sexta-feira, 2 de março de 2012

Deus acima de tudo

Boa noite!!!

Estava eu aqui pensando com meu botões... E analisando a seguinte situação: o quanto somos tão movidos a conveniências!!! Quando estamos em momentos difíceis, corremos aos braços do Pai pra pedirmos ajuda, consolo e socorro. E nos momentos bons, nos esquecemos que ele também é o Deus que rege nossas vidas. Isso é da natureza humana, bem sabemos, mas de uma natureza descompromissada com quem nos criou, de uma natureza pecaminosa...

Temos alguns exemplos básicos quando nos aproximamos mais de Deus: quando queremos passar em um vestibular e/ou concurso público, quando queremos uma vida financeira estável, quando queremos um(a) namorado(a), etc e tals... Mas quando estamos na bonança, esquecemos de sua grande benevolência em nos abençoar sem ao menos merecermos tamanhas bençãos!!! E o mais chocante é que, quando "perdemos" ou "não conseguimos" tais coisas, ainda queremos ter o direito de nos revoltarmos contra Deus!!! Só mesmo a misericórdia Dele mesmo pra aguentar tamanhas atitudes grotescas da nossa parte...

Falo isso porque já passei por vários momentos assim, e aprendi que devemos lembrar que nosso Deus é Deus em todos os momentos de nossas vidas, e sempre devemos dar honra e glória àquele que nos deu a vida para sermos sal e luz pra outras vidas nesse mundo tão cheio de desamor, ódio e fúria.

Existem infinitas maneiras de agradecer a Deus por tudo o que tem feito a nós. Minha forma de agradecer a Ele é compartilhando minhas experiências de vida com vocês nesse blog, por exemplo. Que tal começarmos a agradecer a Deus na hora das lutas e da dor??? Tenho experimentado isso na minha vida, e é muito sentir o Pai pertinho de mim... É como transbordar de alegria, mesmo sentindo aquela angústia ou sofrimento por dentro!!! Sim... porque tenho a certeza de que Ele faz o que eu não posso fazer: o impossível.

Deus é Deus, e ele está acima de toda a sua criação!!! Deixe que o amor, a graça e a paz Dele inunde seu ser... Sentirá o mover de Deus em todos os aspectos de sua vida!!! ;-)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Gordura: eis a questão!!!

Boa noite!!!

Aqui estou em mais uma postagem... E o tema que quero desenvolver tem influenciado toda uma geração de mulheres acima do peso, mas que tentam ser (e são!) felizes e realizadas por sua inteligência, e não por seu corpo. Recomendo que os homens também prestem bem atenção a essa postagem, pois isso também deve interessar a vocês. Dentro do que irei falar, também irei expor algumas experiências que passei e passo por estar acima do peso. E pasmem... vai ter Bíblia aqui, ok?!

Então... antes de mais nada, quero contar algo que passei recentemente. Estava eu em uma determinada igreja, com um grupo de amigos. Ao terminar a programação dos jovens, uma pessoa chega a mim, olha pra mim e uma amiga, e pergunta se sou "mãe" dela... minha amiga nem deu atenção ao que a pessoa falou, mas eu fiquei um pouco chocada. Aí respondi com outra pergunta: - Não, não sou... Mas porque você acha que sou mãe dela??? Respondeu a pessoa: - Porque você é gordinha!!! Senti a pancada, mas respirei fundo pra não ser rude e grosseira. Outra situação que passei, um pouco antes dessa, foi mais constrangedora: uma pessoa chega a mim, depois de uma Escola Bíblica Dominical, e pergunta o porquê de estar acima do peso. Exponho minha situação... e depois disso, ela me disse: - Posso te dar um conselho? Pare de comer!!! Não coma a noite... Homens não gostam de mulheres gordas... Elas transmitem desleixo e falta de cuidado!!! Também fiz como na situação anterior: segurei a língua pra não ser grosseira e ofender a pessoa.

Ao ver o comentário que está exposto no Facebook - o caso de preconceito a uma garota acima do peso em um determinado evento da minha cidade por um "babaca" que se classifica como homem -, me veio a necessidade de comentar sobre moças acima do peso que, infelizmente, sofrem represálias até dentro de suas igrejas (congregações). Seria bom ter mais exemplos além do meu, pra ser mais abrangente a minha postagem, mas acho que o que passei serve também pra ajudar garotas a superarem suas inseguranças e medos.

Mas voltando às minhas experiências, lembro que quando eu tinha o corpinho de uma boneca, era muito paquerada... Sim, eu ERA!!! E não tenho temores e vergonha em falar disso... Quando tive uma série de problemas que me fizeram engordar, foram desaparecendo do mapa. Só queriam minha amizade, nada mais... Não que seja ruim ser amiga, mas e porquê não ser namorada??? Infelizmente existe uma certa padronização em relação ao biotipo que os rapazes almejam em relação às moças: esbeltas, loiras, cabelo liso e rostinho de boneca. Também não quero generalizar... mas que culpa tenho eu e mais um grupo grande de garotas que sejam acima do peso, morenas, cabelo cacheado (ou pichain) e rostos mais comuns??? Será que toda nossa geração só se liga nisso??? Aparência acima de tudo??? Claro que sempre devemos andar apresentáveis, cheirosas e arrumadas (isso vale pra o garotos também)... Mas, e a conversa, o cortejo, a ganhar o interesse e o amor da pessoa paquerada???

Retornando ao tema principal, por muito tempo fiquei nesse conflito. Pensei (e ainda penso, mas com menos frequência... lutando com a minha insegurança!!!) que o problema era comigo, que eu afastava os rapazes  em que me aproximava (o que não acontecia quando fiz o Ensino Médio, onde meu círculo de amizade era composto por 90% de rapazes!!!)... Falo quando a amizade se transformava em interesse (gostar além da amizade). E sempre a questão "aparência" aparecia, principalmente relacionado ao meu peso... Meus leitores, não saí do foco no tema e nem transformei a postagem em "o querido diário de Cibele"... mas tudo isso faz parte de todo um universo de preconceitos e barreiras que, nós, garotas, enfrentamos dentro ou fora de nossas igrejas e círculos de amizade. Muitas garotas inteligentíssimas, que estudam muito, se cuidam e tem estabilidade em sua vida, são sozinhas (mesmo rodeada de amigos e amigas)... Só porque são gordas!!!

E acharam que eu terminaria a postagem sem alguns versículos bíblicos??? Claro que não!!! Como já tenho afirmado aqui, a Bíblia (pra quem crer realmente em Deus) é meu manual, meu guia e é a palavra de Deus... E como estou falando de aparência - o fato de ser gorda -, porque não lembrar quando Deus escolheu Davi como o novo rei de Israel, e não a Eliabe e seus irmãos???

"Porém disse o Senhor a Samuel: não atentes para a sua aparência, nem para sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."
I Samuel 16:7

Tem também outros versículos no Novo Testamento que falam sobre aparência, que vocês poderão fazer a leitura em casa: I Coríntios 7: 31 e Gálatas 2: 6,7.

Se você só se ligar nisso, e esquecer do que realmente é pra ser feito - amar a Deus acima de tudo e o próximo como a si mesmo -, então precisa rever seu conceito de seguidor de Cristo. Falo agora de maneira abrangente... de não discriminarmos uma pessoa, seja homem ou mulher - só porque está acima do peso. Claro que sempre devemos nos cuidar, mas só em não colocar as pessoas acima do peso mais pra baixo e controlar sua língua para que não se transforme em serpente venenosa, já está ajudando a fazer essas pessoas mais felizes e confiantes!!! Jesus nunca falou que os gordos não são merecedores de respeito e que não irão morar no céu... então, porque vamos fazer justamente o contrário??? Saúde é fundamental, mas estar em paz com Deus e nosso semelhante é também muito bom!!! Pensem nisso com muito carinho...

Abraços a todos e até a próxima postagem!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Preguiça

Quero compartilhar com meus leitores algumas anotações que fiz da pregação de domingo à noite na igreja onde estou atualmente - IBJ (Igreja Batista no Jóquei)-, ministrada pelo pastor Joel Ferreira Silva.
Ele vem falando de uma série de males que assolam aos cristãos e que os tiram de uma comunhão plena com Deus. Um desses males é a preguiça...

Segundo o que foi exposto na pregação, a preguiça pode ser dividida em 4 tipos:
  • Preguiça física - quando não fazemos nada pra sair da zona de conforto, vive dormindo e sempre está cansado. É sedentário e não faz nada se não for solicitado;
  • Preguiça mental - quando não faz nada pra preencher seu tempo com leituras (da Bíblia e de outras leituras sadias) e não tem iniciativa de pensar e criar. Vive na dependência mental dos outros;
  • Preguiça existencial - quando tudo o que acontece na vida é culpa de sua própria existência. Não toma a iniciativa de lutar contra suas inseguranças e medos;
  • Preguiça espiritual - quando não move um dedo pra estar em comunhão plena com Deus. Não ora, não jejua, não lê a Bíblia, não vai à igreja com o vigor de antes e não cuida da sua vida espiritual.
O livro de Provérbios é cheio de observações em relação a preguiça. Para facilitar um pouco essa postagem, vou digitando cada versículo citado na pregação (segundo a Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje) e colocando as observações feitas pelo pastor Joel (acrescentando também minhas observações) em seguida:
  • PROVÉRBIOS 26:13 - "O preguiçoso fica em cada e diz: 'Se eu sair, o leão me pega.'": O preguiçoso sempre inventa uma desculpa para não fazer o que é solicitado. E quando faz, é lento, tanto acordado como dormindo;
  • PROVÉRBIOS 26:14 - "O preguiçoso vira de um lado para o outro na cama. Ele é como uma porta que gira nas dobradiças, mas, de fato, não sai do lugar.": o preguiçoso só pensa em dormir;
  • PROVÉRBIOS 26:15 - "Existe gente que tem preguiça até de pôr a comida na própria boca.": o preguiçoso é o último que chega á mesa;
  • PROVÉRBIOS 26:16 - "O preguiçoso acha que ele sozinho sabe mais que sete homens capazes de dar respostas certas.": o preguiçoso é um grande enrolão!!! Ele se acha o mais inteligente de todos os homens da Terra e não aceita outra sugestão a não ser a dele;
  • PROVÉRBIOS 10:26 - "Nunca mande um preguiçoso fazer alguma coisa; ele será tão irritante como vinagre nos dentes ou fumaça nos olhos.": o preguiçoso é uma insatisfação para seu patrão, sempre está insatisfeito com seu trabalho.

Por incrível que pareça, nós cristãos sofremos pelo menos de um desses tipos de preguiça. E não admitimos que sofremos de tal ou qual preguiça... Se começarmos a tomar atitudes simples, com orar mais, estar mais ativo na igreja em que está, ler mais a Bíblia, estudar mais, sair da zona de conforto; estaremos lutando contra esse mal tão perigoso, mas tão comum entre nós!!! Uma vida física, mental, existencial e espiritual mais saudável nos fará cristãos mais gratos a Deus e prontos a fazer a Sua vontade!!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O único caminho

Quero iniciar a postagem desse mês com duas frases que sempre ouço, desde que me entendo por gente:

"Todos os caminhos levam a Deus."
"Existem muitas religiões (muitos caminhos), mas o Deus é o mesmo."

As duas frases remetem o mesmo sentido: não importando os meios de se chegarem a Deus, tudo é válido. Como sempre utilizo a Bíblia como livro-chave em minhas postagens, aqui não vai ser diferente. O objetivo dessa postagem não é atingir credo religioso de nenhum dos meus leitores, mas tentar enxergar, à luz da Bíblia, o quanto essas frases estão equivocadas, e como podemos mostrar a verdade da palavra de Deus ao nosso próximo.

Este são os pontos que irei tratar sobre essas duas frases:
  1. Segundo o livro de João 14:6 (leiam!), Jesus Cristo é o único caminho que leva a Deus;
  2. Se todo caminho que conhecemos levassem a Deus, não haveria necessidade da promessa da vinda do Jesus à Terra para remissão dos nossos pecados. REFERÊNCIAS: Mateus 3:3; Lucas 3:4 e Apocalipse 15:3 e 16:12;
  3. Antes de Jesus Cristo vir ao mundo, o povo judeu, para estar mais próximo de Deus e ter o perdão dos seus pecados, faziam sacrifícios anuais de animais. Quando o Senhor cumpriu com sua promessa em relação à vinda do Messias à Terra, anulou-se todo esse ritual. Isso quer dizer que não precisamos realizar rituais para estar próximo de Deus, só crer que Jesus foi enviando ao mundo para a salvação de nossas vidas. REFERÊNCIA: João 3:16-18;
  4. Rasgando-se o véu do templo, nossa comunicação com Deus não seria mais intermediada por um sumo-sacerdote, mas sim por Jesus!!! REFERÊNCIAS: Mateus 15:38 e 27:51 e Lucas 25:43;
  5. Nenhum credo religioso e nem caminhos alternativos nos levam a Deus, mas o próprio Deus nos aconselha que vivamos em comunhão com Ele e com nosso próximo. É por isso que existem as congregações (igrejas) e as denominações... várias cabeças pensantes, mas uma só verdade absoluta: a Palavra de Deus. REFERÊNCIAS: Atos 2:42, I Coríntios 10:16 e Gálatas 2:9.
Quando quis tratar sobre esse assunto, tentei realizar uma pesquisa de opinião sobre a 1a frase, mas infelizmente não consegui por ser uma frase muito polêmica!!! Mas espero que tenham gostado da minha primeira postagem oficial de 2012 (as postagens anteriores foram só citações minhas)... em breve novos temas a serem tratados aqui!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Mudanças

Mudanças... sempre as benditas mudanças!!! Muitos não entendem e até rejeitam essas possibilidades que passam na vida de cada ser humano... As mudanças decorridas no dia a dia não são previsíveis e nos pegam de surpresa. Só dá tempo de dizer SIM ou NÃO, e pronto... decisão tomada!!! Elas vem como vendavais pra bagunçar o que está aparentemente arrumado... Trazem novos desafios e/ou dilemas, dependendo de quais mudanças estamos passando. Mas, sempre no final, aprendemos com essas mudanças... Nos transformamos em pessoas maduras e melhores aos olhos do Pai e do nosso próximo, ou continuamos na mesma!!! Agradeço muito a Deus por ser meu guia... sem Ele não teria como realizar as mudanças que eu precisava pra minha vida!!! Se você deixar Ele guiar sua vida também, busque-o, e o encontrarás... Não falo de religião, mas de uma vida plena na presença do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!!!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Vácuo

Brincando um pouco com as palavras, resultou nesses pequenos versos... Confiram:

Vácuo, sempre o vácuo!!!
Sempre insiste em ficar em meu coração...
Sempre querendo ser meu melhor amigo na vida...
Sempre me deixando na mão quando tento dialogar com alguém... 
Sempre querendo aumentar o que não há de bom em mim... 

Vácuo, vá procurar outro destino!!!
Porque no meu coração você não irá morar mais... 
Porque quero preencher meu tempo com momentos bons... 
Porque desejo ter cias pra não me sentir só... 

Vácuo... vá catar coquinho no lajeiro!!!! Que eu quero é ser feliz...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Revolução divina - A canção de Maria

Boa noite!!!

Em meio às novas tecnologias que tomam conta do nosso cotidiano, muitas vezes perdemos o hábito de ler bons livros, principalmente a Bíblia. Semana trassada comprei 2 livros para retomar minhas leituras...
Uns dos livros em que estou lendo fala sobre histórias de mulheres na Bíblia que foram mães tardiamente, líderes políticas e religiosas em suas épocas, etc; mas que dependiam única e exclusivamente da vontade de Deus pra suas vidas. Um dos trechos esse livro que me chamou bastante atenção hoje foi a parte da história de Maria, mãe de Jesus Cristo, que se chama "Revolução divina - A canção de Maria" (págs. 47, 48):

É bem provável que a história mais conhecida de toda a Bíblia seja a história do primeiro Natal, no Novo Testamento. A história do nascimento de Jesus numa estrebaria - com direito a animais, manjedoura, pastores (de ovelhas) e anjos - nos dias de hoje é encarado com certa visão romântica ou sentimental demais. Na nossa realidade, sentados no conforto do nosso lar, de onde podemos desfrutar da nossa prosperidade, mal podemos imaginar as reais circunstâncias do nascimento de Jesus, naquele tempo, especialmente pensando nos pais daquele menino. Por isso, o evangelista Lucas relaciona o acontecimento do nascimento de Jesus não com a cena "romântica" do presépio, mas com sua firme mensagem politica: com essa criança, Deus inicia a sua revolução divina. As relações de poder da humanidade são colocadas de cabeça para baixo e isso não tem nenhuma conotação romântica!  E é Maria, a mãe do Salvador recém-nascido, quem pronuncia essa mensagem política, por meio de sua canção que se tornou célebre: o "Magnificat" (assim chamado por causa da primeira palavra da sua tradução para o latim). A própria Maria, como mulher - e ainda mais grávida e solteira - pertence ao grupo dos fracos, mas ela é a primeira a compreender que, com essa criança, Deus se coloca totalmente ao lado dos fracos e oprimidos, proporcionando-lhes a sua justiça. A revolução divina traz consigo a justiça - sem fazer uso de força dou de armas. (Lucas 1: 46-55)
"Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos irão me chamar de mulher abençoada,
porque o Deus poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos como todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que tem fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou ao povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre."