sábado, 11 de agosto de 2012

Maldade X Bondade: Uma batalha a ser enfrentada!!!

Boa tarde a todos!!!

Ta aí um tema que tem sondado meu coração nos 2 últimos meses... E quero compartilhar isso com meus leitores nessa postagem.

Lembro-me vagamente que esse tema foi debatido há um tempo atrás em um culto de jovens da igreja onde sou membro atualmente. Quem deu a palavra para nós, jovens, disse uma frase parecida com essa: "Todo ser humano é mau em sua essência". Aquilo de início me deixou um pouco chocada, mas ao longo da explanação dessa afirmativa, vi mesmo que somos pessoas más mesmo!!! Já conhecemos a história da entrada do pecado no mundo por conta do desejo de Adão ter o mesmo nível do conhecimento de Deus (Gênesis 3), instigado pelo inimigo de nossas vidas (que estava na cobra). O que quero dizer com isso é que, com a entrada do pecado na vida do ser humano, iniciou-se aí uma batalha grandiosa entre o bem e o mal. E confessemos que estamos sempre lutando contra o mal!!! Mas, será que sabemos o que realmente é essa tal de maldade??? Do que realmente o nosso coração está cheio? Não há melhor resposta do que os versículos da Bíblia, a palavra de Deus para nós:

Mateus 12:35 - "O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más."

Mateus 15:18 - "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem."

Mateus 18:35 - "Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."

Praticamente todos os livros do Novo Testamento falam sobre o coração, principalmente nos evangelhos. É dele que procede o bem ou o mal, dependendo de qual deles irá reger nossa vida. Não é nada fácil tratar desse tema, sabendo que passa por nossas mentes tanta maldade, tanta sujeira... Do quanto somos infantis em guardar rancor e tramar contra a vida do que chamamos de "inimigos". Mas o nosso inimigo de fato não é o nosso semelhante, e nem nós mesmos, mas aquele que, com ousadia de enfrentar a Deus, implantou o mal no mundo, com a permissão do mesmo Deus. Aí muitos se questionam: mas por quê Deus permitiu a entrada do mal??? Oxente... muito simples: Ele é DEUS!!! Sua soberania não pode e nem deve ser questionada ao extremo... Há coisas que não nos cabem saber, nem questionar!!!

Quando nos deixamos "dominar" (é essa palavra mesmo!) pela graça e misericórdia de Deus, ele vai trabalhando no nosso caráter, e tudo o que fizermos de mal, se torna em um bem maior!!! Nem eu, nem você, somos pessoas boas... Só nos tornamos pessoas boas quando aprendemos a ser como Jesus é... Quando nos dispomos a mudar nossas atitudes, nossos comportamentos, rejeitando aquele pensamento que nos vai a tender pra o mal, aí sim podemos dizer que estamos aprendendo a ser pessoas boas.

Pra ser honesto, temos que lutar contra o que nos deixa corrupto. Pra saber escutar as críticas, temos que lutar contra a raiva e a indignação que sonda o coração. Pra saber perdoar, é preciso lutar contra a vingança que cogita a nossa mente. Só deixaremos de lutar contra o mal quando nosso Senhor vier novamente à Terra nos buscar. Leiam atentamente os capítulos 22 e 23 de Apocalipse (mas é bom orar antes para ter discernimento), é importante!!!

E pra encerrar essa postagem, quero expressa aqui publicamente que, se tenho feito mal a alguém próximo a mim, peço perdão (porque adquiri essa qualidade lutando contra o mal!). E aos que me fizeram mal, eu os perdoo (e sempre tentarei perdoar), porque eu quero que o bem domine o meu coração!!! Que Deus sonde nossos corações para sermos pessoas melhores nessa vida que é tão curta pra perdemos tempo com intrigas e maus entendidos!!!

Com o amor de Cristo sempre em nossos corações... E até a próxima postagem!!! ;-)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Escola da Vida no Instituto GAV de Ensino

Bom dia!!!

Hoje quero falar sobre mais sobre o projeto Escola da Vida em um dos locais mais que especiais pra mim: meu trabalho - Instituto GAV de Ensino!!! Relutei bastante pra fazer essa postagem, mas ao mesmo tempo estava muito ansiosa pra relatar o que aconteceu lá em mais um projeto da MPC Teresina. Deixei passar o tempo de pós-EDV para me sentir mais confortável ao falar de uma realização de um propósito que fiz com Deus e com uma das minhas primeiras amizades dentro da MPC Teresina - Charles.

Assim que participei do primeiro treinamento da MPC Teresina, Charles tinha  proposto levar o projeto Escola da Vida pra meu antigo emprego - no São Mateus -, mas não imaginava que iria passar pouco tempo nesse trabalho. Depois dessa conversa, acatei essa missão como uma realização pessoal com professora e voluntária da MPC, e tive um particular com Deus!!! Que, a onde quer que eu fosse trabalhar, tentaria levar os projetos da MPC Teresina... Sou professora, pra quem ainda não percebeu!!! Então o acesso aos alunos e a direção da escola seria um pouco mais fácil.

Entenderam agora porque isso que torna um relato mais íntimo e pessoal pra mim??? Por isso tomei todo o cuidado do mundo para que Deus fosso o maior  e único foco nesse propósito, e que eu e todos que fazem parte da MPC Teresina fôssemos seus canais lá no GAV!!!

Então, voltando ao relato... Vemos nitidamente o agir de Deus do início ao fim da EDV no GAV. Foram muitas dificuldades, mas também todas as alegrias que tivemos lá superaram as nossas imperfeições e barreiras!!! Minha satisfação como professora dessa instituição e voluntária da MPC Teresina foram inigualáveis!!!

Sinto que meus alunos melhoraram bastante nos seus desempenhos escolares, e que estão mais atentos nas aulas. Muitos deles, depois da EDV, demonstraram o desejo de também estar servindo a Deus e ao próximo na MPC Teresina!!! Olha, se eu fosse cardíaca, tava fritinha da silva... Mas graças a Deus, meu coração é forte e aguenta tanta alegria e satisfação que só encontramos em nosso Senhor.

Isso é tudo o que tenho pra dizer da EDV no GAV... Ah, e que meus alunos sempre demonstram a marca que ficou em seus corações nas palestras: "Tudo muda quando você muda"!!! Valeu, povim da MPC Teresina... Amo vocês em Cristo!!! E aí já vem quase um ano de missão... e faço questão de comemorar com todos os meus amigos de MPC!!!

E como de costume, uma foto que mostra tudo o que falei até aqui:


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sonhando os sonhos de Deus

Boa noite, meus leitores!!!

Cá estou de volta ao meu blog... Depois de um tempinho de folga intelectual, hoje quero tratar de um tema que tem ardido em meu coração esses últimos dias.

Quando falamos de sonhos, tratamos de desejos que temos no coração, no qual queremos realizar a um curto, médio e/ou longo prazo. Não falo só de maneira específica, mas de toda uma vida... Na infância, sonhamos com o que queremos ser quando "crescer". Na adolescência, queremos sonhar e realizar o mais rápido possível esses sonhos, por conta dos hormônios em alta nessa fase. Na juventude, somos mais maduros e medimos as consequências de sonhos a ser realizados ou frustados. Na maturidade, sonhamos juntamente com um(a) parceiro(a) para construir uma família e como suprir as necessidades um do outro. E aí vai toda nossa vida!!!

Mas, será que em todos esse sonhos, Deus está presente??? Não falo de convenções humanas, mas de um relacionamento sadio em Criador/criatura... De deixarmos Deus estar no controle de nossos sonhos e desejos!!! Não é questão de predestinação, mas de ter sempre o melhor de Deus pra nós. Não é bom termos sempre o melhor pra nossas vidas? Mas, o melhor de Deus muitas não é o que sonhamos para nós... Mas, como assim???

Muitas vezes, ao longo de nossas vidas, saímos do foco principal: estar disposto a proclamar o Evangelho de Jesus Cristo a todos ao nosso alcance, de maneira equilibrada e sadia, e com disposição a enfrentar as barreiras. Falo agora de nosso dever como cristão (seguidores de Cristo)... Sonhamos tanto em fazer um bom curso, falar várias línguas estrangeiras, fazer um bom curso, ter um bom casamento, ficar ricos. Mas será que sonhamos em atender o chamado de Deus para proclamarmos seu evangelho? Renunciamos aos sonhos que muitas vezes só alimentam o nosso ego para dedicar alguns dias ou integralmente à obra de Deus (ajudar ao próximo, ensinar e dar carinho a quem precisa)?

Hoje meus maiores exemplos de amor à obra de Deus são: meu atual pastor, Joel Bina; meus amigos Ismael e Diego Gonzaga; e meus novos amigos americanos (creio que já posso chamá-los assim) Stephanie, Rachel, Natalie, Sara Beth, Wes, Frank e Michael. O pastor Joel por estar sempre disposto a ajudar ao próximo e pelo zelo às igrejas que pastoreia. Ismael e Diego por serem tão dedicados às funções a eles dadas, e por estarem saindo do conforto das suas casas e da família  pra se capacitarem em outro estado nos ministérios que o Senhor deu eles. E os americanos, por terem saído do conforto de suas casas e de seu país, e exalarem felicidade e amor ao próximo às pessoas carentes de carinho, recursos financeiros e da palavra de Deus; enfrentando barreiras linguísticas e estando a muitos quilômetros de distancia de seu país natal.

É com esse pequeno relato isso que encerro a postagem de hoje!!! Agora eu quero sonhar com o que Deus tem pra mim... Se você ainda não sabe o que Deus tem preparado pra sua vida, busque-o em oração, tenha comunhão diária com Ele através da leitura da Sua palavra (Bíblia) e Ele te responderá!!! Você vai se surpreender com o que Ele tem preparado... Eu me surpreendo a cada dia!!! Espero que você também... ;-) Abraços a todos!!!

P.S.: Deus nos usa pra abençoar em todas as áreas possíveis e imagináveis... Saibam disso!!!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ser professor!!!

Quer criar uns cabelinhos brancos pra dar charme ao visual? 
Quer exercer a paciência até chegar ao seu limite psicológico e humano?
Quer sair todo(a) descabelado(a) e com a cabeça a mil por hora?
Quer madrugar ao ponto de criar umas ruguinhas bem charmosas no rosto?
Quer ficar preocupado com notas e com o desempenho de seus "discípulos"?
Quer dar muito e receber pouco???
Seja um(a) professor(a)!!!

Mas para todos os males há os benefícios... Então:

Quer vibrar a cada nota boa que um aluno tira?
Quer ajudar a construir pessoas com educação, caráter e cidadania?
Quer ver seus "discípulos" com um futuro brilhante e promissor?
Quer sentir orgulho e ser lembrado(a): esse(a) foi meu(minha) professor(a)???
Quer crescer como ser humano, mesmo com tantas dificuldades???
Quer formar pessoas capazes de exercerem suas profissões?
SEJA UM(A) PROFESSOR(A)!!!

Não escolhemos ser PROFESSORES, mas a profissão nos escolheu!!!

(Homenagem a todos os professores do passado, do presente e do futuro)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gentileza

Boa madrugada!!!

Tô de volta ao meu velho e querido blog... E com mais um tema para pensar e analisar. Dessa vez, quero falar sobre um tema que tá em falta em nosso meio social (convivência): a GENTILEZA. Como ela está tão rara esses últimos tempos, hein?! Gosto muito de uma frase que sempre aparece em algum mural de amigos do Facebook (e até tem uma página no face só sobre isso): "Gentileza gera Gentileza". Mas, será que ela é realmente praticada no nosso cotidiano? Mas antes de chegar nas indagações, quero compartilhar com vocês como cheguei até esse tema. Olhem essa imagem:


De primeiro, iria falar sobre "a língua e suas proezas", mas aí pensei em pegar mais leve e falar de "gentileza". A gentileza tem uma conexão muito grande com o modo de falar (a língua em ação). E como minha linha de raciocínio será em relação a trato com pessoas de diferentes personalidades, então a palavra "gentileza" se encaixou direitinho ao que pretendo falar. Calma, gente, parei de tagarelar!!! Indo direto ao ponto: porque é tão difícil ser gentil??? Porque é tão sofrido dizer "obrigado", "com licença", "bom dia/tarde/noite", "por favor"??? Mais difícil ainda é escutar um elogio sem malícia, sem segundas (e terceiras, quartas, quintas...) intenções...

A Bíblia (sim, a palavra de Deus!!!) retrata que, quem é gentil, está agradando a Deus. Não o "gentio" relacionado aos "dominadores" do povo de Israel em tempos de guerra e exílio (o livro de Salmos está cheio de referências sobre os "gentios" como inimigos do povo de Israel), mas do "gentil" como as atitudes de uma pessoa sem malícias. Vejam esse versículo que fala a respeito de Davi, quando na escolha de Deus à sua pessoa como sucessor de Saul no trono de Israel:

"Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele."
I Samuel 16:18 

Davi era uma pessoa agradável, "prudente em palavras, e de gentil presença"!!! O futuro rei de Israel era uma pessoa altamente polida no quesito "língua abrandada"... Se não fosse, como ele conseguiria governar um reino tão grande? E ainda mais... Como iria governar sua própria família??? E porque essa mesma gentileza não é válida pra os dias de hoje???

Acredito eu que ser "gentil" também implica em perdoar e saber pedir perdão, em refrear a língua pra não dizer uma palavra que venha machucar o próximo, em deixar Deus dominar e purificar nossa natureza humana e pecaminosa. "Ser gentil" é agradar Àquele que foi tão gentil e misericordioso conosco, a ponto de dar seu filho Jesus para remissão de nossos pecados. Dominar a mente de pensamentos maldosos e a língua de indiretas e venenosas palavras não é tarefa fácil!!! Mas se fizermos o básico (vigiar, orar e ler a Bíblia), estaremos mais fortes para lutar contra tudo isso... Faça da gentileza seu referencial de caráter cristão, e com certeza seremos segundo o coração de Deus!!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

MPC Teresina - Escola da Vida na U.E. Didácio Silva

Boa tarde!!! \o/


Antes de começar essa postagem, queria que dessem uma olhada na foto acima... Ela resume uma semana cheia de correrias, suor, sacrifício, renuncia; para que víssemos a alegria estampada nos rostos desses adolescentes e jovens!!!

A sensação de dever cumprido e de satisfação para nós - que estávamos envolvidos diretamente com a Escola da Vida - é imensa... A responsabilidade da equipe da MPC Teresina em dar assistência aos alunos, de levar até eles palestras com temas (muitas vezes polêmicos) que fazem parte do cotidiano deles e de arrancar (a palavra é essa mesmo!) um sorriso sincero dentro daqueles corações cheios de dilemas e conflitos do dia-a-dia, é muito grande!!!

Também é uma grande responsabilidade para mim, como uma das voluntárias da MPC Teresina, em relatar o que aconteceu com a gente durante essa semana. Não sei quais mudanças aconteceram com meus colegas e amigos voluntários, mas posso dizer que comigo aconteceram várias mudanças boas e que vou levar pra o resto da vida... Minha alegria em servir ao próximo é muito grande, que até hoje sinto um renovo muito grande em meu ser!!! Esqueci até que tinha problemas e lutas, só para estar ali servindo a Deus e àqueles seres humanos em formação que precisavam ter um contato conosoco.

Minhas palavras são de gratidão a Deus... Sem Ele em nossas vidas, não seríamos e nem estaríamos fazendo esse trabalho tão lindo em prol de nossos adolescentes e jovens que precisam conhecer a amor de Deus!!! E que venha mais uma Escola da Vida para estarmos novamente juntos trabalhando para o Senhor... ;-)

Agora, pra fechar a postagem de hoje, umas palavrinhas sobre a EDV por Diego Malta:

Um coração agradecido

Eu queria ter feito esse agradecimento ainda na sexta-feira, mas como não foi possível. Estou fazendo hoje. Na última semana estivemos todas as manhãs acordando bem cedo, carregando cadeiras, montando equipamentos, recepcionando com um sorriso no rosto pela felicidade em estar investindo nosso tempo na missão de levar as boas novas para os alunos do Didácio Silva. E no último dia dizer, “Ufa, conseguimos! Até aqui nos ajudou o Senhor”. Com um coração agradecido eu fiquei pensando, como conseguir forças para realizar tudo isso se não fosse o Senhor. Fiquei agradecido pela confiança do Chefe Lucas (valeu “mesti"), pelo investimento de nossos mantenedores, pela oração das mães do Desperta Débora, pelo total apoio do Pr. Isaias (IB Ressurreição) que sem aquelas cadeiras tudo ficaria muito difícil, Agradecido a Deus pela permissão da diretoria da U.E Didácio Silva que permitiu que estivéssemos ali durante uma semana. Agradecido a turma que me ajudou no pré - EDV (Estevão e Samantha), que fizeram as vistas comigo e produziram o material. Ao Charles que tem colocado sua vida em tempo integral para estar perto desses estudantes, e que nos levou até essa escola. Ai vem o agradecimento todo especial para nossa equipe, e que equipe! Vocês foram especiais demais, pela disponibilidade e carinho que tiveram em se colocar como instrumentos nas mãos de Deus. Muiiiiiiiiiiito obrigado! Foi emocionante ver o olhar atendo dos alunos, as lágrimas, os depoimentos, os abraços, os momentos em que eles só queriam estar perto da nossa equipe.

Tenho um coração pela vida de todos. 
Diego Malta – Coordenador do Escola da Vida – MPC Teresina 

terça-feira, 10 de abril de 2012

Para Cibele - por Aurélio Ferry

Boa noite!!!

Tava em casa dando uma arrumada em uns papéis antigos, e encontrei uma poesia feita pra mim por meu amigo de muitos anos, Aurélio Ferry. Ele fez essa poesia quando estávamos no pré-vestibular, e guardo até hoje com muito carinho essa demonstração de amizade sincera. Deus é tão lindo, que nos reencontramos no mesmo curso (só que em períodos diferentes), quando paguei uma matéria que eu devia na turma do 5o período (que era a turma dele). Compartilho com meus leitores essa linda poesia:


Para Cibele

Toca toca violão,
Lata velha que mania,
Sinto falta de seu pão.
Saia fora minha filha,
Que lá vem o avião!

Quanto mais a bem dizer,
Posso linda encenar,
Se minha vida é dizer,
Bora-bora alto lá.
Quanto mais eu escrever,
Nunca mais eu vou parar!

Choca choca a galinha,
Seu ovinho no verão,
Nasce mais uma pequenina,
Que ilumina o coração
Da minha vida inha inha,
Cibele linda de montão!

Porto Velho Araújo,
Senta lá e me escuta,
Conversando com marujo,
Veja só que maravilha,
Nada mais vou dizer.

Veja só o caramujo,
Que rasteja lento lento,
Conquistando o mar e o mundo,
Mas só Cibele pode ver.