domingo, 17 de março de 2013

Amar ao próximo: Sensibilidade

Bom dia, quase boa tarde!!!

Hoje quero tratar de um assunto que tem me incomodado bastante esse últimos dias... Como o próprio título da postagem já diz, falarei sobre a sensibilidade, que infelizmente nos falta nessas últimas décadas.

Tenho observado que até entre nós - os ditos "crentes" -, ao seguir os passos de Jesus, nos tornamos insensíveis ao longo da caminhada. Sim! Infelizmente acontece o contrário... Em vez de estendermos à mão a uma pessoa que está passando por momentos difíceis, o ignoramos. Quando vemos um irmão saindo do caminho, o criticamos a ponto de colaborar pela derrocada dele. Dissemos que tudo isso não passa de meninice e de birra. Não tratamos de agir como verdadeiros cristãos que somos: amar ao próximo como a nós mesmos! Já pensou se fosse você nesse lugar? O que você desejaria ter nesse momento??? Solidão ou companhias para te ajudar na caminhada? Você se classificaria como uma criança birrenta, pedindo por socorro, ou ficaria na sua, morrendo por dentro?

Na desculpa de que nos falta tempo para cultivar um relacionamento (amizade, namoro, família, etc) ou de que não temos dado abertura para pessoas que tentam interagir conosco, perdemos amizades e afetos. Ao deixarmos de dar atenção a alguém que precise de nosso carinho e companhia, deixamos de ser o suporte e ombro amigo. Não temos mais paciência de escutar o lamento das pessoas! Falamos palavras duras que machucam e ferem como uma facada para a morte.

Não quero dizer com isso que deixemos de falar a verdade para quem precisa escutá-la... A verdade é curadora e liberta a mais prisioneira das almas!!! Jamais a verdade machuca, ela é um alento pra quem está em momentos complicados da vida. E se somos seguidores de Cristo, a verdade é a nossa prioridade de vivência diária.

Quando ansiamos estar à frente de qualquer função na igreja (seja um porteiro, líder de jovens, pastor, missionário, etc), precisamos carregar conosco, como um dos fundamentos prioritários, a sensibilidade. Sem ela, como podemos exercer e praticar o que professamos ser: seguidores de Cristo???

Jesus, quando veio ao mundo, foi extremamente sensível ao sofrimento do povo naquela época, principalmente aos mais desfavoráveis. Ele também enxergou pessoas da alta sociedade, que tinha posses, mas eram vazias em sua essência. Cristo foi próximo às pessoas que precisavam do alento dele, serviu sem ser servido!!!

Que nessa tarde (já é mais de meio dia!) venhamos repensar como temos agido com o nosso próximo. Será que estamos sendo verdadeiros cristãos? Ou estamos aí só de fachada? Servimos esperando ser servidos posteriormente, ou estamos verdadeiramente servindo sem ser servido? Claro que é muito bom ser recompensado ao servir, mas lembremos que Jesus não teve esse privilégio... Ele serviu a vida toda à humaninda, e poucos o tem servido!!!

Ser sensível não é ser bobo... Dar um oi, perguntar como está, procurar saber detalhes de como foi o dia da pessoa é ser acessível, é abrir uma porta pra um relacionamento basado em Cristo! Sei que não é fácil ser assim, até porque nossa natureza, mesmo ao sermos regenerados em Jesus, é pecaminosa. Mas a vida cristã é essa mesma: tentar ser o que outrora não fomos e somos!!! É lutar contra essa natureza má que tenta nos tirar do foco, mas que não conseguirá. Existirão pessoas que não gostarão muito das suas iniciativas e até te chamarão de ingênuas, antipáticas e chatas... Mas depois veremos que as barreiras serão quebradas, e aquela pessoa que não ia com sua cara, te respeitará e te amará, assim como você a amou!!!

Sejamos luz nesse mundo de insensibilidade!
Sejamos sempre sensíveis!
Sejamos cristãos!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Construir

Bom dia!!!

Hoje falarei de uma palavra que tem feito parte da minha vida esses últimos dias: CONSTRUIR.

"Construir" me faz lembrar o que Jesus falou a nós em uma parábola (ilustração) em Mateus 7.24-27:

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. 

Ao longo da vida construímos relacionamentos, carreiras, famílias, patrimônios. Uns de maneira sadia, outros por meios tortuosos, mas constroem. Se observarmos, tudo o que temos na vida foi fruto de algo construído anteriormente. Umas construções permanecem, outras desmoronam, e não entendemos o porquê.

Não é diferente com a comunhão com Deus. Quando reconhecemos que Cristo é nosso Senhor e Salvador, estamos começando a construir um relacionamento com quem morreu na cruz por nossos pecados. Se não construímos um relacionamento sadio com Cristo, estamos fadados ao fracasso. A frase "Se somos fracos em nossa comunhão com Deus, somos fracos em tudo!" (via Facebook) expressa o que foi dito anteriormente.

Se, por esforço próprio, não procurarmos edificar nossas vidas em Cristo, ou seja, edificar sobre a rocha, estaremos sujeitos a uma vida cheia de incertezas, inseguranças e medos. Não falo de ser sempre vitorioso, mas de adquirir forças para estar em comunhão com o Senhor e com o próximo, exercendo os princípios do amor, descrito em I Coríntios 13:

AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 

Usamos os versículos desse livro para falar mais do amor eros (homem + mulher). Mas lembremos que isso é só uma fatia do que realmente é o amor!!!

Enfim, tudo o que fazemos na vida é preciso uma base sólida para que seja construído. Se nossa base for Cristo Jesus, com certeza tudo o que venhamos a construir vai nos trazer a certeza de que Deus está no controle de tudo. Sabemos o que nos mantém em comunhão... O que falta pra mantém essa comunhão??? Isso vai depender exclusivamente de nós!!!

Mas, aí você me diz: "Já tentei construir algo, e nunca deu certo... O que faço?" Entregue nas mãos de Deus!!! Claro que Ele não vai te dar nada de graça, você tem que lutar por isso. Deus no dá os meios para lutar, só precisamos sair da zona de conforto e batalhar!

Enquanto isso, descansemos no Senhor (não é ser preguiçoso!), e entreguemos nossos segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, nas Suas mãos. Ele nos orientará e abrirá nossos olhos pra muito além do que  sonhamos ou planejamos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Escolhas da vida

A vida é cheia de escolhas
Escolhas boas, Escolhas ruins
Mas tudo depende de uma escolha

Quando escolhemos viver para si mesmo
Escolhemos não nos importar com o próximo
Escolhemos extravasar de todas as maneiras possíveis
Escolhemos deixar o egoísmo dominar nossas vidas

Quando escolhemos viver como Cristo
Escolhemos ter compaixão pelo próximo
Escolhemos controlar nossos impulsos
Escolhemos que o Senhor venha reger nosso ser

Escolhas boas, escolhas ruins
Qual realmente escolhemos viver?
Queremos escolher qual delas?

Não sei vocês, mas eu escolho Deus!!!
Porque antes mesmo de o escolher
Ele me escolheu
Pra servir e não ser servido
Pra amar o próximo como a mim mesmo
Pra fazer dos meus sonhos os Seus sonhos
Pra minha vida ser a vida Dele

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Se o amor é construído...

Se o amor é construído,
Por quê só fazemos amizades só com quem nos vai dar sempre algo em troca? 
Por quê só pensamos em namorar alguém quando estamos apaixonados? 
E por que não cultivar a amizade de alguém que você não gostou de primeira? 
E por quê não namorar um(a) amigo(a)?
(assim os relacionamentos seriam bem mais duradouros e maduros... eu acho!) 
E por quê não tentar amar até o inimigo? 

É difícil, mas esse é o amor genuinamente firmado em Cristo!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vida de seminarista

Como será a vida de seminarista?
Tô descobrindo agora...

O que posso dizer é que uma sensação boa e ruim.
Mas... por quê boa e ruim?

Boa porque lá o objeto de estudo é Deus e sua Palavra,
E é sempre bom estarmos estudando a Bíblia,
Nos alimentando espiritualmente (e por quê não intelectualmente?)

Mas ruim porque é exigido do seminarista uma vida "certinha".
E como é essa vida "certinha"?
É renunciar a alguns projetos de vida,
viver abitolado nos livros e nos trabalhos,
não ter vida social, 
não namorar (se é que aparece algum(a) candidato (a))...

Não fazemos isso quando estamos em um curso superior???
Por quê não fazer o mesmo por uma causa mais nobre:
Estudar para estar apto a estar ativo na obra de Deus?

Por quê muitos acham que os seminaristas
são um bando de nerds da Bíblia,
que não tem sentimentos,
que não tem necessidades,
que não tem medos,
que não amam???

Olha só... Ainda sou caloura,
mas posso garantir que todos os seminaristas
tem sentimentos,
tem necessidades,
tem medos,
e que amam!!!

Nãos sei que vou mudar de opinião daqui a 3 ou 4 anos,
mas quando mudar, eu conto!!!

Mas... Se não mudar, também conto!!!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

De volta à solidão

Boa noite;

De volta ao meu não tão velho e queridíssimo blog! Só escrevendo mesmo para extravasar as ansiedades e inseguranças... Cada pessoa tem um hobby para distrair sua mente: escutar música, cantar, dançar, ler, viajar, passear, ver filmes. Todo ser humano procura algo para ocupar a mente, para não "viajar na maionese", para não se estressar, para não enlouquecer. Hobbys que podem até preencher o vazio da mente momentaneamente, mas que uma hora ou outra a ansiedade e o medo batem fortes.

Tentamos de tudo para fugir da solidão, procuramos por caminhos (muitas vezes tortuosos) para preencher esse buraco enorme no coração, e não lembramos daquele que pode sanar nossas insatisfações. Esquecemos que temos um Deus que pode nos fazer pessoas mais felizes... Que tudo o que Ele nos pede é segui-lo em obediência e estar debaixo de sua graça, amor e misericórdia. Por quê dificultamos tanto o que é tão simples e magnífico? Por quê agimos tanto com falta de prudência, como se não estivéssemos submetidos à vontade do Senhor? Esse mesmo Senhor que nos amou desde o princípio, que nos aceita do jeito que somos e que quer moldar o nosso caráter, a nossa vida?

Sinceramente, quando me bate a solidão, tento lembrar do que o Senhor fez por mim na cruz... Que tudo o que espero Nele não é vão e tardio, e que todas as barreiras que se transpor à minha frente serão vencidas pelo poder de Deus!!! Acredito que até o mais obediente e piedoso cristão do mundo passa também por isso. Antes de tudo, somos seres humanos munidos de pecado; e com esse pecado vem os sentimentos de insegurança, medo e solidão. Mas Cristo morreu por nós justamente para provar que podemos colocar a nossa vida de pecados diante Dele, para que Ele trabalhe com nosso ser.

O que quero dizer com a postagem de hoje é: deixemos nossas ansiedades e inseguranças diante Dele, pois só confiando no Senhor é que temos a real alegria de viver!!! Sei que já falei muito dessas temáticas, mas nesse momento senti a necessidade de falar mais uma vez sobre elas. Talvez assim, nós consigamos confiar mais Naquele que nos criou para louvor da Sua glória.

Para não ficar só nas minhas palavras, fecho essa postagem com dois versículos bíblicos:

Provérbios 12:25A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. 

I Pedro 5:7Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Escolhas

Boa madrugada!!!

Depois de mais um tempinho sem escrever no blog, volto com um assunto bem interessante...

Antes de entrar no X da questão, quero desde já agradecer a uma turminha que tem dado à minha vida uma visão nova e diferente: meus alunos do Instituto GAV de Ensino. Com eles aprendi a ser uma profissional melhor, a lutar com todas as forças por meus sonhos e projetos de vida, a ser mais tolerante e paciente, a ter mais compaixão pelo próximo, a amar de uma maneira nova e singular... Assim como os conquistei, eles também me conquistaram!!! Em ver que consegui produzir uma mudança na vida daqueles adolescentes e jovens, isso já é o suficiente. Confesso que tinha muito medo em ministrar aulas no ensino médio (única área que eu ainda não tinha atuado), e que, na 1a escola em que trabalhei com essa área, foi traumatizante... Saí de lá com os nervos em fragalhos!!! Como Deus é perfeito, e só nos dá o que podemos suportar, ele me presenteou logo em seguida com vocês, meus amores! Só Ele sabe o quanto meu coração dói em deixar vocês, mas meu tempo aí foi suficiente para enraizar em vocês o amor de Cristo, através da MPC Teresina e de nossas conversas dentro e fora de sala de aula... Amo todos vocês, meu pestinhas!!!

Agora sim, vamos tratar sobre "escolhas". O relato que dei a pouco tem tudo a ver com essa palavra, sabe por quê??? Porque quando estamos debaixo da vontade Deus, Ele nos guia de um modo que só vamos entender depois... é só questão de  dias, meses ou anos!!! Nossas escolhas estão sob avaliação constante de Deus... Eu escolhi seguir novos rumos, sair de um lugar que me fazia tão bem como profissional e como pessoa, para um novo desafio.

Toda escolha que fazemos na vida requer muitas coisas: renunciar, abdicar, abandonar, sair da zona de conforto. Vamos ver o exemplo de Jesus: ele renunciou toda sua glória para obedecer ao chamado de Deus para se entregar por toda  a humanidade. Cristo saiu da sua zona de conforto - do céu - para se entregar em sacrifício por nós. ELE ESCOLHEU!!! Já pensou se isso não tivesse ocorrido? O que seria de nós, meros pecadores???

Escolher é um campo de batalha em que somos automaticamente postos para eleger uma ou mais opções propostas pela vida. Isso vale para qualquer dilema que estejamos passando: Fico com essa calça ou com aquele vestido? Namoro aquele que tem a idade do meu pai ou o que é bem mais novo? Compro ou alugo uma casa? Perguntas que sempre irão aparecer no nosso cotidiano!!! E nada melhor do que, em todos esses momentos, saibamos escolher não só a melhor opção, mas a que vai agradar a Deus!!! Muitas vezes escolhemos opções que vá agradar ao bolso, ao ego, aos caprichos; mas não sabemos escolher nada sem estarmos na dependência do Criador. Isso mesmo!!! O resultado dessas escolhas é que vai mostrar o agir de Deus em nossas vidas...

Sempre gosto de dizer (e lembrar) algo parecido com essa afirmação: "Escolhi esse caminho, e dele jamais sairei. Deus me dará forças para prosseguir, pois antes de escolhê-lo, Ele me escolheu!" Pra que melhor confiar a Deus nossas escolhas???

Encerro essa postagem com uma singela homenagem aos meus alunos do GAV: