sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Meditando no livro de Salmos - Parte 4

Quero compartilhar com vocês só em dois versículo do livro de Salmos - Capítulo 12:5,6 -, e o comentário que tem a respeito dele na minha Bíblia, que achei muito interessante:

"Mas o Senhor Deus diz: "Agora eu vou agir porque os necessitados estão sendo oprimidos, e os perseguidos gemem de dor. Eu lhes darei a segurança que tanto esperam". As promessas do Senhor merecem confiança, elas são como a prata pura, refinada sete vezes no fogo" (Nova tradução da Linguagem de Hoje)

NOTA RETIRADA DA BÍBLIA:

Promessa - Ele promete fazer algo
Você já ouviu falar "Não simplesmente estamos esperando Deus fazer alguma coisa"? Bem... Eles estão esperando pela pessoa certa, porque Deus promete fazer algo. O seu futuro parece desanimador? As perspectivas são cruéis? Sente-se indefeso e maltratado? Você precisa ser salvo? Você precisa que Deus faça alguma coisa?
Bem... Você está no interesse de Deus, poque através deste salmo Ele promete salvar o sofredor e fazer algo pelo indefeso e maltratado. A garantia é que, quando nós estamos no fim absoluto das nossas possibilidades e nada podemos fazer, Deus pode fazer tudo. Quando você estiver cansado, Ele vai tomar o controle. Quando você começar a tropeçar, Ele vai segurar você. Quando você não conseguir ver uma saída, Deus vem e salva você. Então, anime-se - você e todo aquele que já desistiu. Esta é uma das melhores coisas de Deus: Ele sempre pode fazer algo quando você não pode mais fazer nada.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Meditando no livro dos Salmos - Parte 3

Voltando à minha leitura dos Salmos, esse salmo sempre chamou minha atenção desde que me entendo por caminhada com Cristo... Ele reflete nossos questionamentos e dúvidas perante Deus; uma fase de nossas vidas em que murmuramos, duvidados, desconfiamos e até perdemos a fé em algo que Deus está demorando a realizar suas promessas em nós (ou achamos que está demorando).

SALMOS 13 - Confiança no amor de Deus (Nova Tradução da Linguagem de Hoje)  Salmo de Davi. Ao regente do coro.

"Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim? Será para sempre? Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei que suportar este sofrimento? Até quando meu coração se encherá dia e noite de tristeza? Atá quado meus inimigos me vencerão? - v. 1-2

Esses dois primeiros versículos refletem um Davi muito angustiado, triste, cheio de interrogações perante a Deus. Era um tempo de conspirações e guerras... um tempo sombrio, sem perspetivas de êxito. Quantas vezes passamos por algo semelhante no campo espiritual, e até tentamos ignorar esse tipo de situação querendo declarar coisas "positivas" pra nossa vida. Prestem bem atenção o que o rei Davi fez perante o Senhor: ele argumentou com Deus, a fim de achar as respostas pra suas perguntas. Não é errado fazermos isso, mas lembrando sempre da soberania e excelência Dele para conosco. Davi não disse nada de positivo... ele expôs suas angustias diante do Todo-Poderoso.

"Ó Senhor, meu Deus, olha para mim e responde-me! Dá-me forças novamente para que eu não morra. Assim os meus inimigos não poderão se alegrar com a minha desgraça, nem poderão dizer: "Nós o derrotamos!"" - v. 3-4

Aqui foi o ápice do clamor de Davi a Deus... Aqui abrevia tudo o que ele colocou diante do Senhor anteriormente!!! Quantas vezes nos sentimos derrotados pelas situações da vida, por nossos "amigos" em que caíram as máscaras e se revelaram verdadeiros traidores, etc. Por isso devemos fazer como Davi fez: clamar pela providência divina e pedir forças pra aguentar o tranco...

"Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. E porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a ti, ó Senhor." v. 5-6

Assim como todo filho de Deus, Davi não esqueceu de afirmar que, mesmo com seus medos e angustias, confiava no amor do Senhor!!! E terminou o salmo O louvando e exaltando pela Sua bondade e amor. Por que não fazemos isso sempre que estamos em tempos difíceis??? Por que não louvamos ao Senhor nas nossas angustias??? Por que não somos gratos a Ele pelo que tem feito a nós???

Sempre tomei esse salmo como se fosse meu também... quando estava angustiada, recorria a ele e sentia um consolo muito grande da parte de Deus!!! Cheguei a criar um ritmo pra ela e cantar uma ou duas vezes na igreja, hás uns 10 anos atrás...

Espero ter servido de benção pra meus leitores!!! E que sejamos mais gratos a Deus, e não temermos expor nossas angústias, inseguranças e temores diante Daquele que nos dá o consolo e a vitória sobre o inimigos de nossas almas...

"Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão" - Efésios 6:12 (Nova Tradução da Linguagem de Hoje)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A noiva de Cristo

"O Espírito e a Noiva dizem: Vem!" - Apocalipse 22:17a

Essa foi a leitura da pregação de quinta-feira (ontem) no círculo de oração dos jovens do TC!!! Infelizmente não consegui gravar o nome do irmão que pregou a respeito desse trecho da Bíblia, mas fez sabiamente, direcionado por Deus, uma análise bem diferente do que costumamos escutar nas pregações concernentes à volta do Senhor Jesus.

Ele falou primeiramente sobre o quanto somos preocupados para que possamos alcançar tudo o que desejamos, para que, depois de tudo realizado, digamos que o Senhor Jesus já pode voltar. Creio que ele aproveitou uma situação bem engraçada que ocorreu pouco antes da pregação... todo o mulherio estava altamente ansiosa por uma causa (isso fica a cargo da imaginação dos leitores!!!), e pediram oração praticamente pelo mesmo propósito (inclusive eu!). Tantas vezes ansiamos por cursar um bom curso na universidade, ter um bom emprego, um ótimo salário, um excelente casamento, viajar bastante, ser rodeado de pessoas limpas de coração e honestas... Mas dentro desses anseios, não ansiamos mais pela volta de Jesus???

Foi o que o pregador nos indagou... realmente nos focamos demais nas coisas terrenas, e esquecemos do verdadeiro propósito que vem depois dessa vida: as bodas do Cordeiro. Claro que não é errado buscar algo que nos faça feliz aqui na Terra, que nos realizemos através disso; mas lembremos de renovar sempre nosso anseio pelo casamento entre o Cordeiro de Deus e a sua Noiva. A noiva em questão é a igreja do Senhor, composta por cada um de nós (independente de denominação, mas em um só propósito) que o obedecemos, o servimos e o adoramos em espírito e em verdade.

Se o casamento terreno já é bom (e que o inimigo tenta distorcer o real sentido, que é o complemento de duas pessoas em uma só carne, tornando-as mais realizadas do que já são), imagina como vai ser o casamento da Igreja (Noiva) com Cristo!!! Sem palavras...

Mas, o que podemos fazer pra essa chama esteja sempre acesa em nossas vidas até a volta do Senhor ou até deixarmos essa Terra de outra maneira??? Somente obedecendo-o, fazendo sua Obra (atendendo ao IDE de Jesus) e guardando nossas vidas em vigilância, oração e jejum... Não tem outra resposta para isso!!!

Ah... e jamais deixar de agradecer a Ele por tudo o que tem feito em nossas vidas!!! E proclamar aos quatro ventos da Terra: MARANATA!!! ORA VEM SENHOR JESUS...

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quem é você? (por Lucas Uchôa)

"..Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.." Mt 7.23


Nota de Lucas Uchôa, el Martes, 23 de agosto de 2011 a las 10:29 (Facebook)


Certas coisas que acontecem em nossas vidas e que muitas vezes consideramos “normais”, me fazem pensar em uma pergunta simples de ser feita, mas muito difícil de ser respondida: Who am I? Quem é você? Quem somos nós? (...)Se olharmos por um prisma humano podemos chegar à conclusão que somos resultado de uma grande explosão que, com o passar de milhões de anos, foi a precursora de nossa origem. Se formos um pouco menos céticos poderíamos dizer que somos criaturas de Deus que nos ama e nos quer bem.

Mas será que é tão simples assim?!
Sou filho de pastor desde meu nascimento. Converti-me ao evangelho com sete anos de idade. Não lembro bem ao certo de muita coisa desse dia, mas é engraçado lembrar de alguns detalhes que nunca saem da minha memória.
Como disse, sou filho de pastor; aceitei em um dos “apelos” de meu pai. Lembro-me que quando fui a “primeira vez”, foi uma sensação estranha, pois afinal é estranho você ir á frente mostrar pra todos que você está aceitando a “alguém” que você nunca viu! Eu disse ”primeira vez” não por acaso, pois eu, na inocência de meus sete anos aceitei “Jesus como meu Salvador” durante um mês (4 domingos seguidos), mas meu pai, nesse quarto domingo disse que bastava aceitar a Ele somente uma vez. Eu entendi e não precisei ir mais “à frente”.

Mas aí eu volto à pergunta: Quem é você? (...) Consegue responder?
Quantos de nós hoje abrimos nossas bocas pra falar de Jesus e dizer de seu grande e infinito amor, das maravilhas do céu e da segunda vida (a eterna), e com essa mesma boca blasfemamos na intimidade de nossos lares ou mesmo na presença de nossos mais íntimos amigos com palavras que não deveriam sair da boca de quem “profetiza” tantas bênçãos? Quantos de nós vamos ao “Santo dos Santos” e cantamos, louvamos, pregamos a palavra da libertação, e estamos presos pelas amarras do inimigo, nos condenando mais ainda?

Quantas vezes já escutamos músicas que nada mais são que “Mantras” servindo ao nosso “eu” pra eufemizar o pecado que há em nós dizendo que nosso Deus é capaz de tudo e não precisamos nos preocupar com mais nada? Quantos de nós ligamos nossas tv’s para escutar a palavra de Deus e a mesma boca que dizia: “Só Jesus é o caminho a verdade e a vida...!” era a mesma que dizia: “está bíblia custa somente R$ 59,90” e depois orava por você (como é?!). Mas aí podem dizer-me: “Mas o que isso tem haver com a primeira pergunta?”.

Quantos de nós agimos diferente deles?
Já vi muitas vezes pessoas irem “à frente” demonstrar que estão arrependidos de seus pecados e que agora querem servir a Deus. Muitas dessas que vi eram “crentes” e estavam se reconciliando. Jamais os julgaria! Mas arrependimento deve ser uma única vez (estou certo?)! Essas mesmas pessoas que iam a primeira vez, iam muitas outras vezes (continuo sem julgá-las.)! Já também ouvi algumas dizerem que preferem está em casa e errados que irem à igreja e estarem errados (você acha que Deus é idiota?!) e diziam mais. Diziam que se ficassem em igreja “X”, já estariam predestinados a pecar novamente (hipócritas!).

Mas, quem sou eu?
Será mesmo que não ouviremos: "..nunca vos conheci (não sei quem são vocês). Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.."?
(?)
"Mas sei em quem tenho crido"! Creio no Deus que pode salvar e curar. Ele regenera nossas vidas não por nossas obras, mas sim por quem somos. Somos seus filhos, não para passar por cima de nossos erros, mas para, justo como um bom pai que castiga para educar, mostrar o caminho da perfeição.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 5a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA FAMÍLIA
(POR LUCIANO MANGA)


Palavra lida: II Timóteo 3:1-5

Perda da intimidade:

  • Nós temos que arriscar para ocorrer restauração na sua família;
  • Nossa iniciativa nunca cessa, mas se renova;
  • Confie ao seu parente seus segredos e sonhos;
  • Vulnerablidade: até um familiar "durão" também é vulnerável.
Perdão: 
  • A verdade tem que ser dita!!!;
  • Provérbios 28:13 - "Quando os justos triunfam, há porsperidade geral, mas quando os ímpios sobem ao poder, os homens tratam de esconder-se.";
  • A confissão de segredos conserta relacionamentos familiares.
Gratidão:
  • A gratidão surge a partir de atos ou gestos carinhosos;
  • Seja dominado pela gratidão e tenha o coração agradedico.

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 4a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA ESPIRITUALIDADE
A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ EM DIMENSÕES
(POR MARCOS ALMEIDA)
  • Qual a imagem que temos de Deus?;
  • Temos que ter mais intimidade com o Senhor;
  • Participe da caminhada, entre na jornada e se envolva no grupo;
  • Perceba a Palavra de Deus e a ouça;
  • Sente-se à mesa com o Senhor e esteja em comunhão com Ele;
  • O Evangelho nos dá uma sensação de urgência em proclamar que JESUS É O SENHOR!!!

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 3a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA MISSÃO
O INTERESSE 3D DE JESUS 
(POR BRENO BRILHANTE)

2D - visão humana (coisas)
3D - visão de Jesus (pessoas)

"Nossa vida é em função das coisas passageiras. Nossos interesses são superficiais." Jesus tem interesse em nos usar...

1 - ... porque Ele conta com gente imperfeita para fazer uma obra perfeita.
  • 2D - o que eu acho de mim / 3D - o chamado de Deus pra mim;
  • Deus nos quer, mesmo com nossas imperfeições;
  • O Senhor nos chama todo bagunçado e desarrumado pra nos transformar do jeito que Ele é;
  • Deus nos chama pra fazer a Sua obra, mesmo tão imperfeitos.
2 - ... porque toda ideia que Jesus tem dá certo.
  • 2D: meus planos / 3D: os planos de Deus;
  • Ser pescador de homens é a ideia do Senhor Jesus!!! Se fosse nossa, não daria certo!!!
3 - ... porque os Seus interesses tem repercussão eterna.
  • 2D: coisas terrenas / 3D: eternidade no céu
  • Infeliz não é o homem feio, doente, pobre ou sozinho. Infeliz é o homem que não faz aquilo que ele nasceu pra fazer;
  • Tudo o que Deus faz dá certo!!!;
  • Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer aqui na Terra vai refletir na nossa vida eterna com o Senhor.