terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Escolhas da vida

A vida é cheia de escolhas
Escolhas boas, Escolhas ruins
Mas tudo depende de uma escolha

Quando escolhemos viver para si mesmo
Escolhemos não nos importar com o próximo
Escolhemos extravasar de todas as maneiras possíveis
Escolhemos deixar o egoísmo dominar nossas vidas

Quando escolhemos viver como Cristo
Escolhemos ter compaixão pelo próximo
Escolhemos controlar nossos impulsos
Escolhemos que o Senhor venha reger nosso ser

Escolhas boas, escolhas ruins
Qual realmente escolhemos viver?
Queremos escolher qual delas?

Não sei vocês, mas eu escolho Deus!!!
Porque antes mesmo de o escolher
Ele me escolheu
Pra servir e não ser servido
Pra amar o próximo como a mim mesmo
Pra fazer dos meus sonhos os Seus sonhos
Pra minha vida ser a vida Dele

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Se o amor é construído...

Se o amor é construído,
Por quê só fazemos amizades só com quem nos vai dar sempre algo em troca? 
Por quê só pensamos em namorar alguém quando estamos apaixonados? 
E por que não cultivar a amizade de alguém que você não gostou de primeira? 
E por quê não namorar um(a) amigo(a)?
(assim os relacionamentos seriam bem mais duradouros e maduros... eu acho!) 
E por quê não tentar amar até o inimigo? 

É difícil, mas esse é o amor genuinamente firmado em Cristo!!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vida de seminarista

Como será a vida de seminarista?
Tô descobrindo agora...

O que posso dizer é que uma sensação boa e ruim.
Mas... por quê boa e ruim?

Boa porque lá o objeto de estudo é Deus e sua Palavra,
E é sempre bom estarmos estudando a Bíblia,
Nos alimentando espiritualmente (e por quê não intelectualmente?)

Mas ruim porque é exigido do seminarista uma vida "certinha".
E como é essa vida "certinha"?
É renunciar a alguns projetos de vida,
viver abitolado nos livros e nos trabalhos,
não ter vida social, 
não namorar (se é que aparece algum(a) candidato (a))...

Não fazemos isso quando estamos em um curso superior???
Por quê não fazer o mesmo por uma causa mais nobre:
Estudar para estar apto a estar ativo na obra de Deus?

Por quê muitos acham que os seminaristas
são um bando de nerds da Bíblia,
que não tem sentimentos,
que não tem necessidades,
que não tem medos,
que não amam???

Olha só... Ainda sou caloura,
mas posso garantir que todos os seminaristas
tem sentimentos,
tem necessidades,
tem medos,
e que amam!!!

Nãos sei que vou mudar de opinião daqui a 3 ou 4 anos,
mas quando mudar, eu conto!!!

Mas... Se não mudar, também conto!!!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

De volta à solidão

Boa noite;

De volta ao meu não tão velho e queridíssimo blog! Só escrevendo mesmo para extravasar as ansiedades e inseguranças... Cada pessoa tem um hobby para distrair sua mente: escutar música, cantar, dançar, ler, viajar, passear, ver filmes. Todo ser humano procura algo para ocupar a mente, para não "viajar na maionese", para não se estressar, para não enlouquecer. Hobbys que podem até preencher o vazio da mente momentaneamente, mas que uma hora ou outra a ansiedade e o medo batem fortes.

Tentamos de tudo para fugir da solidão, procuramos por caminhos (muitas vezes tortuosos) para preencher esse buraco enorme no coração, e não lembramos daquele que pode sanar nossas insatisfações. Esquecemos que temos um Deus que pode nos fazer pessoas mais felizes... Que tudo o que Ele nos pede é segui-lo em obediência e estar debaixo de sua graça, amor e misericórdia. Por quê dificultamos tanto o que é tão simples e magnífico? Por quê agimos tanto com falta de prudência, como se não estivéssemos submetidos à vontade do Senhor? Esse mesmo Senhor que nos amou desde o princípio, que nos aceita do jeito que somos e que quer moldar o nosso caráter, a nossa vida?

Sinceramente, quando me bate a solidão, tento lembrar do que o Senhor fez por mim na cruz... Que tudo o que espero Nele não é vão e tardio, e que todas as barreiras que se transpor à minha frente serão vencidas pelo poder de Deus!!! Acredito que até o mais obediente e piedoso cristão do mundo passa também por isso. Antes de tudo, somos seres humanos munidos de pecado; e com esse pecado vem os sentimentos de insegurança, medo e solidão. Mas Cristo morreu por nós justamente para provar que podemos colocar a nossa vida de pecados diante Dele, para que Ele trabalhe com nosso ser.

O que quero dizer com a postagem de hoje é: deixemos nossas ansiedades e inseguranças diante Dele, pois só confiando no Senhor é que temos a real alegria de viver!!! Sei que já falei muito dessas temáticas, mas nesse momento senti a necessidade de falar mais uma vez sobre elas. Talvez assim, nós consigamos confiar mais Naquele que nos criou para louvor da Sua glória.

Para não ficar só nas minhas palavras, fecho essa postagem com dois versículos bíblicos:

Provérbios 12:25A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. 

I Pedro 5:7Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Escolhas

Boa madrugada!!!

Depois de mais um tempinho sem escrever no blog, volto com um assunto bem interessante...

Antes de entrar no X da questão, quero desde já agradecer a uma turminha que tem dado à minha vida uma visão nova e diferente: meus alunos do Instituto GAV de Ensino. Com eles aprendi a ser uma profissional melhor, a lutar com todas as forças por meus sonhos e projetos de vida, a ser mais tolerante e paciente, a ter mais compaixão pelo próximo, a amar de uma maneira nova e singular... Assim como os conquistei, eles também me conquistaram!!! Em ver que consegui produzir uma mudança na vida daqueles adolescentes e jovens, isso já é o suficiente. Confesso que tinha muito medo em ministrar aulas no ensino médio (única área que eu ainda não tinha atuado), e que, na 1a escola em que trabalhei com essa área, foi traumatizante... Saí de lá com os nervos em fragalhos!!! Como Deus é perfeito, e só nos dá o que podemos suportar, ele me presenteou logo em seguida com vocês, meus amores! Só Ele sabe o quanto meu coração dói em deixar vocês, mas meu tempo aí foi suficiente para enraizar em vocês o amor de Cristo, através da MPC Teresina e de nossas conversas dentro e fora de sala de aula... Amo todos vocês, meu pestinhas!!!

Agora sim, vamos tratar sobre "escolhas". O relato que dei a pouco tem tudo a ver com essa palavra, sabe por quê??? Porque quando estamos debaixo da vontade Deus, Ele nos guia de um modo que só vamos entender depois... é só questão de  dias, meses ou anos!!! Nossas escolhas estão sob avaliação constante de Deus... Eu escolhi seguir novos rumos, sair de um lugar que me fazia tão bem como profissional e como pessoa, para um novo desafio.

Toda escolha que fazemos na vida requer muitas coisas: renunciar, abdicar, abandonar, sair da zona de conforto. Vamos ver o exemplo de Jesus: ele renunciou toda sua glória para obedecer ao chamado de Deus para se entregar por toda  a humanidade. Cristo saiu da sua zona de conforto - do céu - para se entregar em sacrifício por nós. ELE ESCOLHEU!!! Já pensou se isso não tivesse ocorrido? O que seria de nós, meros pecadores???

Escolher é um campo de batalha em que somos automaticamente postos para eleger uma ou mais opções propostas pela vida. Isso vale para qualquer dilema que estejamos passando: Fico com essa calça ou com aquele vestido? Namoro aquele que tem a idade do meu pai ou o que é bem mais novo? Compro ou alugo uma casa? Perguntas que sempre irão aparecer no nosso cotidiano!!! E nada melhor do que, em todos esses momentos, saibamos escolher não só a melhor opção, mas a que vai agradar a Deus!!! Muitas vezes escolhemos opções que vá agradar ao bolso, ao ego, aos caprichos; mas não sabemos escolher nada sem estarmos na dependência do Criador. Isso mesmo!!! O resultado dessas escolhas é que vai mostrar o agir de Deus em nossas vidas...

Sempre gosto de dizer (e lembrar) algo parecido com essa afirmação: "Escolhi esse caminho, e dele jamais sairei. Deus me dará forças para prosseguir, pois antes de escolhê-lo, Ele me escolheu!" Pra que melhor confiar a Deus nossas escolhas???

Encerro essa postagem com uma singela homenagem aos meus alunos do GAV:


sábado, 11 de agosto de 2012

Maldade X Bondade: Uma batalha a ser enfrentada!!!

Boa tarde a todos!!!

Ta aí um tema que tem sondado meu coração nos 2 últimos meses... E quero compartilhar isso com meus leitores nessa postagem.

Lembro-me vagamente que esse tema foi debatido há um tempo atrás em um culto de jovens da igreja onde sou membro atualmente. Quem deu a palavra para nós, jovens, disse uma frase parecida com essa: "Todo ser humano é mau em sua essência". Aquilo de início me deixou um pouco chocada, mas ao longo da explanação dessa afirmativa, vi mesmo que somos pessoas más mesmo!!! Já conhecemos a história da entrada do pecado no mundo por conta do desejo de Adão ter o mesmo nível do conhecimento de Deus (Gênesis 3), instigado pelo inimigo de nossas vidas (que estava na cobra). O que quero dizer com isso é que, com a entrada do pecado na vida do ser humano, iniciou-se aí uma batalha grandiosa entre o bem e o mal. E confessemos que estamos sempre lutando contra o mal!!! Mas, será que sabemos o que realmente é essa tal de maldade??? Do que realmente o nosso coração está cheio? Não há melhor resposta do que os versículos da Bíblia, a palavra de Deus para nós:

Mateus 12:35 - "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más."

Mateus 15:18 - "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem."

Mateus 18:35 - "Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."

Praticamente todos os livros do Novo Testamento falam sobre o coração, principalmente nos evangelhos. É dele que procede o bem ou o mal, dependendo de qual deles irá reger nossa vida. Não é nada fácil tratar desse tema, sabendo que passa por nossas mentes tanta maldade, tanta sujeira... Do quanto somos infantis em guardar rancor e tramar contra a vida do que chamamos de "inimigos". Mas o nosso inimigo de fato não é o nosso semelhante, e nem nós mesmos, mas aquele que, com ousadia de enfrentar a Deus, implantou o mal no mundo, com a permissão do mesmo Deus. Aí muitos se questionam: mas por quê Deus permitiu a entrada do mal??? Oxente... muito simples: Ele é DEUS!!! Sua soberania não pode e nem deve ser questionada ao extremo... Há coisas que não nos cabem saber, nem questionar!!!

Quando nos deixamos "dominar" (é essa palavra mesmo!) pela graça e misericórdia de Deus, ele vai trabalhando no nosso caráter, e tudo o que fizermos de mal, se torna em um bem maior!!! Nem eu, nem você, somos pessoas boas... Só nos tornamos pessoas boas quando aprendemos a ser como Jesus é... Quando nos dispomos a mudar nossas atitudes, nossos comportamentos, rejeitando aquele pensamento que nos vai a tender pra o mal, aí sim podemos dizer que estamos aprendendo a ser pessoas boas.

Pra ser honesto, temos que lutar contra o que nos deixa corrupto. Pra saber escutar as críticas, temos que lutar contra a raiva e a indignação que sonda o coração. Pra saber perdoar, é preciso lutar contra a vingança que cogita a nossa mente. Só deixaremos de lutar contra o mal quando nosso Senhor vier novamente à Terra nos buscar. Leiam atentamente os capítulos 22 e 23 de Apocalipse (mas é bom orar antes para ter discernimento), é importante!!!

E pra encerrar essa postagem, quero expressa aqui publicamente que, se tenho feito mal a alguém próximo a mim, peço perdão (porque adquiri essa qualidade lutando contra o mal!). E aos que me fizeram mal, eu os perdoo (e sempre tentarei perdoar), porque eu quero que o bem domine o meu coração!!! Que Deus sonde nossos corações para sermos pessoas melhores nessa vida que é tão curta pra perdemos tempo com intrigas e maus entendidos!!!

Com o amor de Cristo sempre em nossos corações... E até a próxima postagem!!! ;-)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Escola da Vida no Instituto GAV de Ensino

Bom dia!!!

Hoje quero falar sobre mais sobre o projeto Escola da Vida em um dos locais mais que especiais pra mim: meu trabalho - Instituto GAV de Ensino!!! Relutei bastante pra fazer essa postagem, mas ao mesmo tempo estava muito ansiosa pra relatar o que aconteceu lá em mais um projeto da MPC Teresina. Deixei passar o tempo de pós-EDV para me sentir mais confortável ao falar de uma realização de um propósito que fiz com Deus e com uma das minhas primeiras amizades dentro da MPC Teresina - Charles.

Assim que participei do primeiro treinamento da MPC Teresina, Charles tinha  proposto levar o projeto Escola da Vida pra meu antigo emprego - no São Mateus -, mas não imaginava que iria passar pouco tempo nesse trabalho. Depois dessa conversa, acatei essa missão como uma realização pessoal com professora e voluntária da MPC, e tive um particular com Deus!!! Que, a onde quer que eu fosse trabalhar, tentaria levar os projetos da MPC Teresina... Sou professora, pra quem ainda não percebeu!!! Então o acesso aos alunos e a direção da escola seria um pouco mais fácil.

Entenderam agora porque isso que torna um relato mais íntimo e pessoal pra mim??? Por isso tomei todo o cuidado do mundo para que Deus fosso o maior  e único foco nesse propósito, e que eu e todos que fazem parte da MPC Teresina fôssemos seus canais lá no GAV!!!

Então, voltando ao relato... Vemos nitidamente o agir de Deus do início ao fim da EDV no GAV. Foram muitas dificuldades, mas também todas as alegrias que tivemos lá superaram as nossas imperfeições e barreiras!!! Minha satisfação como professora dessa instituição e voluntária da MPC Teresina foram inigualáveis!!!

Sinto que meus alunos melhoraram bastante nos seus desempenhos escolares, e que estão mais atentos nas aulas. Muitos deles, depois da EDV, demonstraram o desejo de também estar servindo a Deus e ao próximo na MPC Teresina!!! Olha, se eu fosse cardíaca, tava fritinha da silva... Mas graças a Deus, meu coração é forte e aguenta tanta alegria e satisfação que só encontramos em nosso Senhor.

Isso é tudo o que tenho pra dizer da EDV no GAV... Ah, e que meus alunos sempre demonstram a marca que ficou em seus corações nas palestras: "Tudo muda quando você muda"!!! Valeu, povim da MPC Teresina... Amo vocês em Cristo!!! E aí já vem quase um ano de missão... e faço questão de comemorar com todos os meus amigos de MPC!!!

E como de costume, uma foto que mostra tudo o que falei até aqui: