terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Preguiça

Quero compartilhar com meus leitores algumas anotações que fiz da pregação de domingo à noite na igreja onde estou atualmente - IBJ (Igreja Batista no Jóquei)-, ministrada pelo pastor Joel Ferreira Silva.
Ele vem falando de uma série de males que assolam aos cristãos e que os tiram de uma comunhão plena com Deus. Um desses males é a preguiça...

Segundo o que foi exposto na pregação, a preguiça pode ser dividida em 4 tipos:
  • Preguiça física - quando não fazemos nada pra sair da zona de conforto, vive dormindo e sempre está cansado. É sedentário e não faz nada se não for solicitado;
  • Preguiça mental - quando não faz nada pra preencher seu tempo com leituras (da Bíblia e de outras leituras sadias) e não tem iniciativa de pensar e criar. Vive na dependência mental dos outros;
  • Preguiça existencial - quando tudo o que acontece na vida é culpa de sua própria existência. Não toma a iniciativa de lutar contra suas inseguranças e medos;
  • Preguiça espiritual - quando não move um dedo pra estar em comunhão plena com Deus. Não ora, não jejua, não lê a Bíblia, não vai à igreja com o vigor de antes e não cuida da sua vida espiritual.
O livro de Provérbios é cheio de observações em relação a preguiça. Para facilitar um pouco essa postagem, vou digitando cada versículo citado na pregação (segundo a Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje) e colocando as observações feitas pelo pastor Joel (acrescentando também minhas observações) em seguida:
  • PROVÉRBIOS 26:13 - "O preguiçoso fica em cada e diz: 'Se eu sair, o leão me pega.'": O preguiçoso sempre inventa uma desculpa para não fazer o que é solicitado. E quando faz, é lento, tanto acordado como dormindo;
  • PROVÉRBIOS 26:14 - "O preguiçoso vira de um lado para o outro na cama. Ele é como uma porta que gira nas dobradiças, mas, de fato, não sai do lugar.": o preguiçoso só pensa em dormir;
  • PROVÉRBIOS 26:15 - "Existe gente que tem preguiça até de pôr a comida na própria boca.": o preguiçoso é o último que chega á mesa;
  • PROVÉRBIOS 26:16 - "O preguiçoso acha que ele sozinho sabe mais que sete homens capazes de dar respostas certas.": o preguiçoso é um grande enrolão!!! Ele se acha o mais inteligente de todos os homens da Terra e não aceita outra sugestão a não ser a dele;
  • PROVÉRBIOS 10:26 - "Nunca mande um preguiçoso fazer alguma coisa; ele será tão irritante como vinagre nos dentes ou fumaça nos olhos.": o preguiçoso é uma insatisfação para seu patrão, sempre está insatisfeito com seu trabalho.

Por incrível que pareça, nós cristãos sofremos pelo menos de um desses tipos de preguiça. E não admitimos que sofremos de tal ou qual preguiça... Se começarmos a tomar atitudes simples, com orar mais, estar mais ativo na igreja em que está, ler mais a Bíblia, estudar mais, sair da zona de conforto; estaremos lutando contra esse mal tão perigoso, mas tão comum entre nós!!! Uma vida física, mental, existencial e espiritual mais saudável nos fará cristãos mais gratos a Deus e prontos a fazer a Sua vontade!!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O único caminho

Quero iniciar a postagem desse mês com duas frases que sempre ouço, desde que me entendo por gente:

"Todos os caminhos levam a Deus."
"Existem muitas religiões (muitos caminhos), mas o Deus é o mesmo."

As duas frases remetem o mesmo sentido: não importando os meios de se chegarem a Deus, tudo é válido. Como sempre utilizo a Bíblia como livro-chave em minhas postagens, aqui não vai ser diferente. O objetivo dessa postagem não é atingir credo religioso de nenhum dos meus leitores, mas tentar enxergar, à luz da Bíblia, o quanto essas frases estão equivocadas, e como podemos mostrar a verdade da palavra de Deus ao nosso próximo.

Este são os pontos que irei tratar sobre essas duas frases:
  1. Segundo o livro de João 14:6 (leiam!), Jesus Cristo é o único caminho que leva a Deus;
  2. Se todo caminho que conhecemos levassem a Deus, não haveria necessidade da promessa da vinda do Jesus à Terra para remissão dos nossos pecados. REFERÊNCIAS: Mateus 3:3; Lucas 3:4 e Apocalipse 15:3 e 16:12;
  3. Antes de Jesus Cristo vir ao mundo, o povo judeu, para estar mais próximo de Deus e ter o perdão dos seus pecados, faziam sacrifícios anuais de animais. Quando o Senhor cumpriu com sua promessa em relação à vinda do Messias à Terra, anulou-se todo esse ritual. Isso quer dizer que não precisamos realizar rituais para estar próximo de Deus, só crer que Jesus foi enviando ao mundo para a salvação de nossas vidas. REFERÊNCIA: João 3:16-18;
  4. Rasgando-se o véu do templo, nossa comunicação com Deus não seria mais intermediada por um sumo-sacerdote, mas sim por Jesus!!! REFERÊNCIAS: Mateus 15:38 e 27:51 e Lucas 25:43;
  5. Nenhum credo religioso e nem caminhos alternativos nos levam a Deus, mas o próprio Deus nos aconselha que vivamos em comunhão com Ele e com nosso próximo. É por isso que existem as congregações (igrejas) e as denominações... várias cabeças pensantes, mas uma só verdade absoluta: a Palavra de Deus. REFERÊNCIAS: Atos 2:42, I Coríntios 10:16 e Gálatas 2:9.
Quando quis tratar sobre esse assunto, tentei realizar uma pesquisa de opinião sobre a 1a frase, mas infelizmente não consegui por ser uma frase muito polêmica!!! Mas espero que tenham gostado da minha primeira postagem oficial de 2012 (as postagens anteriores foram só citações minhas)... em breve novos temas a serem tratados aqui!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Mudanças

Mudanças... sempre as benditas mudanças!!! Muitos não entendem e até rejeitam essas possibilidades que passam na vida de cada ser humano... As mudanças decorridas no dia a dia não são previsíveis e nos pegam de surpresa. Só dá tempo de dizer SIM ou NÃO, e pronto... decisão tomada!!! Elas vem como vendavais pra bagunçar o que está aparentemente arrumado... Trazem novos desafios e/ou dilemas, dependendo de quais mudanças estamos passando. Mas, sempre no final, aprendemos com essas mudanças... Nos transformamos em pessoas maduras e melhores aos olhos do Pai e do nosso próximo, ou continuamos na mesma!!! Agradeço muito a Deus por ser meu guia... sem Ele não teria como realizar as mudanças que eu precisava pra minha vida!!! Se você deixar Ele guiar sua vida também, busque-o, e o encontrarás... Não falo de religião, mas de uma vida plena na presença do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!!!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Vácuo

Brincando um pouco com as palavras, resultou nesses pequenos versos... Confiram:

Vácuo, sempre o vácuo!!!
Sempre insiste em ficar em meu coração...
Sempre querendo ser meu melhor amigo na vida...
Sempre me deixando na mão quando tento dialogar com alguém... 
Sempre querendo aumentar o que não há de bom em mim... 

Vácuo, vá procurar outro destino!!!
Porque no meu coração você não irá morar mais... 
Porque quero preencher meu tempo com momentos bons... 
Porque desejo ter cias pra não me sentir só... 

Vácuo... vá catar coquinho no lajeiro!!!! Que eu quero é ser feliz...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Revolução divina - A canção de Maria

Boa noite!!!

Em meio às novas tecnologias que tomam conta do nosso cotidiano, muitas vezes perdemos o hábito de ler bons livros, principalmente a Bíblia. Semana trassada comprei 2 livros para retomar minhas leituras...
Uns dos livros em que estou lendo fala sobre histórias de mulheres na Bíblia que foram mães tardiamente, líderes políticas e religiosas em suas épocas, etc; mas que dependiam única e exclusivamente da vontade de Deus pra suas vidas. Um dos trechos esse livro que me chamou bastante atenção hoje foi a parte da história de Maria, mãe de Jesus Cristo, que se chama "Revolução divina - A canção de Maria" (págs. 47, 48):

É bem provável que a história mais conhecida de toda a Bíblia seja a história do primeiro Natal, no Novo Testamento. A história do nascimento de Jesus numa estrebaria - com direito a animais, manjedoura, pastores (de ovelhas) e anjos - nos dias de hoje é encarado com certa visão romântica ou sentimental demais. Na nossa realidade, sentados no conforto do nosso lar, de onde podemos desfrutar da nossa prosperidade, mal podemos imaginar as reais circunstâncias do nascimento de Jesus, naquele tempo, especialmente pensando nos pais daquele menino. Por isso, o evangelista Lucas relaciona o acontecimento do nascimento de Jesus não com a cena "romântica" do presépio, mas com sua firme mensagem politica: com essa criança, Deus inicia a sua revolução divina. As relações de poder da humanidade são colocadas de cabeça para baixo e isso não tem nenhuma conotação romântica!  E é Maria, a mãe do Salvador recém-nascido, quem pronuncia essa mensagem política, por meio de sua canção que se tornou célebre: o "Magnificat" (assim chamado por causa da primeira palavra da sua tradução para o latim). A própria Maria, como mulher - e ainda mais grávida e solteira - pertence ao grupo dos fracos, mas ela é a primeira a compreender que, com essa criança, Deus se coloca totalmente ao lado dos fracos e oprimidos, proporcionando-lhes a sua justiça. A revolução divina traz consigo a justiça - sem fazer uso de força dou de armas. (Lucas 1: 46-55)
"Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos irão me chamar de mulher abençoada,
porque o Deus poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos como todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que tem fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou ao povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre."

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Clubão - À procura da felicidade

No dia 03 de dezembro de 2011 aconteceu o último Clubão (reunião dos clubinhos, formados a partir do projeto "Escola da Vida" - MPC Teresina), na Igreja Batista Água Mineral - Teresina/PI. Foi mais um momento de confraternização e reencontro de membros dos clubinhos - representados por IFPI-SUL, Procampus, Provest, Santa Angélica e UFPI -, além do pessoal da MPC Aventura e equipe geral da MPC Teresina. Foi um momento único (já que foi minha 1a vez ao participar de um Clubão), assim como todo evento realizado pela MPC Teresina. Ali cantamos, escutamos, assistimos, nos confraternizamos... Enfim, foram os minutos mais bem empregados em nossas vidas, em que adoramos àquele que é digno de toda adoração - Deus!!! A foto fala mais do que minhas próprias palavras... Então vai aí um pouquinho do que foi esse momento pra vocês:


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nossos sonhos x Vontade de Deus

Boa noite / Buenas noches a todos!!!

Quero compartilhar com vocês uma experiência vivida por mim hoje pela tarde... Estava dando uma aula de reforço pra um aluno do 4o ano (ensino fundamental) que ficou de prova final em espanhol. Quando dou aulas, parece que levo uma injeção de ânimo, no qual perco totalmente a timidez!!! rs... E lá fui eu toda falante, perguntando o porquê dele ter ficado de prova final em espanhol, etc e tal. Então percebi que havia uma caixa, com um violão dentro, do meu lado esquerdo, e de vez em quando olhava pra ele. Fui tirando as dúvidas e fazendo alguns exercícios de memorização com o aluno. Ao terminar a aula, ele  me mostrou seu violão e queria mostrar pra mim que sabia tocar "Parabéns pra você". Acabei contagiada pelo momento, e logo após pedi pra pegar no violão... Afinei e toquei o que eu ainda lembrava de 7 anos atrás... Relembrei momentos em que dei os primeiros passos na teoria musical; de quando comecei a tocar flauta doce (na igreja), estudar teclado e violão clássico (Música Para Todos) dos 14 ao 17 anos. De que uns dos meus sonhos era aprender a tocar para colocar melodias em minhas composições, e melhorar o que eu já sabia. Que o que eu mais queria era aperfeiçoar o que Deus me deu!!! Mas nem sempre é como queremos...

Alguns de meus amigos e pessoas do meu convívio conhecem essa parte da minha história... E também compartilhei essa historia no dia do meu culto de ação de graças pela minha formatura... De ter tentando vestibular pra Educação Artística (Hab. em Música) e não ter passado... Foi um golpe terrível pra quem sonhou com isso a vida quase toda!!! Mas aí veio o curso em que sou formada hoje - Letras Espanhol -, e não tinha noção de quanto esse curso me aproximaria mais ainda da música. De conhecer novos ritmos, novos cantores... Como Deus é perfeito!!!

Mas voltando ao contexto tratado sobre o violão do aluno em questão... Fui tocando e lembrando que nem tudo o que traçamos pra nossa vida é o que Deus quer... O que Ele quer é muito, mas muito melhor do que ousamos imaginar e planejar!!! E eu vejo a mão Dele sobre todos os meus sonhos... Aleluia!!! Ainda quero voltar a estudar música, e se Deus permitir, irei fazer meu curso de canto e desenferrujar no violão!!! Agradeço a Ele por guiar minha vida, porque se dependesse de mim, minha vida seria um desastre... Não que Deus não queira ver meus sonhos realizados, mas porque Ele primeiro prepara, para então estar apta a realizá-lo para louvor da sua glória. Assim acontece conosco...

Se nossos sonhos (sendo grandes ou pequenos) estão conectados diretamente com a vontade do Pai, eles vão ser realizados!!! É só uma questão de espera (mas não ficar parado feito uma múmia!!!) no Senhor, de entrega à vontade de Deus, de obedecê-lo e fazer a sua obra... De controlar a ansiedade, não se precipitar e agir no momento certo...

Encerro essa postagem com o seguinte versículo da Bíblia: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." - Mateus 6:33