infelizmente existe uma certa padronização em relação ao biotipo que os rapazes almejam em relação às moças: esbeltas, loiras, cabelo liso e rostinho de boneca. Também não quero generalizar... mas que culpa tenho eu e mais um grupo grande de garotas que sejam acima do peso, morenas, cabelo cacheado (ou pichain) e rostos mais comuns??? Será que toda nossa geração só se liga nisso??? Aparência acima de tudo??? Claro que sempre devemos andar apresentáveis, cheirosas e arrumadas (isso vale pra o garotos também)... Mas, e a conversa, o cortejo, a ganhar o interesse e o amor da pessoa paquerada???

Retornando ao tema principal, por muito tempo fiquei nesse conflito. Pensei (e ainda penso, mas com menos frequência... lutando com a minha insegurança!!!) que o problema era comigo, que eu afastava os rapazes  em que me aproximava (o que não acontecia quando fiz o Ensino Médio, onde meu círculo de amizade era composto por 90% de rapazes!!!)... Falo quando a amizade se transformava em interesse (gostar além da amizade). E sempre a questão "aparência" aparecia, principalmente relacionado ao meu peso... Meus leitores, não saí do foco no tema e nem transformei a postagem em "o querido diário de Cibele"... mas tudo isso faz parte de todo um universo de preconceitos e barreiras que, nós, garotas, enfrentamos dentro ou fora de nossas igrejas e círculos de amizade. Muitas garotas inteligentíssimas, que estudam muito, se cuidam e tem estabilidade em sua vida, são sozinhas (mesmo rodeada de amigos e amigas)... Só porque são gordas!!!

E acharam que eu terminaria a postagem sem alguns versículos bíblicos??? Claro que não!!! Como já tenho afirmado aqui, a Bíblia (pra quem crer realmente em Deus) é meu manual, meu guia e é a palavra de Deus... E como estou falando de aparência - o fato de ser gorda -, porque não lembrar quando Deus escolheu Davi como o novo rei de Israel, e não a Eliabe e seus irmãos???

"Porém disse o Senhor a Samuel: não atentes para a sua aparência, nem para sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."
I Samuel 16:7

Tem também outros versículos no Novo Testamento que falam sobre aparência, que vocês poderão fazer a leitura em casa: I Coríntios 7: 31 e Gálatas 2: 6,7.

Se você só se ligar nisso, e esquecer do que realmente é pra ser feito - amar a Deus acima de tudo e o próximo como a si mesmo -, então precisa rever seu conceito de seguidor de Cristo. Falo agora de maneira abrangente... de não discriminarmos uma pessoa, seja homem ou mulher - só porque está acima do peso. Claro que sempre devemos nos cuidar, mas só em não colocar as pessoas acima do peso mais pra baixo e controlar sua língua para que não se transforme em serpente venenosa, já está ajudando a fazer essas pessoas mais felizes e confiantes!!! Jesus nunca falou que os gordos não são merecedores de respeito e que não irão morar no céu... então, porque vamos fazer justamente o contrário??? Saúde é fundamental, mas estar em paz com Deus e nosso semelhante é também muito bom!!! Pensem nisso com muito carinho...

Abraços a todos e até a próxima postagem!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Preguiça

Quero compartilhar com meus leitores algumas anotações que fiz da pregação de domingo à noite na igreja onde estou atualmente - IBJ (Igreja Batista no Jóquei)-, ministrada pelo pastor Joel Ferreira Silva.
Ele vem falando de uma série de males que assolam aos cristãos e que os tiram de uma comunhão plena com Deus. Um desses males é a preguiça...

Segundo o que foi exposto na pregação, a preguiça pode ser dividida em 4 tipos:
  • Preguiça física - quando não fazemos nada pra sair da zona de conforto, vive dormindo e sempre está cansado. É sedentário e não faz nada se não for solicitado;
  • Preguiça mental - quando não faz nada pra preencher seu tempo com leituras (da Bíblia e de outras leituras sadias) e não tem iniciativa de pensar e criar. Vive na dependência mental dos outros;
  • Preguiça existencial - quando tudo o que acontece na vida é culpa de sua própria existência. Não toma a iniciativa de lutar contra suas inseguranças e medos;
  • Preguiça espiritual - quando não move um dedo pra estar em comunhão plena com Deus. Não ora, não jejua, não lê a Bíblia, não vai à igreja com o vigor de antes e não cuida da sua vida espiritual.
O livro de Provérbios é cheio de observações em relação a preguiça. Para facilitar um pouco essa postagem, vou digitando cada versículo citado na pregação (segundo a Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje) e colocando as observações feitas pelo pastor Joel (acrescentando também minhas observações) em seguida:
  • PROVÉRBIOS 26:13 - "O preguiçoso fica em cada e diz: 'Se eu sair, o leão me pega.'": O preguiçoso sempre inventa uma desculpa para não fazer o que é solicitado. E quando faz, é lento, tanto acordado como dormindo;
  • PROVÉRBIOS 26:14 - "O preguiçoso vira de um lado para o outro na cama. Ele é como uma porta que gira nas dobradiças, mas, de fato, não sai do lugar.": o preguiçoso só pensa em dormir;
  • PROVÉRBIOS 26:15 - "Existe gente que tem preguiça até de pôr a comida na própria boca.": o preguiçoso é o último que chega á mesa;
  • PROVÉRBIOS 26:16 - "O preguiçoso acha que ele sozinho sabe mais que sete homens capazes de dar respostas certas.": o preguiçoso é um grande enrolão!!! Ele se acha o mais inteligente de todos os homens da Terra e não aceita outra sugestão a não ser a dele;
  • PROVÉRBIOS 10:26 - "Nunca mande um preguiçoso fazer alguma coisa; ele será tão irritante como vinagre nos dentes ou fumaça nos olhos.": o preguiçoso é uma insatisfação para seu patrão, sempre está insatisfeito com seu trabalho.

Por incrível que pareça, nós cristãos sofremos pelo menos de um desses tipos de preguiça. E não admitimos que sofremos de tal ou qual preguiça... Se começarmos a tomar atitudes simples, com orar mais, estar mais ativo na igreja em que está, ler mais a Bíblia, estudar mais, sair da zona de conforto; estaremos lutando contra esse mal tão perigoso, mas tão comum entre nós!!! Uma vida física, mental, existencial e espiritual mais saudável nos fará cristãos mais gratos a Deus e prontos a fazer a Sua vontade!!!