sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A noiva de Cristo

"O Espírito e a Noiva dizem: Vem!" - Apocalipse 22:17a

Essa foi a leitura da pregação de quinta-feira (ontem) no círculo de oração dos jovens do TC!!! Infelizmente não consegui gravar o nome do irmão que pregou a respeito desse trecho da Bíblia, mas fez sabiamente, direcionado por Deus, uma análise bem diferente do que costumamos escutar nas pregações concernentes à volta do Senhor Jesus.

Ele falou primeiramente sobre o quanto somos preocupados para que possamos alcançar tudo o que desejamos, para que, depois de tudo realizado, digamos que o Senhor Jesus já pode voltar. Creio que ele aproveitou uma situação bem engraçada que ocorreu pouco antes da pregação... todo o mulherio estava altamente ansiosa por uma causa (isso fica a cargo da imaginação dos leitores!!!), e pediram oração praticamente pelo mesmo propósito (inclusive eu!). Tantas vezes ansiamos por cursar um bom curso na universidade, ter um bom emprego, um ótimo salário, um excelente casamento, viajar bastante, ser rodeado de pessoas limpas de coração e honestas... Mas dentro desses anseios, não ansiamos mais pela volta de Jesus???

Foi o que o pregador nos indagou... realmente nos focamos demais nas coisas terrenas, e esquecemos do verdadeiro propósito que vem depois dessa vida: as bodas do Cordeiro. Claro que não é errado buscar algo que nos faça feliz aqui na Terra, que nos realizemos através disso; mas lembremos de renovar sempre nosso anseio pelo casamento entre o Cordeiro de Deus e a sua Noiva. A noiva em questão é a igreja do Senhor, composta por cada um de nós (independente de denominação, mas em um só propósito) que o obedecemos, o servimos e o adoramos em espírito e em verdade.

Se o casamento terreno já é bom (e que o inimigo tenta distorcer o real sentido, que é o complemento de duas pessoas em uma só carne, tornando-as mais realizadas do que já são), imagina como vai ser o casamento da Igreja (Noiva) com Cristo!!! Sem palavras...

Mas, o que podemos fazer pra essa chama esteja sempre acesa em nossas vidas até a volta do Senhor ou até deixarmos essa Terra de outra maneira??? Somente obedecendo-o, fazendo sua Obra (atendendo ao IDE de Jesus) e guardando nossas vidas em vigilância, oração e jejum... Não tem outra resposta para isso!!!

Ah... e jamais deixar de agradecer a Ele por tudo o que tem feito em nossas vidas!!! E proclamar aos quatro ventos da Terra: MARANATA!!! ORA VEM SENHOR JESUS...

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quem é você? (por Lucas Uchôa)

"..Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.." Mt 7.23


Nota de Lucas Uchôa, el Martes, 23 de agosto de 2011 a las 10:29 (Facebook)


Certas coisas que acontecem em nossas vidas e que muitas vezes consideramos “normais”, me fazem pensar em uma pergunta simples de ser feita, mas muito difícil de ser respondida: Who am I? Quem é você? Quem somos nós? (...)Se olharmos por um prisma humano podemos chegar à conclusão que somos resultado de uma grande explosão que, com o passar de milhões de anos, foi a precursora de nossa origem. Se formos um pouco menos céticos poderíamos dizer que somos criaturas de Deus que nos ama e nos quer bem.

Mas será que é tão simples assim?!
Sou filho de pastor desde meu nascimento. Converti-me ao evangelho com sete anos de idade. Não lembro bem ao certo de muita coisa desse dia, mas é engraçado lembrar de alguns detalhes que nunca saem da minha memória.
Como disse, sou filho de pastor; aceitei em um dos “apelos” de meu pai. Lembro-me que quando fui a “primeira vez”, foi uma sensação estranha, pois afinal é estranho você ir á frente mostrar pra todos que você está aceitando a “alguém” que você nunca viu! Eu disse ”primeira vez” não por acaso, pois eu, na inocência de meus sete anos aceitei “Jesus como meu Salvador” durante um mês (4 domingos seguidos), mas meu pai, nesse quarto domingo disse que bastava aceitar a Ele somente uma vez. Eu entendi e não precisei ir mais “à frente”.

Mas aí eu volto à pergunta: Quem é você? (...) Consegue responder?
Quantos de nós hoje abrimos nossas bocas pra falar de Jesus e dizer de seu grande e infinito amor, das maravilhas do céu e da segunda vida (a eterna), e com essa mesma boca blasfemamos na intimidade de nossos lares ou mesmo na presença de nossos mais íntimos amigos com palavras que não deveriam sair da boca de quem “profetiza” tantas bênçãos? Quantos de nós vamos ao “Santo dos Santos” e cantamos, louvamos, pregamos a palavra da libertação, e estamos presos pelas amarras do inimigo, nos condenando mais ainda?

Quantas vezes já escutamos músicas que nada mais são que “Mantras” servindo ao nosso “eu” pra eufemizar o pecado que há em nós dizendo que nosso Deus é capaz de tudo e não precisamos nos preocupar com mais nada? Quantos de nós ligamos nossas tv’s para escutar a palavra de Deus e a mesma boca que dizia: “Só Jesus é o caminho a verdade e a vida...!” era a mesma que dizia: “está bíblia custa somente R$ 59,90” e depois orava por você (como é?!). Mas aí podem dizer-me: “Mas o que isso tem haver com a primeira pergunta?”.

Quantos de nós agimos diferente deles?
Já vi muitas vezes pessoas irem “à frente” demonstrar que estão arrependidos de seus pecados e que agora querem servir a Deus. Muitas dessas que vi eram “crentes” e estavam se reconciliando. Jamais os julgaria! Mas arrependimento deve ser uma única vez (estou certo?)! Essas mesmas pessoas que iam a primeira vez, iam muitas outras vezes (continuo sem julgá-las.)! Já também ouvi algumas dizerem que preferem está em casa e errados que irem à igreja e estarem errados (você acha que Deus é idiota?!) e diziam mais. Diziam que se ficassem em igreja “X”, já estariam predestinados a pecar novamente (hipócritas!).

Mas, quem sou eu?
Será mesmo que não ouviremos: "..nunca vos conheci (não sei quem são vocês). Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.."?
(?)
"Mas sei em quem tenho crido"! Creio no Deus que pode salvar e curar. Ele regenera nossas vidas não por nossas obras, mas sim por quem somos. Somos seus filhos, não para passar por cima de nossos erros, mas para, justo como um bom pai que castiga para educar, mostrar o caminho da perfeição.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 5a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA FAMÍLIA
(POR LUCIANO MANGA)


Palavra lida: II Timóteo 3:1-5

Perda da intimidade:

  • Nós temos que arriscar para ocorrer restauração na sua família;
  • Nossa iniciativa nunca cessa, mas se renova;
  • Confie ao seu parente seus segredos e sonhos;
  • Vulnerablidade: até um familiar "durão" também é vulnerável.
Perdão: 
  • A verdade tem que ser dita!!!;
  • Provérbios 28:13 - "Quando os justos triunfam, há porsperidade geral, mas quando os ímpios sobem ao poder, os homens tratam de esconder-se.";
  • A confissão de segredos conserta relacionamentos familiares.
Gratidão:
  • A gratidão surge a partir de atos ou gestos carinhosos;
  • Seja dominado pela gratidão e tenha o coração agradedico.

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 4a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA ESPIRITUALIDADE
A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ EM DIMENSÕES
(POR MARCOS ALMEIDA)
  • Qual a imagem que temos de Deus?;
  • Temos que ter mais intimidade com o Senhor;
  • Participe da caminhada, entre na jornada e se envolva no grupo;
  • Perceba a Palavra de Deus e a ouça;
  • Sente-se à mesa com o Senhor e esteja em comunhão com Ele;
  • O Evangelho nos dá uma sensação de urgência em proclamar que JESUS É O SENHOR!!!

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 3a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA MISSÃO
O INTERESSE 3D DE JESUS 
(POR BRENO BRILHANTE)

2D - visão humana (coisas)
3D - visão de Jesus (pessoas)

"Nossa vida é em função das coisas passageiras. Nossos interesses são superficiais." Jesus tem interesse em nos usar...

1 - ... porque Ele conta com gente imperfeita para fazer uma obra perfeita.
  • 2D - o que eu acho de mim / 3D - o chamado de Deus pra mim;
  • Deus nos quer, mesmo com nossas imperfeições;
  • O Senhor nos chama todo bagunçado e desarrumado pra nos transformar do jeito que Ele é;
  • Deus nos chama pra fazer a Sua obra, mesmo tão imperfeitos.
2 - ... porque toda ideia que Jesus tem dá certo.
  • 2D: meus planos / 3D: os planos de Deus;
  • Ser pescador de homens é a ideia do Senhor Jesus!!! Se fosse nossa, não daria certo!!!
3 - ... porque os Seus interesses tem repercussão eterna.
  • 2D: coisas terrenas / 3D: eternidade no céu
  • Infeliz não é o homem feio, doente, pobre ou sozinho. Infeliz é o homem que não faz aquilo que ele nasceu pra fazer;
  • Tudo o que Deus faz dá certo!!!;
  • Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer aqui na Terra vai refletir na nossa vida eterna com o Senhor.

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 2a parte

DEVOCIONAL - DIA 16/08 (por Luciano Manga)

A leitura da Bíblia foi feita em Mateus 14:21,23:

"Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrasse no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho."

Os comentários anotados por mim a respeito da meditação sobre esses versículos foram estes:
  • O caminho da felicidade é descobrir o melhor de si mesmo;
  • Desconectar de tudo no mundo para o bem da nossa vida espiritual;
  • Parar para buscar a Deus por prazer, e não por religiosidade;
  • Sejamos mais observadores da vida;
  • Muitas vezes é preciso manter o ritmo, mas mudar o foco;
  • Sensibilidade é algo precioso para o Reino de Deus;
  • O melhor ritmo de vida é o amor de Deus;
  • Humor é essencial para a vida cristã;
  • A gente precisa aprender mais com Jesus;
  • Na época de Jesus, os únicos que foram chamados de "filhos do diabo" foram os religiosos (fariseus).
Mas, o que tem a ver esses comentários de Manga com os versículos lidos no dia??? Tudo...

Jesus, após multiplicar os pães e peixes para alimentar uma multidão, pediu seus discípulos um momento a sós, para que orasse e buscasse a face de seu Pai. Com a correria dessa vida e a tecnologia como essencial para mantermos conectados às notícias do mundo, muitas vezes esquecemos de fazer o essencial pra mantermos uma comunhão sadia e abençoada com Deus: reservar um tempo para buscar a Deus em casa, ler e meditar na Palavra de Deus, orar, jejuar... Manga comentou que, por conta dessa correria, nos tornamos insensíveis e egoístas. Deus não quer isso pra nós... Ele quer que sejamos sensíveis ao Seu falar e ao ajudar ao próximo, a não pensarmos sempre em nós mesmos. Sejamos mais focados no Reino de Deus e o sirvamos com tudo o que Ele nos deu!!!

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 1a parte

COMENTÁRIOS GERAIS ACERCA DO EVENTO

O evento occoreu nos dias 15 e 16 de agosto de 2011, na Igreja Batista no Jóquei. O tema central é a vida em 3D, ou seja, a vida na visão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O tema proposto faz a comparação da visão humana, em 2D, que é limitada, e da visão de Jesus, em 3D, que é ilimitada.

Os subtemas tratados na conferência foram estes:
  • Vida em 3D: a dimensão da missão
  • Vida em 3D: a dimensão da espiritualidade
  • Vida em 3D: a dimensão da família
Os palestrantes foram Breno Brilhante (MPC), Marcos Almeida (Palavrantiga) e Luciano Manga (Vineyard Music Brasil).

Os momentos de louvor ficaram a cargo do Triobão (onde meu ex-prof. de violão clássico faz parte - Ismael), Luciano Manga, Marcos Almeida e Lucélia Guedes.

Evento mais que edificante, onde se fincou na consciência de todos que devemos viver segundo a visão de Jesus, andar na dependência dele e resgatar aqueles que estão pedindo por socorro do mundo de ilusões e enganos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Confesso a vocês que esse foi o dinheiro mais bem investido em toda a minha vida!!! Sempre tive a curiosidade de saber o que era essa MPC, e ninguém me tirava essa minha dúvida... A única pessoa que tirou minha dúvida foi meu queridíssimo ex-professor de violão do Música para Todos: Ismael de Jesus. Foi num dia de semana em que saí com alguns amigos-irmãos do TC (AD Templo Central) pra ir ao cimena (e ainda consegui a proeza de dormir no meio do filme!!! Também, tinha ido ministrar aula de espanhol na Vila Irmã Dulce, extremo sul de Teresina... quem não ficaria cansado e sonolento???), e depois fomos ao Subway. Ao sairmos do Subway, encontrei Ismael, e ele me chamou pra participar da conferência. Eu já estava com a intenção de participar, mas ainda estava em dúvida, pois teria 2 shows, e eu queria ir pra um desses shows. Mas quando o encontrei, decidi que ia mesmo era pra conferência!!! E foi a melhor decisão que tomei... ganhei novos amigos, renovei minha aliança com Deus, escutei louvores que exaltaram ao Senhor e entrei pra o time de jovens trabalhadores pela obra de Deus aqui na Terra!!!

Confiram nas postagens seguintes os comentários do devocional do dia 16/08 (por Luciano Manga) e das 3 palestras ministradas lá...

Besitos a todos, e vamos que vamos!!!!!!!!!!