segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 5a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA FAMÍLIA
(POR LUCIANO MANGA)


Palavra lida: II Timóteo 3:1-5

Perda da intimidade:

  • Nós temos que arriscar para ocorrer restauração na sua família;
  • Nossa iniciativa nunca cessa, mas se renova;
  • Confie ao seu parente seus segredos e sonhos;
  • Vulnerablidade: até um familiar "durão" também é vulnerável.
Perdão: 
  • A verdade tem que ser dita!!!;
  • Provérbios 28:13 - "Quando os justos triunfam, há porsperidade geral, mas quando os ímpios sobem ao poder, os homens tratam de esconder-se.";
  • A confissão de segredos conserta relacionamentos familiares.
Gratidão:
  • A gratidão surge a partir de atos ou gestos carinhosos;
  • Seja dominado pela gratidão e tenha o coração agradedico.

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 4a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA ESPIRITUALIDADE
A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ EM DIMENSÕES
(POR MARCOS ALMEIDA)
  • Qual a imagem que temos de Deus?;
  • Temos que ter mais intimidade com o Senhor;
  • Participe da caminhada, entre na jornada e se envolva no grupo;
  • Perceba a Palavra de Deus e a ouça;
  • Sente-se à mesa com o Senhor e esteja em comunhão com Ele;
  • O Evangelho nos dá uma sensação de urgência em proclamar que JESUS É O SENHOR!!!

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 3a parte

VIDA EM 3D: A DIMENSÃO DA MISSÃO
O INTERESSE 3D DE JESUS 
(POR BRENO BRILHANTE)

2D - visão humana (coisas)
3D - visão de Jesus (pessoas)

"Nossa vida é em função das coisas passageiras. Nossos interesses são superficiais." Jesus tem interesse em nos usar...

1 - ... porque Ele conta com gente imperfeita para fazer uma obra perfeita.
  • 2D - o que eu acho de mim / 3D - o chamado de Deus pra mim;
  • Deus nos quer, mesmo com nossas imperfeições;
  • O Senhor nos chama todo bagunçado e desarrumado pra nos transformar do jeito que Ele é;
  • Deus nos chama pra fazer a Sua obra, mesmo tão imperfeitos.
2 - ... porque toda ideia que Jesus tem dá certo.
  • 2D: meus planos / 3D: os planos de Deus;
  • Ser pescador de homens é a ideia do Senhor Jesus!!! Se fosse nossa, não daria certo!!!
3 - ... porque os Seus interesses tem repercussão eterna.
  • 2D: coisas terrenas / 3D: eternidade no céu
  • Infeliz não é o homem feio, doente, pobre ou sozinho. Infeliz é o homem que não faz aquilo que ele nasceu pra fazer;
  • Tudo o que Deus faz dá certo!!!;
  • Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer aqui na Terra vai refletir na nossa vida eterna com o Senhor.

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 2a parte

DEVOCIONAL - DIA 16/08 (por Luciano Manga)

A leitura da Bíblia foi feita em Mateus 14:21,23:

"Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrasse no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho."

Os comentários anotados por mim a respeito da meditação sobre esses versículos foram estes:
  • O caminho da felicidade é descobrir o melhor de si mesmo;
  • Desconectar de tudo no mundo para o bem da nossa vida espiritual;
  • Parar para buscar a Deus por prazer, e não por religiosidade;
  • Sejamos mais observadores da vida;
  • Muitas vezes é preciso manter o ritmo, mas mudar o foco;
  • Sensibilidade é algo precioso para o Reino de Deus;
  • O melhor ritmo de vida é o amor de Deus;
  • Humor é essencial para a vida cristã;
  • A gente precisa aprender mais com Jesus;
  • Na época de Jesus, os únicos que foram chamados de "filhos do diabo" foram os religiosos (fariseus).
Mas, o que tem a ver esses comentários de Manga com os versículos lidos no dia??? Tudo...

Jesus, após multiplicar os pães e peixes para alimentar uma multidão, pediu seus discípulos um momento a sós, para que orasse e buscasse a face de seu Pai. Com a correria dessa vida e a tecnologia como essencial para mantermos conectados às notícias do mundo, muitas vezes esquecemos de fazer o essencial pra mantermos uma comunhão sadia e abençoada com Deus: reservar um tempo para buscar a Deus em casa, ler e meditar na Palavra de Deus, orar, jejuar... Manga comentou que, por conta dessa correria, nos tornamos insensíveis e egoístas. Deus não quer isso pra nós... Ele quer que sejamos sensíveis ao Seu falar e ao ajudar ao próximo, a não pensarmos sempre em nós mesmos. Sejamos mais focados no Reino de Deus e o sirvamos com tudo o que Ele nos deu!!!

Comentários da 4a Conferência Jovem - Vida em 3D (MPC Teresina) - 1a parte

COMENTÁRIOS GERAIS ACERCA DO EVENTO

O evento occoreu nos dias 15 e 16 de agosto de 2011, na Igreja Batista no Jóquei. O tema central é a vida em 3D, ou seja, a vida na visão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O tema proposto faz a comparação da visão humana, em 2D, que é limitada, e da visão de Jesus, em 3D, que é ilimitada.

Os subtemas tratados na conferência foram estes:
  • Vida em 3D: a dimensão da missão
  • Vida em 3D: a dimensão da espiritualidade
  • Vida em 3D: a dimensão da família
Os palestrantes foram Breno Brilhante (MPC), Marcos Almeida (Palavrantiga) e Luciano Manga (Vineyard Music Brasil).

Os momentos de louvor ficaram a cargo do Triobão (onde meu ex-prof. de violão clássico faz parte - Ismael), Luciano Manga, Marcos Almeida e Lucélia Guedes.

Evento mais que edificante, onde se fincou na consciência de todos que devemos viver segundo a visão de Jesus, andar na dependência dele e resgatar aqueles que estão pedindo por socorro do mundo de ilusões e enganos.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Confesso a vocês que esse foi o dinheiro mais bem investido em toda a minha vida!!! Sempre tive a curiosidade de saber o que era essa MPC, e ninguém me tirava essa minha dúvida... A única pessoa que tirou minha dúvida foi meu queridíssimo ex-professor de violão do Música para Todos: Ismael de Jesus. Foi num dia de semana em que saí com alguns amigos-irmãos do TC (AD Templo Central) pra ir ao cimena (e ainda consegui a proeza de dormir no meio do filme!!! Também, tinha ido ministrar aula de espanhol na Vila Irmã Dulce, extremo sul de Teresina... quem não ficaria cansado e sonolento???), e depois fomos ao Subway. Ao sairmos do Subway, encontrei Ismael, e ele me chamou pra participar da conferência. Eu já estava com a intenção de participar, mas ainda estava em dúvida, pois teria 2 shows, e eu queria ir pra um desses shows. Mas quando o encontrei, decidi que ia mesmo era pra conferência!!! E foi a melhor decisão que tomei... ganhei novos amigos, renovei minha aliança com Deus, escutei louvores que exaltaram ao Senhor e entrei pra o time de jovens trabalhadores pela obra de Deus aqui na Terra!!!

Confiram nas postagens seguintes os comentários do devocional do dia 16/08 (por Luciano Manga) e das 3 palestras ministradas lá...

Besitos a todos, e vamos que vamos!!!!!!!!!!

Mensagem de edificação - por Raylane Laêda

Você diz: “Isso é impossível”
Deus diz: “Tudo é possível” (Lucas 18.27)
Você diz: “Eu estou cansado”
Deus diz: “Eu te darei o repouso” (Mateus 11.29)
Você diz: “Ninguém me ama de verdade”
Deus diz: “Eu te amo” (João 3.16 e João 13.34)
Você diz: “Não tenho condições”
Deus diz: “Minha graça é suficiente” (2 Coríntios 12.9)
Você diz: “Não vejo saída”
Deus diz: “Eu guiarei teus passos” (Provérbios 3.5,6)
Você diz: “Eu não posso fazer”
Deus diz: “Tu podes fazer tudo” (Filipenses 4.19)
Você diz: “Estou angustiado”
Deus diz: “Ei te livrarei da angústia” (Isaías 41.13)
Você diz: “Não vale a pena”
Deus diz: “Tudo vale a pena, não temas” (Mateus 10.31)
Você diz: “Eu não mereço perdão”
Deus diz: “Eu te perdôo” (Marcos 2.5)
Você diz: “Não vou conseguir”
Deus diz: “Eu suprirei todas as tuas necessidades” (Filipenses 4.19)
Você diz: “Estou com medo”
Deus diz: “Eu não te dei um espírito de medo” (2 Timóteo 1.7)
Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado”
Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações” (Mateus 11.28)
Você diz: “Eu não tenho talento suficiente”
Deus diz: “Eu te dou sabedoria” (1 Coríntios 1.30)
Você diz: “Não tenho fé”
Deus diz: “Eu dei a cada um uma medida de fé” (Romanos 12.3)
Você diz: “Eu me sinto só e desamparado”
Deus diz: "Eu nunca te deixarei"(Hebreus 13.5)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Meditando no livro de Salmos - Parte 2

Bom dia!!!!! Aqui estou retomando minhas postagens no blog... Até semana passada só estava postando um resumo das pregações no círculo de oração da MTC (Mocidade do Templo Central) toda sexta, e estava muito atarefada com minha monografia. Agora volto a estar mais frequente com minhas postagens.

Desde quinta passada começei a reler e meditar mais sobre o livro de Salmos. Sempre é bom estar mantendo uma leitura diária da Bíblia, pois ela é nosso alimento espiritual. Sendo falhos, muitas vezes esquecemos de ler e meditar na Palavra de Deus... eu que o diga!!! Mas tento manter uma leitura constante...

Voltado ao comentário inicial, estou relendo o livro de Salmos. E cada vez que leio um capítulo vejo em Davi (autor da maioria dos salmos) um homem sensível e temente a Deus, que não tem medo de expor seus defeitos e que entrega sua vida ao Senhor afim Dele trabalhar em seu caráter.

Vamos meditar em alguns versículos do capítulo 16 de Salmos, que chamou bastante minha atenção:

"Como são admiráveis as pessoas que se dedicam a Deus! O meu maior prazer é estar na companhia delas." - v.3

Ao ler este versículo, lembro-me como tem sido minha rotina dos últimos 7 meses desde que voltei pra o Templo Central: cercada de companhias que tem uma sede muito grande de fazer a obra de Deus, sem interesses próprios (se tem condições financeiras ou não, se tem status na sociedade, se quer tirar vantagem em cima do próximo, ...) só preocupadas com o Reino dos Céus. Como sou privilegiada!!! E digo o mesmo que o salmista Davi cantou nesses versos... Como estou sendo feliz ao lado de pessoas tão lindas!!! E quero estar mais perto ainda pra cumprir o ide de Jesus na minha vida e na vida dos meus próximos...

"Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que tenho. O meu futuro está em tuas mãos; tu diriges a minha vida. Como são boas as bençãos que me dás! Como são maravilhosas!" - v.5 e 6

Como é bom saber que nossa vida está totalmente nas mãos do Senhor Deus!!! Que tudo o que temos é a graça, misericórdia e amor de nosso Pai... que não fizemos por merecer o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Mesmo assim, Ele se entregou por nós e nos deu uma nova vida firmada na rocha!!! Deixemos o Senhor dirigir as nossas vidas... e a porcentagem de enganos e decepções caem 100% na nossa bolsa de valores!!! rsrsrs E ainda vem bençãos de brinde para que o nome de Deus seja exaltado em nossas vidas...


"Eu louvo a Deus, o Senhor, pois ele é o meu conselheiro, e durante a noite a minha consciência me avisa. Estou certo de que o Senhor está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar. (...) Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre." - v. 7, 8 e 11

Olha como nosso Deus é lindo... Ele sabe tanto que somos inseguros, orgulhosos, teimosos e turrões, que nos faz fracassar pra provar que Ele é o Grande Eu Sou em nossas vidas!!! Com isso, colocamos nossa confiança Nele, e assim o louvamos por ser nosso amigo fiel, protetor, guia e o dono das alegrias que temos ainda nessa Terra.

Espero não ficar só nessa postagem em ralação aos Salmos, e sempre que tiver tempo e inspiração, estarei aqui colcando mais postagens!!! Besitos a todos e até a próxima...